Fique por dentro da data que comemora o dia da polícia militar
|

Dia da Polícia Militar

Fique por dentro da data que comemora o dia dos nossos valentes policiais militares protetores da sociedade e da justiça.

Você sabia que no dia 24 de Junho é comemorado o Dia da Polícia Militar? A data originalmente comemorada no dia 21 de abril juntamente com o Dia de Tiradentes foi alterada em 2017 pelo decreto de Lei Nº 13.449.

Lei Nº 13.449 e o Dia da Polícia Militar

A Lei foi implementada no dia 16 de Junho de 2017 e alterou a data comemorativa do Dia da Polícia Militar para o dia 24 de Junho.

Anteriormente à data era comemorada junto ao Dia de Tiradentes por ele ter prestado serviço de segurança pública à pátria como Alferes, patente abaixo de tenente. Hoje em dia seria equivalente a patente de Segundo-Tenente.

Motivo da mudança do Dia da PM

A mudança de data foi devido a um acontecimento no estado de Minas Gerais, onde, em 24 de julho de 1997 policiais militares protestavam por melhores condições de trabalho. Na multidão estava Valério dos Santos Oliveira de 36 anos, que foi alvejado por um disparo de bala perdida e acabou falecendo.

Valério tinha 36 anos e era pai de dois filhos de 9 e 6 anos, ele foi enterrado com honras militares mesmo não tendo morrido em serviço.

👉Saiba mais: Polícia Militar: saiba tudo sobre a carreira

Importância de comemorar o Dia da Polícia Militar

A celebração desse dia especial permite destacar a dedicação, coragem e compromisso dos policiais militares, que arriscam suas vidas diariamente para garantir a segurança da população.

👉Saiba mais: Polícia Militar: editais abertos e previstos para 2023!

A celebração do Dia da PM também serve como uma oportunidade para estabelecer uma maior conexão entre a instituição e a sociedade. É uma ocasião em que a comunidade pode expressar sua gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados pelos policiais militares, fortalecendo a confiança e a parceria entre a polícia e a população.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes