Dicas para o concurso da PMPR

Dicas básicas para quem estuda para a PMPR

O concurso da PMPR é um dos mais aguardados para 2020. Isso porque, a expectativa é que sejam ofertadas 2.560 vagas para o cargo de Soldado, cuja remuneração é de R$3.225,99 por mês.

E o AlfaCon, pensando em você que está se estudando para essa seleção, separou algumas dicas para esse concurso tão esperado! Se liga nas dicas dos mestres!

Dicas de Língua Portuguesa para a PMPR

Olá , Galera que fará PM do Paraná!!!! Ainda dá tempo de estudar alguns detalhes muito importantes para a sua prova. Não deixe de olhar a semântica das preposições e conjunções, principalmente, coordenadas e subordinadas. Além disso, é importante fazer uma revisão dos principais detalhes de interpretação textual. Pra isso, indico o livro “Linhas e Entrelinhas”, que ajudará você a fazer a diferença, por exemplo, entre interpretação e compreensão textual, marcadores de pressuposição, subentendidos textuais… Galera, repito: ainda dá tempo!!!! Boa sorte a todos!!! Professor Alexandre Soares…

 Dicas de Informática para Polícia Militar do Paraná

(Prof. Luiz Rezende) 

A melhor forma de se preparar para as questões de informática para as próximas provas da Polícia Militar do Paraná é através de provas anteriores da banca organizadora da UFPR, independente de para qual órgão público a prova foi aplicada, sendo necessário que as questões estejam dentro do programa e desde que tenham sido aplicadas no máximo há dois anos, pois provas mais antigas tinham abordagem de outros tópicos e outras versões dos programas abordados, como o Windows e Pacote Microsoft Office.

Das principias bancas organizadoras, ela é uma das mais recorrente nos temas e abordagens, e analisando as provas anteriores, é possível ter uma boa base dos principais temas, além de conhecer o estilo de prova, que não tem a tradição de apresentar enunciados complexos, e geralmente não apresenta questões interdisciplinares, o que nivela muito a pontuação final entre os candidatos.

O edital geralmente apresenta os seguintes tópicos: Windows 7/8/10, onde o principal são os aplicativos e utilitários nativos e arquiteturas de 32 e 64 bits, Word, Excel e Powerpoint, com a abordagem da manipulação de conteúdo de cada programa, valendo destaque para o Excel, com funções como SE e SOMASE. É importante destacar ainda que nas questões sobre tais programas do pacote Microsoft Office, também podem ser abordadas as guias e características das janelas e áreas de trabalho.

Sobre a Internet, a abordagem será concentrada na navegação em sites, e elementos como pop-up e cookies e e-mails, tanto utilizando webmails quanto clientes de e mail. É importante estudar os protocolos vinculados aos serviços da internet, como a pilha TCP/IP, Http, Https, SMTP, POP3, IMAP4, etc, além do conceito de cloud computing e cloud storage e redes sociais, com destaque para o facebook e twitter.

Segurança da informação também é geralmente abordada em provas da PMPR, seja através do Windows (Firewall e Windows Defense), Pacote Office (senhas de proteção e gravação) ou internet (e-mails maliciosos). Estude desde já, ninguém é aprovado focando apenas após a publicação do edital.

Dicas importantes

1) Ler o edital:
Por mais óbvio que pareça, esse é o primeiro passo para todo e qualquer concurso público, já que é no edital que estão previstas todas as informações necessárias tanto para fazer a prova quanto para assumir o cargo escolhido. Afinal de contas, saber os detalhes das fases do concurso (principalmente para a carreira policial) é de suma importância, por exemplo:
  • ser brasileiro nato ou naturalizado,
  • idades mínima e máxima,
  • estatura para homens e mulheres,
  • estar em dia com as obrigações militares,
  • não possuir antecedentes criminais 
  • não apresentar conduta social repreensível.

2) Saiba das fases do concurso da PMPR:
Os concursos para as carreiras administrativas, tribunais e fiscais trazem apenas a prova objetiva e é necessário atender os requisitos do edital para ser aprovado e considerado apto. Já nas carreiras policiais, além da prova objetiva que é eliminatória, temos ainda as fases do exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e pesquisa social e documental. Então compreender todas as etapas é importante para que você já vá se preparando para elas, como pro exemplo, para o teste de aptidão física.

3) Tenha um plano de estudos:
Como primeira fase do concurso para a PM, temos a prova objetiva que no último edital trouxe as seguintes disciplinas:
  • Língua Portuguesa,
  • Matemática,
  • História,
  • Geografia,
  • Informática,
  • Estatuto da Criança e Adolescente,
  • Atualidades 
  • Redação. 

Mesmo que o próximo edital traga algumas alterações, elas tendem a ser pequenas (com base nos últimos concursos de PM do Brasil). Nesse sentido, é importante que o candidato distribua as disciplinas na semana:

  1. Preferencialmente vendo duas disciplinas por dia (a mais difícil primeiro)
  2. Deixando o sábado para revisões de alguma que apresentar dificuldades durante a semana
  3. Domingo para fazer e corrigir simulados. Ah, é muito importante fazer simulados: treino difícil, jogo fácil!
Quer saber as últimas notícias sobre o concurso da PM-PR? Clique aqui!

⇒Estude com o AlfaCon para a a PMPR.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes