Diferença entre ESA e EsPCEx
|

Qual a diferença entre ESA e EsPCEx

As carreiras apesar de pertencerem a área militar tem objetivos diferentes, entenda e veja em qual delas você se encaixa

As escolas militares são uma ótima opção para os jovens. Mas é de suma importância que se entenda a diferença ente ESA e EsPCEx para escolher a que mais tem relação com o seu perfil. As duas exigem nível médio completo, realizam concursos para seu ingresso e garante estabilidade financeira e profissional, mas as semelhanças param por aí.

Além da ESA existem outras escolas militares também, mas esse artigo é focado nessas duas. Leia em nosso blog sobre as demais:

Além da ESA e ExPCEx existem outras escolas militares como:

  • EpCar
  • EEAR
  • EAGS
  • Colégio Naval
  • Escola Nava

Porém para simplificar, iremos abordar apenas as diferenças entre ESA e ExPECx.

ESA – Escola de Sargento das Armas

A ESA é uma instituição de ensino do Exército Brasileiro localizada na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. A escola tem como objetivo formar sargentos para as diversas áreas de atuação do Exército.

Fundada em 1944, a ESA é reconhecida como uma das mais importantes escolas de formação de sargentos do Brasil. A seleção para ingresso na escola é feita através de um concurso público, que exige dos candidatos conhecimentos nas áreas de matemática, português, história e geografia.

O curso de formação da ESA tem duração de cerca de um ano e meio, e é dividido em duas fases: a básica e a técnica. Na fase básica, os alunos recebem formação nas áreas de instrução militar, tiro, explosivos, comunicações, primeiros socorros e topografia, entre outras. Na fase técnica, os alunos são especializados em áreas específicas, como Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Ao final do curso, os alunos formados na ESA são promovidos a terceiro sargento do Exército Brasileiro, podendo atuar em diversas áreas, como operações militares, logística, saúde e comunicações.

A ESA é uma instituição de grande importância para o Exército Brasileiro, uma vez que forma profissionais altamente capacitados e preparados para atuar em diversas situações e áreas de atuação. Além disso, a escola também contribui para a formação cívica e moral dos seus alunos, preparando-os para serem líderes e cidadãos comprometidos com o país.

EsPCEX – Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A EsPCEx é uma instituição de ensino militar do Exército Brasileiro que tem como objetivo formar cadetes para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Localizada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, a EsPCEx oferece cursos preparatórios para jovens que desejam seguir carreira militar. O processo seletivo é bastante concorrido e exige alto desempenho dos candidatos, tanto nas provas escritas quanto nos testes físicos e psicológicos.

Durante os dois anos de formação na EsPCEx, os cadetes recebem uma educação de excelência, que inclui disciplinas militares, técnicas e acadêmicas, como matemática, física, química, história e geografia. Além disso, são incentivados a desenvolver valores como liderança, trabalho em equipe, respeito à hierarquia e espírito de corpo.

Após concluírem o curso na EsPCEx, os cadetes são encaminhados para a AMAN, onde passam por mais quatro anos de formação antes de se tornarem oficiais do Exército Brasileiro. A formação na EsPCEx é considerada uma das mais exigentes e valorizadas do país, preparando os futuros militares para enfrentar os desafios e responsabilidades que a carreira militar exige.

👉Saiba mais: O que cai na prova da ESA? Confira!

Qual a diferença entre ESA e EsPCEx

A principal diferente entre as duas escolas são é o nível hierárquico que você irá exercer após a formação, sendo a ESA uma carreira focada nos praças, no qual você entra como aluno e após se torna:

  • Terceiro Sargento;
  • Segundo Sargento;
  • Primeiro Sargento;
  • Subtenente;

A patente Capitão, pode ser alcançada cumprindo e realizando provas e cursos para o cargo.

👉Leia também: Como é o TAF da ESA?

Já na EsPECx é focada na carreira de oficial, ficando um ano como aluno e 4 anos na academia militar, ao final você se torna Aspirante, por um período de seis meses, após isso você vai progredindo dentro da instituição, passando por:

  • Segundo Tenente
  • Primeiro tenente
  • Capitão
  • Major
  • Tenente Coronel
  • Coronel

Após isso você pode se tornar general cumprindo alguns requisitos de provas e cursos.

👉Leia também: Como é o TAF da EsPCEx?

Benefícios do Concurso Militar

Agora que você já sabe a diferença entre ESA e EsPCEx, entenda o benéficos que um concursado tem nessas instituições:

  1. Estabilidade no emprego: uma vez aprovado no concurso e nomeado, o militar passa a ter estabilidade no emprego, o que garante uma maior segurança financeira.
  2. Remuneração: o salário dos militares é composto por vencimentos e gratificações, que variam de acordo com a patente e a especialidade. Além disso, os militares recebem auxílio-alimentação, auxílio-transporte, assistência médica e odontológica, entre outros benefícios.
  3. Plano de carreira: o militar pode progredir na carreira por meio de promoções, que ocorrem por antiguidade e por merecimento. Além disso, o militar pode participar de cursos de formação e especialização, o que aumenta as suas chances de ascensão na carreira.
  4. Estabilidade financeira: os militares têm garantia de remuneração durante toda a sua carreira, independentemente das oscilações da economia. Além disso, têm direito a benefícios como décimo terceiro salário e férias remuneradas.
  5. Formação e treinamento: a formação e o treinamento dos militares são constantes e visam aprimorar as habilidades e competências necessárias para o desempenho das funções. Isso contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos militares.
  6. Previdência: os militares têm um sistema de previdência próprio, que oferece aposentadoria com remuneração integral, além de pensão para os dependentes em caso de falecimento do militar.
  7. Segurança: os militares têm segurança garantida pelo Estado, o que inclui proteção contra agressões externas e a garantia da ordem pública.
  8. Realização pessoal: muitos militares encontram na carreira militar uma oportunidade de realizar seus sonhos e objetivos pessoais, seja por meio da prestação de serviços à sociedade, da possibilidade de servir em missões de paz ou da realização de atividades que exigem coragem e dedicação.

Diferença entre ESA e EsPCEX:

ESAEsPCEx
Formação acadêmicaEnsino técnico-profissionalEnsino militar e universitário
Grau de ensinoNível médio/técnicoNível superior
Duração do curso2 anos1 ano
Idade mínima para ingresso17 anos e máxima de 24 anos17 anos e máxima de 22 anos
FormaçãoGraduados como sargentos do ExércitoGraduados como cadetes do Exército
Destino após a formaçãoAtuar como sargento do Exército em diversas áreasContinuar a formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) para se tornar um oficial do Exército

Se durante esse artigo surgiu algum tipo de interesse em você pelas carreiras militares o ideal é que você comece seus estudos agora mesmo. Quanto antes começar, antes poderá ser aprovado. Para te ajudar separamos um lista de materiais que podem de ajudar nessa etapa de preparação. O AlfaCon já aprovou mais de 250 mil alunos e você pode ser o próximo!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes