Quais as dúvidas mais comuns de quem presta concurso público?
Você tem dúvidas sobre como estudar para concurso público? Listamos as maiores dificuldades dos concurseiros para começar sua preparação sem estresse!
Frequentemente nos deparamos com diversas perguntas com relação aos concursos públicos como: ”Como deve ser sua preparação? Como conciliar trabalho com concurso? Quantas horas são necessárias?…”.
Neste texto selecionamos as perguntas mais frequentes para que você possa se orientar com mais eficiência! Comente na postagem e diga o que achou! =)
● DICAS INICIAIS:
Passar em um concurso público, não é tarefa tão simples, exige bastante esforço para superar a concorrência cada vez maior. Para não desistir no meio do caminho e conquistar o cargo desejado, o candidato deve seguir algumas dicas básicas:
● Objetivo – Definir qual cargo ou em qual área deseja ingressar
● Planejamento – Planejar como irá estudar e definir horários
● Métodos – Utilizar métodos de estudo eficientes
● Disciplina – Manter disciplina e regularidade
● Revisão – Fazer resumos e utilizá-los para revisar a matéria
● Treino – Fazer muitas provas, questões e simulados de concursos
● Lazer – Reservar um tempo para o lazer e descanso da mente
● Motivação – Pensar nos benefícios da conquista
● Prova – Se preparar adequadamente para o dia da prova
● Perseverança – Aprender com os erros e continuar tentando até conseguir
➋ Qual é a perfil de pessoas que mais têm sucesso nos concursos públicos?
Os primeiros colocados em concursos geralmente possuem um objetivo bem definido, métodos eficientes de estudo, disciplina e regularidade nos estudos, começam a estudar antes da publicação do edital e prestam vários concursos até conseguir a aprovação desejada. Afinal, é treinando que se aprende a jogar.
Você pode estar estudando para Polícia Rodoviária Federal, mas realizar concursos de Polícia Militar, Agentes penitenciários… afinal, treino é treino, jogo é jogo, e quem não treina bem não joga bem! Tudo é experiência e amadurecimento para você conhecer os macetes de concursos públicos.
➋ Como deve ser a preparação para um concurso?
O ideal é que o candidato comece a preparação o quanto antes, de preferência muito antes da publicação do edital, estudando as matérias básicas como língua portuguesa, matemática, informática, direito administrativo, direito constitucional, raciocínio lógico e redação. Após o edital, o foco deve ser as matérias específicas para o cargo. É muito importante fazer um planejamento inicial de como será a preparação e organizar os horários, locais e materiais disponíveis para os estudos.
Veja uma lista com dezenas de cursos gratuitos do AlfaCon para você iniciar seus estudos!
➌ Como conciliar trabalho e estudo para o concurso?
É totalmente possível conciliar trabalho e estudo, estima-se que mais de 70% dos inscritos em concursos trabalham. O candidato deve adequar um horário específico em meio a sua rotina diária apenas para se dedicar ao estudo, acordar mais cedo ou estudar a noite e aos finais de semana podem ser suficientes para garantir a classificação.
➍ Quantas horas diárias são necessárias? Há métodos para estudar para esse tipo de concurso?
O candidato não deve se preocupar com a quantidade de horas diárias de estudo por dia, visto que 1 hora de estudo concentrado vale mais do que 3 horas de estudo incorreto. A quantidade de horas de estudo ideal é a máxima possível, sem comprometer o rendimento do estudo e prejudicar a qualidade de vida. Por isso é importante adotar métodos eficientes de estudo.
Há várias formas (sozinho ou em grupos, em cursos preparatórios, com apostilas e livros específicos, através da internet, assistindo vídeo-aulas…) e métodos (técnicas de memorização, cronogramas, métodos de revisar, técnicas de fazer a prova…) para otimizar os estudos para concursos, cabe a cada candidato verificar qual se adequa melhor ao seu aprendizado.
➎ Como funciona o tempo de espera para ser chamado para assumir o cargo, sendo que já passou no concurso?
A simples classificação no concurso dentro do número de vagas oferecidas, não garante a convocação imediata, visto que os concursos públicos têm prazos de validade (que geralmente são de 2 anos podendo ser prorrogados por igual período) e o órgão contratante pode convocar conforme sua disponibilidade durante o período estipulado.
➏ A maioria dos concursos são feitos em uma etapa de prova somente?
A grande maioria dos concursos públicos possuem apenas uma etapa, a prova objetiva, que geralmente é constituída de 60 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada (esse é mais o estilo da banca FCC) ou 120 questões estilo certo e errado.
Porém, alguns exigem outras etapas como por exemplo: provas de digitação para áreas administrativas, provas de aptidão física em concursos na área de segurança pública, provas orais, provas práticas e provas de títulos que visam aumentar a pontuação no concurso para candidatos que possuem diplomas de graduação, especialização e outros.
➐ Como se livrar das pegadinhas nas questões das provas?
Para não cair nas famosas “pegadinhas”, os candidatos a concursos devem treinar muito, fazendo simulados com provas de concursos anteriores, que foram elaboradas pela mesma instituição. Desta maneira, o candidato acabará percebendo a tendência de raciocínio que as provas seguem.
➑ Em quais quesitos que a maioria das pessoas erram ou vão mal na prova de concursos?
Um dos principais erros que fazem muitos candidatos irem mal nas provas, é a falta de preparação para fazer a prova. Não visitar o local com antecedência, chegar atrasado ou em cima da hora, comer inadequadamente na véspera, não levar o material recomendado, não controlar o tempo para resolver as questões e para preencher a folha de respostas, além do nervosismo e afobação, são exemplos de erros simples que muitos candidatos ainda cometem e com isso reduzem consideravelmente o seu rendimento na prova.