GABARITO PRF: Ética

GABARITO PRF: Direito Administrativo – Confira os comentários

GABARITO PRF 2019: Gabarito e correção prova de Direito Administrativo

Olá, alfartanos! A prova do concurso PRF foi realizada neste domingo, dia 03 de fevereiro de 2019. Nossa equipe de professores reuniram-se para fazer os comentários das provas. Confira, nesta postagem, o GABARITO PRF 2019: Gabarito e correção prova de Direito Administrativo, do nosso professor Thallius Moraes.

GABARITO PRF: Comentários de Direito Administrativo

DIREITO ADMINISTRATIVO – THÁLLIUS MORAES

Questão 91

Gabarito: CERTO

Comentários: A responsabilidade administrativa é dada independentemente da responsabilidade civil ou penal. Contudo, quando o servidor for absolvido na esfera criminal por negativa da ocorrência dos fatos ou da autoria, a responsabilidade administrativa será afastada, conforme determina a Lei 8.112 de 1990, que diz:

Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

 

Questão 92

Gabarito: CERTO

Comentários: Os motivos refletem a situação fática (de fato) e jurídica (de direito) que justifica a prática do ato. Assim, no caso de inexistência da matéria de fato ou a sua inadequação jurídica podem configurar um vício de motivo.

 

Questão 93

Gabarito: ERRADO

Comentários: O poder de polícia é exercido apenas pelo Estado, não podendo ser exercido por particulares, que somente poderiam receber a delegação de algumas das fases do poder de polícia (de consentimento ou de fiscalização), mas jamais a fase de ordem, na qual apenas o Poder Público pode criar restrições de direitos.

 

 

Questão 94

Gabarito: ERRADO

Comentários: O Abuso de poder pode se dar na modalide excesso de poder (vício na competência), desvio de poder (vício na finalidade) ou mesmo por omissão, casos em que o agente público deixa indevidamente de praticar um ato, gerando prejuízos a outrem.

 

Questão 95

Gabarito: ERRADO

Comentários: A responsabilidade civil do Estado por atos comissivos (ações) é objetiva, configurando-se independente da comprovação de dolo ou culpa do agente causador do dano.

>> Confira a correção ao vivo clicando aqui << 

 

 

 

 

 

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

concursos previstos para 2024
CARREIRA ADMINISTRATIVA | CARREIRA MILITAR | CARREIRA POLICIAL | CARREIRA TRIBUNAL | Concurso Público | Notícias

Mais de 107 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!

São mais de 107 mil oportunidades em concursos públicos previstos para 2024: confira quais são elas e prepare-se! O número de concursos públicos e vagas disponíveis previstos para 2024 é grande. São diversas oportunidades para…