o que estudar para o concurso do inss

Saiba o que estudar para o concurso do INSS

As expectativas em relação ao concurso público do INSS são grandes. Com a estimativa de abertura de vagas de técnico e analista, ele é uma excelente oportunidade para candidatos que desejam se tornar servidores públicos. Hoje, a principal dúvida dos estudantes é o que estudar para o concurso do INSS.

Como o edital ainda não foi publicado — e a recomendação não é esperar a publicação para iniciar os estudos — separamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença no planejamento do seu cronograma de estudos.

Você vai ter acesso a algumas informações sobre a estruturação do concurso do INSS, as matérias mais importantes e outros aspectos relevantes que precisa conhecer. Acompanhe e descubra!

Como funciona o concurso do INSS?

O concurso do INSS tem algumas características e detalhes que não são vistos em outros concursos públicos. Apesar de ser um concurso de nível federal, as vagas oferecidas são regionalizadas.

Isso significa que o edital do concurso apresenta o número total de vagas, sendo que as mesmas são espalhadas por diversas cidades brasileiras.

Como ele é estruturado?

As provas são estruturadas de acordo com as particularidades e exigências de cada cargo. Por exemplo, no último concurso para perito médico do INSS, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), as provas foram divididas em duas etapas. São elas:

Normalmente, a prova objetiva é composta por, aproximadamente, 80 questões, sendo em média 30 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos. Todas questões de múltipla escolha, com cinco alternativas em cada.

Quais as matérias mais importantes que o concurseiro precisa estudar?

No edital do concurso público você encontra todas as informações a respeito das questões que serão cobradas nas provas. Porém, caso o edital ainda não tenha sido publicado, é possível utilizar como base as provas aplicadas em concursos anteriores.

Para o cargo de Técnico do INSS, entre as disciplinas cobradas, você deve começar os seus estudos focando em: língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, ética no serviço público e noções de direito administrativo e constitucional.

Outros dois conteúdos que são contemplados nos concursos do INSS e que você precisa estudar com atenção são os conhecimentos específicos em seguridade social e regime jurídico único.

Para o cargo de Analista do INSS, o estudante deve focar em conteúdos específicos da área de direito: direito constitucional, administrativo, legislação previdenciária, legislação da assistência social, saúde do trabalhador e da pessoa com deficiência.

Além disso, o candidato deve estudar conhecimentos específicos em serviço social e matérias básicas, como informática, raciocínio lógico e língua portuguesa.

Como estudar para o concurso do INSS?

Se você quer começar a estudar para concurso, precisa ter em mente a importância de manter o foco nos estudos e apostar na organização da sua rotina. Os alunos que começam a estudar antes da divulgação do edital têm mais tempo para se preparar e, por isso, mais chances de aprovação.

Enquanto alguns candidatos esperam o edital em razão da falta de informações sobre as matérias e conteúdos que serão cobrados na prova, outros antecipam os estudos e, quando o edital é publicado, já estudaram várias matérias que serão contempladas na prova.

Neste contexto, o suporte de um curso preparatório pode fazer toda a diferença. Os cursos EAD têm experiência e conhecimento a respeito do concurso do INSS e, assim, conseguem definir uma grade de estudos baseada no histórico das provas realizadas anteriormente.

Além do suporte de um curso para concurso público, outras dicas importantes podem ser inseridas em sua rotina:

  • organize um cronograma de estudos e reserve algumas horas do seu dia para estudar — esse cronograma deve ser cumprido todos os dias, com foco é mais fácil atingir o objetivo almejado;
  • assista às aulas do seu cursinho preparatório, faça anotação de informações relevantes e sempre que tiver dúvidas, busque orientações com o seu professor;
  • faça simulados e responda às questões de provas anteriores, pois isso ajuda muito a entender a lógica e se familiarizar com o tipo de questão que será cobrada na prova;
  • utilize apostilas específicas direcionadas para o concurso do INSS — algumas escolas editam as próprias apostilas, e isso pode ser um diferencial na hora de escolher com quem você vai estudar;
  • sempre que você tiver dúvidas ou dificuldades no entendimento de um tema, aprofunde a sua pesquisa, fale com o professor ou busque outras referências na internet;
  • junto à rotina de estudos, mantenha uma rotina de prática de atividades físicas, alimentação saudável e uma boa noite de sono.

A concorrência para o concurso 2022 do INSS será altíssima. Por isso, o quanto antes você começar a estudar, maiores serão as suas chances. Aproveite para iniciar seus estudos pelos conteúdos básicos e depois dedique o seu tempo às matérias mais complexas.

O AlfaCon é pioneiro no que diz respeito aos materiais de apoio, já que os conteúdos das aulas dialogam perfeitamente com as apostilas e materiais extras.

Escolha um curso preparatório que seja reconhecido no mercado e ofereça todo o suporte necessário para você atingir os resultados que almeja em suas provas.

Para conhecer mais a respeito do AlfaCon a dica é começar pelos cursos gratuitos. Por meio deles você consegue ter uma experiência imersiva nas aulas, conhece os professores e experimenta a metodologia de ensino utilizada.

No curso “Começando do Zero, qualquer pessoa interessada em concursos públicos, seja do INSS ou de outro órgão público, pode fazer aulas gratuitas, começando do zero a sua preparação.

Depois dessa imersão, você decide se quer adquirir os cursos ou apenas as apostilas. O importante é começar o quanto antes. Agora que você já sabe o que estudar para o concurso do INSS, é hora de arregaçar as mangas e começar a correr atrás da tão sonhada vaga para técnico ou analista do INSS.

Gostou de saber o que estudar para o concurso do INSS? O que você acha de ficar por dentro de todas as notícias, conteúdos, dicas e materiais publicados pelo AlfaCon? Basta seguir a gente em nossas redes sociais — estamos no YouTube, no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn — assim você fica por dentro de tudo o que é mais relevante sobre concursos públicos e editais.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes