Direito Constitucional é uma matéria presente nas provas de diversos concursos públicos
|

Direito Constitucional para concursos: dicas de professor

Direitos sociais, direitos de nacionalidade e direitos políticos são alguns temas dentro do Direito Constitucional recorrentes nas provas de concursos

Direito Constitucional é um tema muito importante e sempre presente nas provas de vários concursos públicos de diferentes carreiras. Mas ao saber que esse assunto será cobrado no certame que você vai prestar, você sabe por onde começar os estudos? Se não, acompanha esse texto que temos algumas dicas que vão lhe ajudar!

O professor e coordenador de carreiras militares do AlfaCon Rogerio Dal Piva separou algumas dicas para auxiliar vocês nessa jornada.

Como começar a estudar direito constitucional?

Direito Constitucional possui um conteúdo bastante extenso e pode até assustar inicialmente, então o melhor a se fazer é começar pelo início! Rogerio Dal Piva conta como deve ser esse início:

“Não adianta querer pular etapas, existe um processo de aprendizagem que deve ser respeitado, justamente por direito constitucional para concursos ser um conteúdo longo e teórico é necessário ir com calma e paciência.”

“Eu começaria pelos artigos primeiros ao quinto, que são os princípios fundamentais e sempre caem nos concursos, após dominar esses artigos você vai evoluindo no processo adicionando os demais artigos.”

👉Leia também: Qual a diferença entre delegado promotor e juiz

Como facilitar o aprendizado de direito constitucional para concursos?

Justamente por ser um conteúdo teórico a leitura deve ser complementada com outros métodos de estudo, é nessa hora que precisamos adaptar o nosso sistema de aprendizagem para facilitar o entendimento, Dal Piva comenta:

“Além da leitura da letra da lei, ou seja, do texto normativo na própria Constituição Federal, é inteligente copiar o conteúdo em um caderno e resolver bastantes questões referentes à constituição.”

Dal piva complementa com uma dica para melhorar o estudo:

“A gente só coloca em prática o que aprende, e aprender algo novo é um processo. Não vai ser no primeiro contato que você vai decorar o conteúdo, por isso é preciso ter paciência e seguir a tríade do ensino.”

A tríade do ensino segue os princípios que o aluno deve assistir as videoaulas, realizar anotações baseado no que for dito e com essas anotações realizar as revisões. Caso ainda sinta dificuldade deve repetir o processo até assimilação do conteúdo.

Além disso, a leitura do edital do concurso público é outra parte indispensável do processo de preparação. Nele , você encontra detalhes sobre as matérias e os conteúdos que cairão nas provas. Isso pode ajudar a clarear por onde começar também. 

👉Leia também: Quais são os próximos concursos para Delegado 2023? Veja

Fazer cursos sobre o tema é outra forma de estudos muito bem-vinda. Para isso, o AlfaCon tem uma série de cursos online, materiais de estudo e exercícios sobre Direito Constitucional – alguns inclusive são gratuitos. Confira no link, cursos sobre Direito Constitucional para concursos. 

E bons estudos, concurseiro!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes