o que faz um auditor fiscal da receita federal
| |

O que faz um Auditor Fiscal da Receita Federal?

Último edital ofertou 699 vagas para Auditor Fiscal e Analista Tributário da Receita Federal!

A Receita Federal é um órgão subordinado ao Ministério da Economia responsável pela administração e fiscalização dos tributos federais. É um dos principais órgãos para os candidatos de concursos públicos devido à sua relevância e complexidade na arrecadação e controle fiscal do país.

Os concursos da Receita Federal costumam ser bastante concorridos e exigem um amplo conhecimento em legislação tributária, contabilidade e outras áreas relacionadas à administração pública. Além disso, oferecem boas oportunidades de carreira e estabilidade no serviço público.

O último edital do concurso da Receita Federal foi publicado em dezembro de 2022 e ofertou 230 vagas para os cargos de Auditor Fiscal da Receita Federal e 469 vagas para o cargo de Analista Tributário da Receita Federal.

Com uma remuneração inicial extremamente atrativa, conquistar uma vaga na Receita Federal é a oportunidade ideal para mudar de vida, mas você sabe o que faz um Auditor Fiscal da RFB? A gente te conta aqui!

E-book Grátis

Guia com 70 dicas de língua portuguesa!

👉Leia também: Concurso Receita Federal: Sindifisco expressa preocupação!


O que faz um Auditor Fiscal da Receita Federal?

O Auditor Fiscal da Receita Federal é o profissional responsável pela Administração Tributária e Aduaneira da União

Isso significa que, o Auditor Fiscal preside os procedimentos de fiscalização dos tributos internos federais e, também, sobre o comércio exterior. Esse profissional atua na fiscalização de todas as pessoas do país, sendo que os principais tributos fiscalizados por ele são:

  • Imposto de Renda de Pessoa Física e Pessoa Jurídica (IRPF e IRPJ).
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), (PIS/PASEP) e (COFINS).
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).
  • Imposto sobre Importação (II).
  • Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

👉Leia também: Concurso Área Fiscal: o que você ainda não sabe sobre

Qual é o salário do Auditor Fiscal?

A remuneração é um dos fatores que justificam a grande concorrência nos concursos da Receita Federal. Atualmente, a remuneração inicial para o cargo é no valor de R$21.209,09, além dos benefícios que o servidor tem direito de receber.

👉Leia também: Qual é o salário do Auditor Fiscal da Receita Federal?

O que é preciso para ser um Auditor?

Para trabalhar como Auditor é necessário ser aprovado no concurso público para o cargo. O certame, de acordo com o último edital, é realizado em duas etapas.

A 1ª etapa, de caráter eliminatório e classificatório, conta com 200 questões objetivas e 2 questões discursivas. Já a 2ª etapa, de caráter eliminatório, conta com curso de formação on-line e provas presenciais. O curso dura em torno de 240 horas.

Além disso, para fazer o concurso público é necessário possuir graduação no Ensino Superior, em qualquer área

👉Leia também: Concurso Receita Federal: saiba como foi o concurso

Qual é a idade máxima para ser Auditor Fiscal?

Diferentemente de concursos de outras áreas, o concurso para Auditor não possui idade máxima. É importante ressaltar, porém, que a Lei Complementar nº 152 informa que os servidores públicos serão compulsoriamente aposentados ao completar 75 anos de idade

👉Leia também: 05 concursos que menor de idade pode fazer

Como ser aprovado no concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal?

Por serem altamente concorridos, os Concursos Públicos exigem uma preparação sólida e consistente. Nós sabemos da importância de ter um material de qualidade na hora dos estudos, pensando nisso e na sua conquista, separamos um curso GRATUITO para você começar hoje mesmo a se preparar!

👉Leia também: Analista Tributário da Receita Federal: tudo sobre o cargo!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes