Plano de estudos para PF: o que estudar para ser aprovado?
Confira um plano de estudos para a PF que te ajudará a conquistar sua aprovação
Com certeza você tem o sonho de trabalhar com o que você ama, com muita ação e em um cargo incrível na Polícia Federal. Mas para você conseguir alcançar esse seu objetivo, deve entender tudo que está relacionado ao concurso para saber por onde começar o seu plano de estudos para a PF.
Como funciona o concurso da PF?
O concurso da PF funciona de diferentes formas dependendo do cargo tendo em vista que para cada um deles, o concurseiro que esta concorrendo a vaga, precisa estar o mais preparado possível para futuramente assumir o cargo.
De maneira geral, todas as etapas se resumem desta forma:
Etapas do concurso da Polícia Federal de acordo com o cargo
Delegado e Perito Criminal
Para os cargos de Delegado e Perito Criminal, o concurso é constituído por sete etapas, sendo elas de caráter eliminatório (exceto a etapa de avaliação de títulos que é apenas classificatória).
- Prova Objetiva
- Prova Discursiva
- Exame de aptidão física
- Prova Oral
- Avaliação médica
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos
Etapas do concurso para Delegado PF
Etapas do concurso para Perito Criminal
Agente e Papiloscopista
Diferentemente dos outros cargos citados acima, para Agente da PF e Papiloscopista, são cinco etapas todas de caráter eliminatório.
- Prova Objetiva
- Prova Discursiva
- Exame de aptidão física
- Avaliação médica
- Avaliação psicológica
Etapas do concurso para Agente e Papiloscopista
Escrivão
Para este cargo, o concurso é composto por seis etapas no total, todas de caráter eliminatório:
- Prova Objetiva
- Prova Discursiva
- Exame de aptidão física
- Prova prática de digitação
- Avaliação médica
- Avaliação psicológica
Quanto ganha um Policial Federal?
Assim como cada cargo tem sua função e exige certa especialidade desde o momento da sua prova no concurso público, a remuneração para cada um destas funções dentro da Polícia Federal é diferente.
Mas a remuneração pode variar desde R$ 12.522,50 até R$ 30.936,91. Entenda melhor na imagem abaixo de acordo com cada cargo.
👉Leia mais: O que faz um agente da PF?
Como vai funcionar o concurso da PF 2023?
Como ainda não temos um edital publicado, nós sempre procuramos focar os estudos olhando para o edital do último concurso.
Por isso, tendo como base uma análise de todos os outros concursos, Evandro Guedes explica tudo que você precisa saber sobre o concurso e dar início ao seu plano de estudos para concurso PF.
O que estudar para o concurso da PF?
Podemos dividir todas as disciplinas em três categorias principais: básicas, direitos e específicas.
Básicas
- Português
- Informática
- R.L.M.
- Matemática
Direitos
- Administrativo
- Constitucional
- Penal
- Processo Penal
- Leis Especiais
- Direitos Humanos
Específicas
- Estatística
- Contabilidade
Selecione a aba para ter acesso ao conteúdo de acordo com o cargo
Objetiva
Disciplinas programáticas:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Empresarial;
- Direito Internacional Público e Cooperação Internacional;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Criminologia;
- Direito Previdenciário;
- Direito Financeiro e Tributário;
Discursiva
A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, aborda os objetos de avaliação de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. É composta por duas partes:
- 3 Questões dissertativas
- Elaboração de peça profissional
Objetiva
BLOCO I
- Língua Portuguesa
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal
- Legislação Especial
- Estatística
- Raciocínio Lógico
BLOCO II
- Informática
BLOCO III
- Contabilidade Geral
Discursiva
Elaboração de texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo, com no máximo, 30 linhas.
Objetiva
BLOCO I
- Língua Portuguesa
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal
- Legislação Especial
- Estatística
- Raciocínio Lógico
BLOCO II
- Informática
BLOCO III
- Contabilidade Geral
- Arquivologia
Discursiva
Elaboração de texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo, com no máximo, 30 linhas.
Como começar a estudar para o concurso da PF?
Antes de montar o seu plano de estudos para concurso PF você precisa entender todos esses princípios que com certeza farão uma diferença gritante na sua preparação!
Seja você um concurseiro que está estudando faz muito tempo, ou se está começando agora, é importante que tenha esses pilares como princípios fundamentais do estudo para qualquer consurso. E se você estiver perdido, retorne a esses princípios, pois eles são a fundamentação base para a conquista da sua vaga:
#1- Definição de um objetivo
Se você quer ser grande, sonhe grande, se espelhe em pessoas que efetivamente chegam lá.
Evandro Guedes
Ter um objetivo não significa que você ira abdicar de outras oportunidades, mas sim que apesar de outras que possam surgir, você sabe exatamente aonde quer chegar!
E através de uma maneira objetiva e sistemática, consegue qualquer coisa que sonha em ter na vida.
👉Leia mais: Você deve estudar para PF: saiba o motivo!
#2- Se organize
Com o objetivo em mente, tudo fica mais fácil do que parece! Antes de sentar e estudar de fato, é preciso definir uma rotina de estudos e pra isso você deve seguir esses passos:
a) CONHEÇA SUA ROTINA
Você tem uma vida antes de estudar para concursos, e nessa vida há alguns compromissos que dependem do seu esforço. Não é sobre largar tudo e ir estudar, e sim definir prioridades e organizar SEUS HORÁRIOS.
Isso é de extrema importância para um bom plano de estudos para o concurso PF, pois estudar com o melhor aproveitamento de tempo, faz total diferença.
POR EXEMPLO: Se você trabalha em horário comercial, das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:00h nesse período seu horário fica limitado ao seu trabalho impossibilitado que você estude. Fora isso, é preciso você conhecer seu tempo de deslocamento para o trabalho e o tempo que você se alimenta, toma banho dentre outros.
b) DEFINA SUAS PRIORIDADES
É necessário estabelecer o que é prioridade na sua vida para que ela efetivamente alcance o objetivo definido. Para isso, determine quanto suas atividades te consomem de tempo e principalmente se elas são compatíveis com a realização do seu sonho.
‼DICA DE OURO: Não é o seu lazer de final de semana que irá determinar sua aprovação, mas sim a frequência dele em detrimento do estudo.
👉Leia mais: Qual é o melhor curso para o concurso PF?
c) DESCREVA DETALHADAMENTE SEUS HORÁRIOS
Agora que você já organizou e entendeu a sua rotina, defina quais são os recursos disponíveis para seu estudo: videoaulas, PDF’s, questões e simulados.
Além disso, você deve ter em mente que estudar é um ciclo e para você alcançar a sua aprovação deve se agarrar nessas três etapas:
Estudar para concurso é repetição! É você todo dia ser 1% melhor em cima do que você está fazendo e querer parar de se comparar com os outros.
Evandro Guedes
d) ORGANIZE SEU LOCAL DE TRABALHO
É muito importante que você tenha um local exclusivo para que você consiga estudar, e que todos que morem com você entendam que aquele local significa a SUA MUDANÇA DE VIDA.
Não é recomendado que você estude em locais adaptados, como a mesa da cozinha. Por diversas vezes você vai precisar ser interrompido para as refeições da sua casa, sem falar que dificulta o aprendizado ter interrupções não programadas no seu estudo.
#3- Planejamento
Nessa etapa, você já tem seu objetivo e organizou a sua rotina. Agora é hora de programar seu estudo. Nesse contexto é importante você conhecer os seguintes pontos:
- Quanto tempo eu tenho até a minha prova ?
- Quais são as disciplinas e o que é cobrado na minha prova?
No caso até então o edital do concurso da PF não está aberto, sendo assim é o cenário IDEAL, defina uma data limite para ESTUDAR TODO O CONTEÚDO.
DICA DE OURO: Editais como o da PF e da PRF conseguem ser batidos entre quatro e seis meses de estudo. Com um prazo bem definido conseguimos ser mais produtivos e objetivos na nossa preparação.
O conteúdo programático serve para que dentro da sua rotina de estudos você planeje um cronograma de estudos ou um ciclo de disciplinas para seguir.
É IDEAL QUE VOCÊ DISTRIBUA AS DISCIPLINAS DE MAIOR PESO OU MAIOR QUANTIDADE DE QUESTÕES MAIS VEZES DURANTE A SEMANA.
#4- Execução e correção
Uma coisa importante tem que estar clara: CADA ALUNO É UM INDIVÍDUO. Por mais óbvia que pareça essa frase, é preciso ser dita.
Você é diferente do seu amigo do grupo de estudos, você possui formação acadêmica diferente que a dele assim como possui dificuldades diferentes que a dele.
Por isso tenha em mente que, às vezes, no seu planejamento precisa ser revisto e corrigido. Em algum momento a disciplina que você tinha dificuldade passou a ser a sua melhor e talvez você precise alterar seu planejamento para melhorar em outra.
Como fazer um plano de estudos para a PF?
Seguindo o ciclo de videoaula, exercício e simulado, sua aprovação com certeza vai chegar! Mas agora que você sabe o que tem que fazer, vamos te ensinar como fará.
Seu plano de ensino para o concurso da PF deve ser montado em ciclos, tendo como base as disciplinas que o concurso da PF cobra. Como nós já disponibilizamos acima os conteúdos, temos uma dica ótima para você que está começando os estudos.
Comece pelas matérias maiores no primeiro ciclo, focando sempre em quatro matérias até ficar 100% para dar início ao seu segundo ciclo.
Durante a semana
2 matérias por dia + exercícios = aprovação
Essas quatro matérias serão distribuídas ao longo da sua semana (de segunda a sexta), tendo duas por dia. Ao final do dia (ou do estudo das duas matérias) procure fazer exercícios referente ao material estudado.
‼Procure começar seu ciclo pelas matérias com conteúdos maiores para seres estudados
Fim de semana
No sábado procure fazer uma revisão total de tudo que foi visto ao longo da semana, uma outra ideia é também exercitar a sua redação para que também mantenha sua escrita em um bom nível.
Aos domingos procure fazer um simulado, que mostrará para você onde está indo melhor e onde está pecando. Não se preocupe em demorar na resolução do simulado no começo dos seus estudos e sim em compreender o que está sendo abordado e resolver da melhor maneira.
🔎Quer se preparar da melhor forma?
Quando tiver dificuldade
Nas matérias que tiver mais dificuldade volte a retomar os conceitos, rever videoaulas, completar mais as suas anotações no seu caderno. Já nas matérias que você tem mais facilidade, substitua por outra que ainda não viu, isso faz com que você aproveite ao máximo seu tempo de estudo.
Organize sempre seu plano de estudos para o concurso PF tendo dependendo de todos os seus outros afazeres semanais, nem todo mundo tem o mesmo tempo para estudar, mas quem se planeja, sempre sai a frente.
Quem treina bem, joga bem, então faça exercícios e simulados da banca do concurso, que você com certeza já estará na frente de muitos outros concorrentes.
Entenda melhor com o vídeo explicando tudo sobre plano de estudo para concurso da PF
Sobre o último concurso da PF
O último concurso, ocorrido em 2021, contou com os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista.
Teve com o banca a Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), onde a prova tinha um total de 120 questões na modalidade “certo ou errado” + redação.
👉Leia mais: Concurso Polícia Federal – Saiba tudo sobre o concurso da PF