Saiba quais são as profissões do futuro

Profissões do futuro

Saiba quais são as profissões do futuro de acordo com cenário mundial

O mundo está em constante mudanças, isso é fato. Darwin nunca esteve tão certo ao colocar que os mais adaptáveis serão aqueles que mais sobreviverão em nosso mundo. A teoria do cientista era destinada à natureza, mas facilmente conseguimos aplicar em nosso cotidiano. Você já parou para pensar em quantas profissões já vimos “morrer” nos últimos 10 anos? Por isso é de suma importância que você saiba quais são as profissões do futuro.

POR QUE INVESTIR EM CONHECIMENTO É A MELHOR OPÇÃO?

Com automações, especializações, o domínio da informática em muitas frentes de trabalho, e mais recentemente a invasão das Inteligências artificiais, profissões estão deixando de existir. A tendência é que cada vez mais essas ferramentas façam trabalhos que antes eram destinados ao seres humanos. Seguindo o mesmo modelo de estudo da Universidade de Oxford, pesquisadores brasileiros concluíram que em duas décadas 58% dos postos de trabalhos atuais serão extintos.

Profissões que vão acabar

  • Caixa de supermercado: Com o aumento do uso de self-checkouts e de aplicativos de pagamento, a demanda por caixas de supermercado pode diminuir.
  • Motorista de caminhão: Com o desenvolvimento de veículos autônomos, é possível que a demanda por motoristas de caminhão diminua nos próximos anos.
  • Corretor de imóveis: Com o aumento do uso de plataformas online de venda e aluguel de imóveis, os corretores perderão espaço no mercado.
  • Secretário(a) executivo(a): Com o avanço da tecnologia e a automação de processos, é possível que a demanda por secretários executivos diminua.
  • Contador: Com o aumento do uso de softwares de contabilidade e a automatização de processos, é possível que a demanda por contadores diminua.
  • Analista financeiro: Com o aumento do uso de inteligência artificial e de algoritmos na tomada de decisões os profissionais da área serão substituídos.

Se você ocupa uma vaga em uma dessas profissões, indicamos que fique a tento ao mercado e todas as suas mudanças. A final o seu emprego pode estar ameaçado a curto ou longo prazo. Mas não se desespere, desde que o mundo é mundo profissões vem e vão. O importante é que você consiga se adaptar e, além disso, se especializar em uma área mais próxima.

Profissões do futuro

Confira a lista de profissões do futuro que separamos para você e veja qual mais tem a ver com os eu perfil:

  • Desenvolvedor de realidade virtual: Com o aumento da popularidade da realidade virtual e da realidade aumentada, é possível que surjam profissionais especializados em desenvolver conteúdo e experiências nessas áreas.
  • Especialista em inteligência artificial: Com o avanço da inteligência artificial, é possível que surjam profissionais especializados em desenvolver e programar sistemas inteligentes, além de interpretar e aplicar seus resultados.
  • Analista de big data: Com o aumento da quantidade de dados gerados por empresas e indivíduos, é possível que surjam profissionais especializados em coletar, analisar e interpretar esses dados para tomar decisões estratégicas.
  • Especialista em cibersegurança: Com o aumento da dependência de empresas e indivíduos em sistemas digitais, é possível que surjam profissionais especializados em garantir a segurança desses sistemas contra ataques virtuais.
  • Especialista em energia renovável: Com o aumento da conscientização sobre a importância de fontes de energia renovável, é possível que surjam profissionais especializados em desenvolver e aplicar tecnologias que utilizem essas fontes de energia de forma eficiente e sustentável.
  • Policial técnico judiciário – Escrivão: Com a constante evolução do sistema de justiça e a necessidade de modernização dos processos, é possível que a carreira de policial técnico judiciário – escrivão ganhe destaque nos próximos anos. O profissional desta área é responsável por auxiliar as atividades de investigação e instrução processual, gerenciando informações, elaborando documentos e diligências, atuando no apoio aos órgãos de segurança pública e do sistema judiciário. Para ingressar nesta carreira, é necessário participar de concursos públicos específicos para cargos na área de segurança pública, que podem oferecer oportunidades de emprego em diferentes órgãos do sistema de justiça.

Por que o concurso público não vai acabar?

O concurso público é um processo seletivo que vem sendo utilizado há décadas para selecionar profissionais para cargos públicos em diferentes esferas governamentais. O concurso público é uma forma democrática e transparente de seleção. Ele garante a igualdade de oportunidades para todos os candidatos e a imparcialidade na avaliação das habilidades e competências exigidas para o cargo.

A Constituição Federal do Brasil prevê em seu artigo 37 que o acesso a cargos e empregos públicos é condicionado à aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos. Ressalvadas as exceções previstas em lei. Isso significa que o concurso público é uma obrigatoriedade constitucional. Ele garante a isonomia, a transparência e a meritocracia na seleção de profissionais para o serviço público.

Confira o trecho de uma aula onde Evandro Guedes explica sobre o tema:

Por onde começar a estudar para Concursos Públicos?

Quando se trata de começar a estudar, é comum sentir-se um pouco perdido ou sobrecarregado com a quantidade de informações disponíveis. No entanto, existem algumas estratégias úteis que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos. Primeiro, defina um objetivo claro. Pergunte-se por que você deseja estudar e o que espera alcançar com isso. Isso ajudará a direcionar seus esforços e mantê-lo motivado ao longo do caminho. Em seguida, faça uma avaliação honesta de seus conhecimentos e habilidades atuais.

Para saber mais sobre como começar estuda para Concursos Públicos baixe nosso Guia Completo para iniciantes:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes