Reta final TJ-SP: Confira as dicas de atualidades

Para quem irá fazer a prova do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, estar bem informado sobre os últimos acontecimentos internacionais é primordial, por isso, confira as dicas que o Professor Diogo Silva preparou:

Oriente Médio:
a) Boko Haram: essa expressão significa “a educação ocidental é um pecado”. Esse grupo vem atuando na Nigéria e comete vários tipos de violências como atentados e sequestros. O alvo principal são as escolas porque acreditam que podem salvar meninos e meninas da cultura ocidental, que para esse grupo, destrói os valores mais tradicionais da religião islâmica. Não podemos esquecer do sequestro de 250 meninas que o governo nigeriano disse estar em negociação para a libertação, porém nada de concreto se viu até agora

b) EI – Estado Islâmico: Em territórios do Iraque e Síria esse grupo (cuja sigla em inglês é ISIS) assustou o mundo com os constantes episódios de violência contra curdos, católicos, xiitas e outros praticantes de religiões consideradas inaceitáveis pelo EI. As decapitações de jornalistas e missionários ocuparam vários minutos das Tvs, mundo afora.  Uma força de coalizão, com o apoio da OTAN, foi organizada para combater o EI.

Quem são os curdos?
Os curdos, (30 milhões de pessoas sem Estado) vivem em territórios da Síria, Iraque, Irã e Turquia e disputam territórios com o EI. Esse confronto está muito longe do fim. Cabe lembrar que o EI é uma dissidência da Al Quaeda; nasceu no Iraque de maioria xiita; defende os ideais sunitas e já se proclamou como um Califado, regime onde a política está submetida aos conceitos religiosos.

Estados Unidos da América:
a) Eleições. Obama, que já não possuía maioria na Câmara dos Deputados perdeu a eleição em vários estados e também no Senado. Também foi aprovado, em consulta popular, o uso recreativo da maconha em 2 estados e no Distrito de Washington.

b) Conflitos na Ucrânia entre separatistas pró Rússia e o governo de Kiev (capital da Ucrânia) revelam um Obama frágil, pois muitos defendem intervenções mais concretas e militares.

c) Tempos difíceis para Obama também na questão migratória. Cerca de 50 mil crianças entraram ilegalmente no último ano vindas da Am. Central (fogem da violência que assombra a região). Obama solicitou cerca de 3 bilhões de dólares ao Congresso para tentar amenizar esse problema

Israel X Palestina:
A operação “Margem Protetora” deflagrada por Israel deixou um saldo de 2000 mortos na Faixa de Gaza (67 israelenses morreram nesse confronto). Mais um capítulo da histórica luta por territórios que marca a região.

BRICS:
A reunião dos BRICS ocorreu em Fortaleza, em 2014 e a declaração publicada versava sobre: criação do Novo Banco de Desenvolvimento, liderado pelo agrupamento, a criação de um fundo para combater eventuais momentos de crise e repudiou as sanções que a Rússia vem sofrendo.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes