Especial TAF: entenda como fazer o teste de flexão abdominal e a melhor forma de se preparar para conseguir um ótimo resultado nesta etapa
| | |

TAF para concursos: como se preparar para o teste de flexão abdominal

Entenda como fazer o teste de flexão abdominal do TAF em concursos e a melhor forma de se preparar para conseguir um ótimo resultado nesta etapa

A flexão abdominal está entre os testes que podem ser cobrados no TAF (Teste de Aptidão Física), etapa de alguns concursos públicos, principalmente da Carreira Policial, que avalia as condições físicas dos candidatos por meio de determinados exercícios. 

O teste de flexão abdominal é feito pelos participantes do sexo feminino e do masculino. Ao comando de “iniciar”, o candidato deve flexionar o tronco até tocar os joelhos, em sua parte superior, região central da patela, com os cotovelos e retornar à posição inicial, de forma que a escápula encoste no solo, completando uma repetição. O participante deve realizar o maior número possível de abdominais completas no tempo de um minuto.

💡📚 Conheça nossos cursos GRATUITOS para
Carreiras Policiais

Em geral, caso o candidato não atinja o desempenho mínimo exigido, é concedido o direito a uma segunda tentativa, no mínimo cinco minutos após a primeira tentativa.

Veja a pontuação atribuída no teste de flexão abdominal dos concursos PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Depen (Departamento Penitenciário Nacional):

Pontuação de flexão abdominal – Concurso PRF – Edital 2021

Pontuação do teste de flexão abdominal do Concurso PRF 2021
Pontuação do teste de flexão abdominal do Concurso PRF 2021

👉 Leia mais: Concurso PRF: veja o que é exigido no TAF

Pontuação de flexão abdominal – Concurso Depen – Edital 2020 

  • Cargo: Agente Federal de Execução Penal
Pontuação do teste de flexão abdominal do Concurso Depen 2020
Pontuação do teste de flexão abdominal do Concurso Depen 2020
  • Cargo: Especialista Federal em Assistência à Execução Penal

Para o cargo de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, o candidato do sexo masculino que não alcançar 31 repetições ou a candidata do sexo feminino que não alcançar 25 repetições serão eliminados do certame.

Importante: sempre confira todas as regras do teste de flexão abdominal no edital do concurso que você vai prestar. Podem haver diferenças entre os certames. 

👉 Leia mais: Dicas para o Teste de Aptidão Física

Como se preparar para o teste de flexão abdominal do TAF

A recomendação do especialista em TAF Michael Tondo (@miketondotreinador) para se preparar para o teste de flexão abdominal é começar com uma amplitude curta e aumentar aos poucos.

“Treine com carga e faça prancha isométrica. É importante fazer o treino de abdômen de 2 a 3 vezes por semana”, afirma.

Michael orienta ainda que os treinos de flexão abdominal sejam feitos com, pelo menos, um dia de descanso. Portanto, um dia sim, um dia não. “Nosso corpo também se desenvolve no descanso, e isso deve ser respeitado.” 

Além disso, a preparação para esse teste deve ser feita com antecedência de, no mínimo, 4 meses antes do TAF. Os treinos de flexão abdominal podem ser realizados ao ar livre. 

👉 Leia mais: Como conciliar a preparação física (TAF) com a teórica em concursos públicos?

Boa preparação para o TAF e conte com a equipe do AlfaCon!

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes