A lei que isenta os doadores de medula óssea de taxas de concursos existe desde 2018
| |

Sabia que doador de medula óssea tem isenção em taxa de inscrição em concursos?

A lei que isenta os doadores de medula óssea de taxas de concursos existe desde 2018

A informação não é nova, mas ainda passa despercebida por muitos concurseiros. A Lei 13.656 sancionada em 2018, isenta de taxas de inscrição em concursos as pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a R$ 477.

Acontece que a medida recebeu algumas críticas, principalmente do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), que em nota, disse ser contra vincular o cadastro no Redome a um tipo de recompensa como é o caso da isenção. Disse ainda que o cadastro é um ato voluntário, com a intenção unicamente destinada a ajudar outras pessoas que precisem de um transplante de células-tronco hematopoéticas.

| Conheça nossos cursos gratuitos! |

Os dados do doador ficam arquivados no Redome até ele completar 60 anos de idade, mas além das questões técnicas como a compatibilidade de medula, a nota afirma que o sucesso do Redome é justamente o comprometimento dos voluntários, que consiste em manter os dados pessoais atualizados para facilitar o contato em caso de compatibilidade.

Doação de medula óssea e AlfaCon Concursos: qual a relação?

Em 2019, o AlfaCon em parceria com o Fábrica de Valores, canal no Youtube administrado por Evandro Guedes, fez uma campanha para incentivar as pessoas a se tornarem doadores de medula óssea, por meio do cadastro no Redome.

No canal Fábrica de Valores foi divulgado um vídeo que conta a historia do Chiquinho, ele descobriu que estava com leucemia e a partir daí sua vida mudou completamente. Ele ficou à beira da morte e só uma doação de medula poderia salvá-lo. Um ponto importante: o registro de medula óssea é internacional, ou seja, os seus dados podem ser acessados em qualquer lugar do mundo. E isso salvou a vida do Chiquinho, que encontrou um doador compatível na Alemanha.

A história é cheia de surpresas e emoções, por isso te convido a assistir e conhecer de perto a importância que 10 ml de sangue podem ter na vida uma pessoa. Confira abaixo:

| Inscreva-se no canal do AlfaCon e tenha acesso a conteúdos exclusivos! |

No AlfaCon, todos os colaboradores foram convidados a se cadastrar, levantar esse questionamento é importante para entendermos a importância de pequenos gestos.

Se interessou? No site do Redome tem todas as informações sobre medula óssea e respostas das perguntas mais frequentes. Clique aqui e acesse o site do Redome.

| Veja mais notícias aqui! |

 

 

 

 

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes