Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Tecnólogo
O curso de Tecnólogo está muito conhecido e bastante usado em várias universidades e faculdades do Brasil. O curso tem algumas características que chamam a atenção de muitas pessoas como: menor tempo de duração, maior especialização, maior variedade em atuação… Mas uma grande dúvida de muitos estudantes é se tecnólogo pode fazer concurso para cargos de nível superior: SIM!
Veja o vídeo do Evandro Guedes falando sobre o curso tecnológico!


MEC
“O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.”.
De acordo com o MEC, quem manda é o edital de cada concurso, ou seja, se no edital estiver exigindo nível superior ou graduação de nível superior, a formação de tecnólogo atende ao requisito.


Vagas
Um ponto importante para ressaltar é que existem alguns concursos que oferecem vagas exclusivamente para tecnólogos, como é o caso da Prefeitura de São José do Norte, o Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), entre outros.
Evandro Guedes comenta sobre não ter curso superior!
Curso Tecnológico, Bacharelado e Licenciatura
Bacharelado
Curso superior tradicional (Engenharia, direito, jornalismo, Educação Física…)
Licenciatura
Cursos superiores voltados para a formação de educadores. Eles preparam o estudante a dar aula como um professor.
Tecnólogo
São cursos superiores, parecidos com o de graduação tradicional, porém com uma duração mais curta e com foco específico em algumas áreas. Por exemplo: Tecnologia em gestão de Segurança Privada. A formação qualifica os profissionais a gerir empresas e áreas de segurança patrimonial.