ferramenta de estudo

9 ferramentas de estudo para melhorar sua rotina

Ter uma ferramenta de estudo que seja realmente eficiente para aumentar o foco, ampliando o conhecimento e potencializando o aprendizado, é uma prática comum dos concurseiros que realmente buscam pela aprovação. Claro que você é um deles, né?

Afinal, para conquistar uma pontuação que seja suficiente para ser convocado, é necessário mais do que saber os conteúdos. Como assim? Explico: é preciso desenvolver técnicas que contribuam para a realização de uma prova mais tranquila, diminuindo as chances de confundir conceitos, cair nas famosas pegadinhas e errar o mínimo possível.

Como eu sei que você está atrás dos melhores resultados, trouxe 9 técnicas e ferramentas que vão dar uma ajuda extra aos seus estudos. Confira!

1. Mapas mentais

Um dos maiores desafios de estudar é manter o foco e a alta concentração diante de tantas distrações que encontramos à nossa volta. Além disso, quem está acostumado a ter uma vida mais ativa pode encontrar problemas em relação à dinâmica estática dos estudos e afetar o seu rendimento. Vamos combinar: pode ser bastante chato, né?

Uma forma de diversificar as atividades e fugir da monotonia de leitura e resumos é desenvolver mapas mentais. O objetivo é montar um tipo de fluxograma a partir dos temas estudados, representado com anotações curtas a partir da ideia central para possibilitar a memorização.

Essa ferramenta de estudo também é visual: não se esqueça de utilizar cores para diferenciar os assuntos e tornar seu material muito mais atraente visualmente, além de tornar tudo muito mais prático.

2. Associações mnemônicas

Achou a palavra complicada? Garanto que não é! Mudar os estímulos é uma ótima maneira de permanecer com a mente ativa. A necessidade de ficar longos períodos estudando pode tornar a atividade cansativa em alguns momentos, o que pode exigir certo empenho para não deixar a energia em baixa.

Uma forma muito praticada, mas que tem um nome desconhecido por algumas pessoas, é a associação mnemônica. De forma geral, refere-se à utilização de letras e frases para lembrar com facilidade as informações específicas do conteúdo.

Por exemplo, uma maneira muito conhecida para memorizar os planetas do Sistema Solar: “Minha Velha Traga Meu Jantar: Sopa, Uva, Nozes, Pão — Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão”, que na época, ainda era considerado planeta.

Outra técnica de memorização muito utilizada é a criação de paródias, trocando a letra das músicas por informações relevantes e que estão ligadas a matéria. Como podemos perceber, a mnemônica é uma estratégia de memorização por meio da associação de um conteúdo complexo a ideias simples.

Outra dica que pode ajudar muito na hora de memorizar os conteúdos é saber que existem alimentos que ajudam na memória. Então, comer bem (não muito, olha lá!), ou seja, ter uma alimentação adequada também poderá ajudar a obter bons resultados.

3. Flashcards

Utilizar flashcards pode ser uma estratégia muito válida para desenvolver a capacidade de memorização e atenção em determinados assuntos, inclusive, sendo muito bem-vinda para controlar o TDAH. Isso porque pessoas que têm esse transtorno têm dificuldades de concentração e memorização de informações.

Ao utilizar cartas, pode ser mais objetivo nos pontos que realmente importam. Essa ferramenta de estudo funciona assim: o estudante faz pequenos cartões, normalmente, em folhas diferentes, para testar a sua memória.

De um lado do cartão você escreve uma pergunta e, do outro lado, a resposta. Elas podem ser estruturadas por você mesmo, podendo conter definições, conceitos, palavras-chave, entre outros aspectos específicos que serão memorizados. Parece uma cola, mas lógico que você não vai usar na hora da prova, né?

4. Pomodoro

Calma, não estou falando de molho! O método Pomodoro é uma forma de administrar o tempo e não tornar a atividade executada cansativa. Muitas pessoas precisam se dedicar a diversas atividades e compromissos ao mesmo tempo, como estudar para um concurso público durante a faculdade.

Esperar ter tempo livre nem sempre é sua realidade, pois o excesso de atividades pode sobrecarregar e drenar toda a sua energia. Sem falar na questão emocional e mental que pode influenciar negativamente esse momento.

Sendo assim, uma dica que pode ajudar a obter um aproveitamento melhor e, em muitos casos, acabar com a procrastinação, é fazer pequenos intervalos calculados para aliviar a cabeça. Para isso serve o método Pomodoro.

Essa técnica funciona com base em ciclos de tempo e atividade. Então, faça pequenos intervalos a cada 25 minutos de atividade e, a cada quatro ciclos, faça um intervalo maior.

O indicado é que os intervalos menores sejam de, no máximo, 5 minutos. É só para beber água, ir ao banheiro ou se esticar. Já os intervalos maiores podem ser de, no máximo, 30 minutos, tempo suficiente para responder uma mensagem, preparar um lanche e aliviar a mente.

Existem aplicativos e sites que podem ajudar na execução desse método, pois eles fazem a contagem dos ciclos e dos descansos e avisam, como um despertador, quando é hora de voltar ao trabalho.

5. Testes práticos

Fazer testes práticos ou simulados sobre a matéria que está sendo estudada pode ser uma ótima forma de testar a sua aprendizagem e também aprender. Como o próprio nome diz, essa prática se trata da realização de provas, que também contribuem na preparação para realizar um concurso público, vestibular ou outra avaliação importante.

É fundamental fazer o máximo de exercícios possível, de forma que otimize a assimilação dos temas, podendo até utilizar aplicativos e ferramentas online. Ao escolher as questões que serão solucionadas, é importante focar as que mais geram dúvida, ou as que foram respondidas de forma errada em outros momentos.

E saiba que não podem ser resolvidas de qualquer maneira, é importante buscar entender realmente o assunto. Assim, será possível encontrar os seus pontos fracos, que precisam de mais atenção antes do processo seletivo definitivo. Dessa forma, seu preparo será mais completo ao reduzir as dificuldades.

 6. Estudos intercalados

Ao montar um cronograma de estudos, é importante intercalar as disciplinas, para que não passe horas vendo o mesmo assunto. Essa troca vai ajudar a manter a concentração e o foco, fazendo com que seja possível estudar por muito mais tempo, sem se cansar.

É normal a pessoa que fica horas estudando por muito tempo ter a concentração prejudicada, pois o cérebro se adapta com o assunto. Fazer a troca de conteúdos é uma estratégia para recuperar o ânimo e o interesse para estudar. Essa é uma das estratégias de estudo mais eficientes para serem utilizadas em matérias que contam com conteúdos de raciocínio lógico, no caso, as de Ciências Exatas.

Um fator que pode impedir você de estudar por longos períodos é a falta de descanso. Dormir bem aumenta a sua produtividade e contribui para a fixação do conteúdo. Portanto, além de intercalar as matérias, busque dormir as horas necessárias.

7. Utilize áudios

Um recurso que pode ser utilizado para diferenciar a forma de estudo e potencializar os seus resultados são os áudios, principalmente, se você tem mais facilidade em aprender escutando sobre os assuntos.

É possível encontrar na internet uma infinidade de conteúdos de aulas e podcasts direcionados para esse tipo de uso. Eles permitem estudar e fazer outra atividade ao mesmo tempo, por exemplo praticar exercícios físicos — que, diga-se de passagem, também ajudam na aprendizagem.

Outro ponto positivo de utilizar áudios é conciliar essa estratégia com outra mencionada acima. Um olho no peixe e outro no gato: enquanto você absorve o conteúdo, faz resumos e anotações e desenvolve mapas mentais que permitam revisar as informações posteriormente.

8. Fichamento

Que fazer a leitura de conteúdos com atenção é importante, nós já sabemos, mas não é bom parar nessa etapa, sem dar continuidade a outras estratégias. Além de fazer a leitura, é fundamental organizar as informações em sua cabeça e colocá-las no papel, utilizando as suas palavras, como se fizesse um resumo, pois isso auxilia na compreensão.

Os fichamentos são uma ferramenta de estudo eficaz. Por meio deles, você reúne as informações mais importantes sobre um livro ou assunto. Isso traz agilidade para o estudo e possibilita que as revisões sejam, de fato, eficientes.

9. Autoexplicação

Aqui, é para falar sozinho, mesmo! O método da autoexplicação é muito eficiente para conteúdos que não são exatos, como os que envolvem as Ciências Biológicas e os de Humanas. Isso porque você vai estudar e explicar em voz alta para si, com as próprias palavras.

Esse processo pode até ser feito diante de um espelho, se você também busca desenvolver a oratória. A melhor forma de utilizar essa técnica é quando a explicação é feita juntamente do estudo, pois o assunto ainda está claro na memória. Acredite, isso facilita a compreensão dos conteúdos.

Estudar para concurso é como correr uma maratona contra o tempo. Além de você, diversos outros candidatos também estão mantendo o foco e se empenhando para ser aprovados nas provas. Por isso, as ferramentas de estudo são ainda mais importantes.

É fundamental utilizar o tempo de forma estratégica, buscando sempre aumentar a qualidade da memorização. Isso amplia ainda mais a importância de utilizar as técnicas para conseguir bons resultados.

Quem é concurseiro sabe que, por mais preparado que esteja, basta uma questão errada para perder muitas posições, especialmente, nas provas mais concorridas. Por isso, espero que as ferramentas de estudo sugeridas ajudem você a não passar por isso!

Continue acompanhando mais dicas. Siga nosso perfil nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes