Saiba o que fazer depois que terminar a escola.
|

Questões de concurso anuladas

Saiba o como proceder nesses casos

Questões de concurso anuladas são muito comuns. As bancas examinadoras têm um cuidado gigantesco em manter suas provas blindadas de questionamentos relacionados ao conteúdo das alternativas. Mas erros podem acontecer e nesse momento é que temos a possibilidade de anulação de uma questão.

👉Leia também: Mentoria para concurso: 10 motivos pelos quais você precisa de uma

As provas de concursos públicos precisam ser claras e não podem gerar interpretações equivocadas em concurseiros. Por isso, por mais cuidadosa que uma banca possa parecer, a anulação de questões é algo perfeitamente possível de acontecer.

Se você vai prestar concursos públicos, é preciso ter atenção a esse detalhe e saber como agir em caso de questões anuladas. Continue lendo para saber mais!

Quando uma questão de prova pode ser anulada?

Existem diversas situações que podem fazer com que o seu desempenho seja insatisfatório durante uma prova de concurso público. Uma delas é a má formulação das questões. Em alguns casos, existe a possibilidade de ocorrer o cancelamento de algumas alternativas.

Isso acontece em caso de erros de grafia, concordância, confusão e, até mesmo em caso de questões em que o conteúdo não está previsto no edital. Tudo isso, abre a oportunidade para que os próprios candidatos ingressem com reclamações administrativas ou judiciais para anular questões.

Em casos extremos, existe a possibilidade de anular toda a prova. Isso pode acontecer quando mais da metade das questões estão com erros passíveis de anulação.

O que acontece com as questões anuladas em concursos públicos?

O caminho mais simples que a banca pode seguir quando existem questões anuladas é atribuir a pontuação dela a todos os candidatos do concurso, independentemente de acerto ou erro. Contudo, alguns editais têm trazido algumas regras diferentes sobre a anulação ou, até mesmo, alteração de questões.

Cada banca ou concurso público pode atribuir regras sobre o que pode acontecer com a pontuação de uma prova após a anulação de questões. Assim, já existem algumas consequências prévias determinadas no próprio edital para o caso de questões anuladas no concurso. Veja quais são!

01 – Atribuição de pontos aos candidatos

Apesar de simples e conhecida, a atribuição de pontos de questões de concurso anuladas aos candidatos é uma das opções contida nos editais. Vamos demonstrar alguns exemplos para você entender melhor. Imagine o caso de um concurseiro que acertou 40 questões. Nesse caso hipotético, cada uma vale 2 pontos. Contudo, uma que ele havia errado foi anulada.

Assim, em vez de fazer 80 pontos na prova, ele somará mais 2. Sendo mais vantajoso para ele, especialmente em concursos muito competitivos em que cada ponto importa.

02 – Exclusão da validade da questão e redistribuição dos pontos

Essa regra é um pouco mais complicada. Nesse caso, a banca realiza uma regra de 3 para redistribuir os pontos das questões que permanecem válidas na prova. Assim, as que permanecem terão pesos maiores na nota final do candidato.

Vamos a mais um exemplo. Suponhamos que em determinada prova cada questão valha 2 pontos. Contudo, foram anuladas 3 alternativas e a banca utiliza o critério de redistribuição dos pontos após a anulação. Nessa situação, cada uma das questões valeria 2,2 pontos. Assim, o candidato deve multiplicar o número de acertos por esse valor para saber a nota final.

Obviamente, podem existir casos em que as disciplinas cobradas tenham pesos diferentes. Quando isso acontecer, a banca definirá o método de cálculo para não permitir que nenhum candidato seja prejudicado.

03 – Inversão do gabarito

Essa é uma opção que pode ser muito boa para algumas pessoas, mas péssima para outras. Isso porque existe a possibilidade de inversão dos acertos e erros. Vamos para os exemplos que você entenderá melhor.

Pensemos em uma prova com alternativas de certo ou errado, muito comuns em grandes bancas, como a CESPE UNB. No gabarito preliminar, a resposta para determinada questão era “errado”. Contudo, após recurso administrativo ou reclamação direta por parte dos candidatos ela foi alterada para “certo”.

Assim, quem marcou certo, ganhará mais um ponto, até mesmo quem não recorreu da alternativa. Por outro lado, quem marcou errado perderá o ponto. Esse tipo de processo abre margem para muita reclamação e, até mesmo, ajuizamento do certame. Mas, apesar dessa possibilidade, ainda existem bancas que inserem esse tipo de prática.

04 – Anulação de questões em provas discursivas

A anulação de questões em provas discursivas também é uma possibilidade que você deve dar atenção, apesar de ser menos frequentes. Isso pode acontecer quando a questão está mal formulada, com erros de concordância e grafia que podem causar confusão e, até mesmo, tratar de assuntos não previstos no edital.

Nesse último caso, toda a questão pode ser anulada. Contudo, quando se trata de má elaboração ou erros de português, é mais difícil conseguir a anulação, salvo nos casos em que a falha comprometa o raciocínio lógico do candidato.

Assim, cabe a contestação da correção por parte do candidato caso a sua resposta não seja considerada. Também é possível contestar os casos em que existem entendimentos científicos ou jurídicos que fundamentem sua resposta.

Por exemplo, em concursos de carreiras jurídicas existem doutrinas, decisões de tribunais superiores e até legislações que podem ter interpretações distintas.

👉LEIA TAMBÉM: Concurso Público: qual a diferença entre nomeação, convocação e posse.

Como requisitar a anulação de uma questão de um concurso?

Em muitos casos, uma diferença pequena de pontos pode fazer com que o candidato seja desclassificado. Portanto, em um cenário cada vez mais concorrido nos concursos públicos, cada ponto faz a diferença.

Por esse motivo, é importante saber como recorrer de questões passíveis de anulação. Nos próximos tópicos, mostraremos as opções mais buscadas. Continue lendo!

Recurso administrativo

O recurso administrativo é uma das principais ferramentas de questionamento que os concurseiros têm. Todos que participam de um certame desse tipo têm direito de impetrar recursos contra diversos pontos ou momentos do concurso público, incluindo questões elaboradas de forma equivocada.

Assim, é possível pedir a anulação de uma questão ou, até mesmo, rebater uma decisão que gerou a questão anulada. O mais interessante do recurso administrativo é o fato de ser julgado pela própria comissão organizadora ou banca realizadora.

Nesses casos, a resposta é mais rápida e não demanda participação de advogado para representação do impetrante, ou seja, o candidato. Contudo, é importante ficar atento ao edital, pois ele pode estabelecer prazos para impetrar recursos contra os atos do concurso e a prova objetiva.

Ações judiciais

Apesar de o recurso administrativo ser uma via interessante para a solicitação de anulação de questões, ainda existem casos em que a banca examinadora rejeitará suas objeções. Contudo, caso o candidato tenha plena certeza do seu direito ele pode recorrer ao poder judiciário para resolver o conflito.

Um juiz pode anular questões de concursos, dependendo do caso. Se os candidatos forem prejudicados, o judiciário pode ser acionado e se fazer do seu dever/poder de obrigar a banca examinadora ou a comissão realizadora a cancelar as questões que levam o candidato a dúvida.

Porém, um juiz não tem prerrogativa para fazer interpretações sobre uma questão. O papel dele é figurar como um controlador de flagrantes ilegalidades que existem na prova. Além disso, é fundamental impetrar um recurso administrativo antes de ingressar com a ação judicial.

Essa afirmação parte do princípio de esgotamento de todas as alternativas administrativas antes de acionar o poder judiciário para resolver um conflito.

👉LEIA TAMBÉM: Concurso PRF: confira exemplo de redação nota máxima.

Como a anulação impacta na nota?

A anulação de questões pode ter impacto na nota do candidato. Especialmente, quando o candidato erra uma alternativa anulada. Nesse caso, como a pontuação pode ser atribuída a ele, sua colocação será alterada, podendo interferir até mesmo na sua aprovação.

Já para quem acertou as questões anuladas do concurso o impacto será menor. Mas, em certos casos, ele pode ser negativo. Afinal, com mais pessoas pontuando a concorrência para as próximas fases, também será maior. Logo, bem sempre as questões anuladas são benéficas para todos os participantes de um concurso público.

👉LEIA TAMBÉM: Concurso PRF: saiba tudo o que estudar para as provas.

Onde consultar questões de concurso anuladas?

As questões anuladas devem ser comunicadas aos interessados. Isso pode ser feito de diversas formas. A maioria das bancas examinadoras publicam em seus próprios sites, nas páginas exclusivas de cada concurso público. Além disso, o próprio órgão que está promovendo o certame também pode divulgar nos seus canais digitais.

Certos editais exigem que a banca examinadora publique a anulação de alternativas na imprensa oficial local ou nacional. Mas você também pode se informar sobre essas alternativas por meio de páginas nas redes sociais, influenciadores ou, até mesmo, no seu curso preparatório.

Vale a pena ressaltar que o mais indicado é buscar a informação diretamente na fonte. Assim, você não corre o risco de acreditar em alguma notícia incorreta ou imprecisa sobre o cancelamento de questões. Logo, o mais indicado é ficar sempre atento ao site da banca examinadora, bem como em seus canais de comunicação.

Por fim, é fundamental que você entenda a importância de acompanhar as notificações da sua banca quanto às questões anuladas. Afinal, isso impacta consideravelmente o seu resultado na prova objetiva e pode alterar a sua colocação em um concurso público.

Gostou deste artigo? Então siga os nossos perfis nas redes sociais para continuar recebendo nossos conteúdos. Estamos no YouTube, no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes