concurso INSS 2024
| |

Vai ter concurso do INSS em 2024?

Saiba quando e como será o próximo concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social!

Um novo Concurso INSS ocorrerá em 2024! Na terça-feira, dia 16 de janeiro, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou que seleção para o cargo de Perito Médico está confirmado! Em vídeo publicado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a seleção também foi confirmada.

Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Durante a cerimonia de comemorações dos 100 anos de existência da Previdência Social, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, enfatizou a humanização do atendimento nas agências do INSS. Tendo isso em vista, ele relembrou sobre os 1.250 servidores aprovados no último Concurso INSS que foram nomeados neste ano e que pretende nomear os excedentes do cadastro reserva.

Em entrevista, o Ministro da Previdência Social havia confirmado que um novo concurso INSS deverá ser realizado até junho de 2024. Recentemente, ele havia anunciado um novo certame para o ano que vem, visando o provimento de 1.500 vagas para Peritos. Lembrando que, já existe um pedido de 7.655 vagas para os cargos de Técnico e Analista do Seguro Social.

O plenário do Conselho Nacional de Previdência aprovou, no dia 03 de agosto, o orçamento para o próximo concurso do INSS que deve ocorrer em 2024. A proposta orçamentaria compreende 9.229 vagas com intuito de preencher o quadro de servidores que está a anos devassado.

O último concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social foi realizado no ano de 2022 e todos os aprovados dentro do número de vagas já foram chamados para ocupação de seus cargos. Entretanto, devido ao déficit de servidores que o INSS enfrenta atualmente, é esperado que os chamados “cadastros reservas” ainda sejam convocados também.


Vai ter concurso do INSS em 2024?

O pedido de um novo concurso para o INSS foi feito pela própria Presidência da República, solicitando 7.655 cargos entre Técnicos e Analistas. Tal pedido já foi aprovado pelo Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social e, com a aprovação do plano orçamentário, se torna cada dia mais próximo um novo concurso.

A necessidade de um novo concurso se deve ao fato de que, além do déficit no quadro de funcionário, existem mais de um milhão de processos atrasados dentro do INSS. Sendo realizado um novo concurso em 2024, as nomeações dos aprovados devem acorrer no mesmo ano ainda.

👉Leia também: Concursos INSS: o que você precisa saber antes da aprovação!
👉Leia também: 4 dicas para se preparar para o concurso do INSS!

O que é o INSS?

O INSS, ou Instituto Nacional do Seguro Social, é uma autarquia federal que faz parte do sistema de seguridade social do Brasil. Ele é responsável por administrar e conceder benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, entre outros, para os trabalhadores que contribuem para o sistema.

O INSS também tem um papel importante na concessão de benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas de baixa renda com deficiência e idosos. Para receber os benefícios do INSS, os cidadãos precisam contribuir para o sistema ou atender aos critérios estabelecidos por lei.


Conheça os cargos de Técnico e Analista do Seguro Social!

Técnico do Seguro Social

Técnico do Seguro Social é responsável por lidar diretamente com o público nas agências do INSS atendendo, orientando, esclarecendo dúvidas, agendando perícias, dando continuidade e analisando a revisão dos pedidos dos segurados da Previdência Social. Outras funções do cargo são:

  • Realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
  • Coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres;
  • Auxiliar no suporte e apoio técnico em atividades internas relacionadas às finalidades institucionais.
  • Exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS;

Analista do Seguro Social

O Analista do Seguro Social, com formação em qualquer área, é o profissional responsável pelas seguintes atividades:

  • Instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; 
  • Proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; 
  • Realizar estudos técnicos e estatísticos;
  • Executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.

O que estudar para o Concurso do INSS 2024?

O primeiro passo para os que possuem pouco tempo disponível é apostar em revisões e resumos dos pontos mais importantes. Isso pode garantir um excelente material de consulta até o dia da prova!

Dica importante: encare seus estudos como um trabalho, tenha horários fixos para a preparação, não falte, não perca tempo com redes sociais. Mantenha seu compromisso para realizar o seu sonho! Vale a pena!

O uso do método reverso, aquele em que começamos a estudar pelas questões, sabe? Também pode ser uma boa opção para quem tem pouco tempo. Faça assim: resolva questões, anote os erros cometidos e tente entender o que errou e o motivo para não errar de novo.

Quer saber o que estudar? Temos uma matéria no nosso blog em que falamos tudo sobre o que estudar para o concurso do INSS! Confira no botão abaixo:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes