Novo Concurso INSS
| |

Saiba tudo: NOVO Concurso INSS em 2024 + convocação de excedentes!

Seleção para Perito Médico está confirmada para 2024! Confira isso e muito mais!

Um novo Concurso INSS ocorrerá em 2024! Na terça-feira, dia 16 de janeiro, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou que seleção para o cargo de Perito Médico está confirmado! Em vídeo publicado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a seleção também foi confirmada.

Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Recentemente, durante a cerimonia de comemorações dos 100 anos de existência da Previdência Social, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, enfatizou a humanização do atendimento nas agências do INSS. Tendo isso em vista, ele relembrou sobre os 1.250 servidores aprovados no último Concurso INSS que foram nomeados neste ano e que pretende nomear os excedentes do cadastro reserva.

Em entrevista, o Ministro da Previdência Social havia confirmado que um novo concurso INSS deverá ser realizado até junho de 2024. Recentemente, ele havia anunciado um novo certame para o ano que vem, visando o provimento de 1.500 vagas para Peritos. Lembrando que, já existe um pedido de 7.655 vagas para os cargos de Técnico e Analista do Seguro Social.

O plenário do Conselho Nacional de Previdência aprovou, no dia 03 de agosto, o orçamento para o próximo concurso do INSS que deve ocorrer em 2024. A proposta orçamentaria compreende 9.229 vagas com intuito de preencher o quadro de servidores que está a anos devassado.

O último concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social foi realizado no ano de 2022 e todos os aprovados dentro do número de vagas já foram chamados para ocupação de seus cargos. Entretanto, devido ao déficit de servidores que o INSS enfrenta atualmente, é esperado que os chamados “cadastros reservas” ainda sejam convocados também.


Notícias Anteriores

Presidente do INSS fala sobre convocação dos excedentes, novo curso de formação e novos pedidos!

O concurso do INSS está cada vez mais perto e a preparação antecipada é a chave para conquistar a aprovação nesta instituição. Abaixo você confere todas as últimas informações e movimentações a cerca do concurso do INSS.

No dia 27 de setembro, o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, encaminhou um ofício ao secretário do Regime Geral do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal. No documento ele fala sobre convocação dos excedentes do último concurso, novo curso de formação e novos pedidos!

Ele relata, no documento, que dos 1.000 aprovados no último concurso, 986 já foram convocados. Porém, após as nomeações alguns dos convocados desistiram de assumir posse. Diante disso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou o provimento adicional de 250 candidatos e que o INSS trabalha em um novo Curso de Formação.

“Sendo assim, o total de vagas autorizadas é de 1.250, dessa forma o INSS está providenciando, em conjunto com o Cebraspe, a realização de uma nova turma do Curso de Formação, 2ª etapa do concurso público, para completar o total de vagas autorizadas.”

Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, no ofício

Proposta orçamentária aprova 9.229 vagas para novo Concurso INSS 2024!

No dia 04 de agosto, foi publicada, no DOU (Diário Oficial da União), proposta orçamentária para a Previdência Social em 2024, que prevê a necessidade de realização de novo Concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)!

A estimativa é que será necessário contratar 7.655 servidores da carreira do Seguro Social e de 1.574 profissionais da carreira de Perito Médico Federal no ano que vem.

O concurso do INSS é uma das grandes oportunidades que muitos concurseiros almejam. Aqueles que buscam um ambiente de trabalho mais tranquilo e querem se distanciar da adrenalina da carreira policial ou militar, a carreira administrativa é, também, uma grande oportunidade de mudar de vida.

Alguns dias atrás, durante entrevista ao UOL, o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que um novo certame está sendo estudado.

“Quanto ao novo concurso estamos com estudos avançados, mas temos que lembrar que certames, seleção de empresa organizadora e tantas outras demoram. O que posso adiantar é que trabalharemos muito para termos mais servidores, inclusive, de nível superior”, disse o presidente do INSS.

Segundo Stefanutto, é necessário contratar mais servidores, uma vez que o quadro de servidores caiu de 42 mil para 18 mil. Até o momento, foram convocados 1.000 aprovados excedentes do concurso de 2022, mas a intenção é convocar mais 1.800.


Lula quer novo concurso do INSS

No dia 11 de julho, durante a transmissão do “Conversa com o Presidente #5” no canal do YouTube do CanalGov, Luiz Inácio Lula da Silva reforçou que se falta funcionário tem que contratar, confira:

“Essa semana terá reunião para falar do fim das filas do INSS (…) requer fazer concurso, precisamos melhorar bastante coisa nesse país (…)”

Durante entrevista ao Extra, o ex-presidente da autarquia, Glauco Fonseca Wamburg, falou sobre esse pedido encaminhado aos ministérios da Previdência Social e da Gestão e Inovação. Além disso, ele falou, também, que já foi solicitado um novo Concurso INSS, destacando a necessidade de autorizar, pelo menos, para o cargo de Analista, de nível superior, com expectativa de cerca de 1.600 vagas criadas.

No dia 05 de julho, durante coletiva de imprensa, o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, tirou dúvidas sobre a nomeação de excedentes do Concurso INSS. Segundo Stefanutto, a solicitação da nomeação dos excedente já foi encaminhada e, neste momento, o INSS aguarda um posicionamento do governo federal. A expectativa é conseguir nomear mais 250 aprovados e alcançar, na sequência, o cadastro de reserva, que conta com 2.144 pessoas.

“Mais do que processos, o INSS lida com vidas. Hoje temos pouco mais de 18 mil servidores empenhados em atender cada uma dessas vidas. E estamos muito felizes em receber mais servidores na equipe que tenham esse mesmo objetivo, essa mesma essência”, concluiu Stefanutto.

👉Leia também: Concursos INSS: o que você precisa saber antes da aprovação!


Convocação de excedentes do último Concurso INSS autorizada!

A validade do Concurso do INSS de 2022 termina em maio de 2024, podendo ter prorrogação uma única vez, também, de um ano. Sendo assim, é possível a realização de um novo concurso do órgão já na sequencia. Antes mesmo de tomar posse, o presidente eleito, Lula, já havia manifestado a intenção de realizar mais um concurso para o órgão.

Caso o pedido das vagas seja autorizado nos próximos meses, a prova do novo concurso do INSS pode ser realizada ainda no ano de 2023. A possibilidade se deve ao fato do órgão, hoje, estar em déficit de funcionários, o que prejudica o andamento de mais de 7 milhões de processos em todo o Brasil.

Confira a Tabela de processos pendentes disponibilizada pelo Órgão:

Tipo de Serviço Processos Pendentes
Reconhecimento de Direitos1,8 milhões
Recursos2,4 milhões
Demandas Judiciais294 mil
Revisão418 mil
Seguro Defeso793 mil
Certidões40 mil
Apuração de irregularidades640 mil
Manutenção de Benefícios725 mil
Atualização de Cadastro58 mil
TOTAL 7,1 milhões

O pedido do INSS é para o PLOA (Projeto de Lei Orçamentário) de 2024 e inclui o acréscimo de 25% de novos convocados, aumentando, assim, o número para 1.250 novos servidores. Os cargos previstos são de Analista e Técnico do Seguro Social. O pedido deve antes ainda ser encaminhado para analise do Ministério da Previdência para avaliação da viabilidade da solicitação.

👉Leia também: Descubra como o concurso público pode te fazer mudar de vida


Convocação de excedentes do último concurso INSS foi autorizada!

No dia 12 de junho, foi publicada portaria, no DOU (Diário Oficial da União), autorizando a nomeação de 1.000 candidatos aprovados no último certame para preenchimento do quadro de pessoal do INSS. Candidatos aprovados no último certame precisam ficar atentos às movimentações no site da banca.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já havia comunicado em suas redes sociais que a nomeação de excedentes aprovados no último Concurso INSS estava liberada e deveria sair na semana seguinte.

No dia 08 de maio, foi anunciado que o INSS havia solicitado a convocação de excedentes do último concurso. De acordo com a informação, divulgada em reunião da FENASPS (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), foi solicitado acréscimo de 25% em relação às 1.000 vagas ofertadas, ou seja, serão 250 novos nomeados!

Foi ressaltado, também, a situação de déficit de servidores e a importância de fortalecer a carreira, por isso se faz necessário um novo certame para preenchimento das vagas. Então, além do anuncio de convocação de candidatos excedentes, foi divulgado que um novo Concurso INSS está previsto para 2024.

Quer iniciar a sua preparação e sair na frente para conquistar a sua aprovação? Separamos nosso curso GRATUITO para o INSS, confira!

👉Leia também: Por que estudar para o concurso do INSS?


Quando vai sair o próximo concurso do INSS?

Com isso fica a duvida, quando irá acontecer o próximo concurso para o INSS? Levando em consideração as movimentações e declarações de lideres podemos dizer que é bem possível de um novo concurso ocorrer em 2024.

Por isso é importante começar a se prepara agora, para quando o edital ser anunciado você já possuir um base de conhecimento abrangente. Comece usando o último edital como base, e estruture um cronograma de estudos com as matérias abordadas que certamente sua preparação estará garantida.

Déficit de servidores!

O quadro de servidores do INSS apresenta déficit de cerca de 20 mil funcionários. Essa questão causa uma sobrecarga para o número da equipe atual e isso faz com que haja um atraso cada vez maior nas demandas, com essa demora obtemos um resultado visível em todo o país, as enormes filas em frente aos bancos, onde muitas pessoas estão em busca dos seus benefícios.

Assim, a equipe de transição do Governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, procura apresentar diversas propostas para melhorar a situação deste quadro geral, e dentre elas, uma via tomada pelo grupo é um novo concurso.

Mesmo havendo um concurso do INSS ocorrendo neste momento, as vagas ofertadas primeiramente são insuficientes para recuperar o déficit apresentado de cerca de 23 mil profissionais. Além disso, a prova realizada não conta com a carreira de Analista Social, que necessita de nível superior.

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência evidenciam essa enorme queda no número de funcionário como por exemplo no ano de 2018 que contavam com 32.474 e no ano seguinte, 2019, haviam 22.380. Isso mostra como cada vez mais a situação ficou precária em mão de obra.

O próprio Instituto Nacional do Seguro Social requisitou ao Ministério da Economia a abertura de ao menos 7.500 vagas subdivididas entre analistas e técnicos, para que o número de pessoas nas filas pudesse diminuir, o número chega próximo a 1 milhão e 800 mil pessoas.

Mesmo que uma das soluções seja o aumento de serviços virtuais, muitas pessoas não possuem certa afinidade com a internet, sempre levando os beneficiários ao auxílio físico. 

Então, como o próprio ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho disse, é necessário que haja uma melhoria tanto quantitativa quanto qualitativa na equipe. Desse modo, a “bola de neve” não aumenta e os cofres públicos ficam mais seguros quanto ao pagamento retroativo.


Quanto ganha um aprovado no concurso do INSS?

Atualmente, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social recebem um salário de até R$ 5.9085,29, podendo aumentar e chegar até R$ 9 mil. Além do salário, um concursado tem direito a outros benefícios financeiros, garantido por lei. Para conhecer todos esse benefícios leia o artigo: INSS: Qual é o salário do Técnico do Seguro Social.

Entretanto, existe uma nova previsão de que para o próximo concurso do INSS o salário possa ser ainda maior que o valor atual. É previsto que os aprovados, no próximo concurso, ganhem em torno de R$ 7,3 mil.

👉Leia também: INSS: Qual é o salário do Técnico do Seguro Social?


O que pode cair no concurso do INSS?

Com o edital programado para 2024 temos uma janela de estudo. Para quem já vem se preparando, esse é o momento de se dedicar e focar.

Mas caso você foi pego de surpresa e vai começar a estudar agora, não tem problema, ainda é possível começar a se preparar para garantir a sua vaga. Porém, sempre fica a dúvida, por onde começar? Para esclarecer de uma vez por todas, leia a matéria completa sobre o tema, clicando no botão abaixo:

👉Leia também: 4 dicas para se preparar para o concurso INSS?


Importância do INSS para a sociedade!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel crucial na proteção social e no bem-estar da sociedade. Sua importância está relacionada à garantia de direitos previdenciários e assistenciais, oferecendo suporte e assistencial a indivíduos em diferentes fases da vida. Aqui estão três funções importantes do INSS:

  1. Aposentadorias e Pensões: O INSS é responsável por conceder aposentadorias e pensões a trabalhadores que contribuíram para o sistema previdenciário ao longo de suas carreiras. Esses benefícios asseguram uma fonte de renda para idosos e dependentes, contribuindo para a dignidade na terceira idade e para a proteção financeira de famílias.
  2. Auxílios e Benefícios Assistenciais: Além das aposentadorias, o INSS oferece diversos benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Esses auxílios visam proporcionar condições mínimas de subsistência a grupos vulneráveis.
  3. Gestão de Contribuições e Direitos: O INSS administra as contribuições previdenciárias dos trabalhadores e empregadores, garantindo que os recursos sejam utilizados para a concessão de benefícios. Além disso, a instituição é responsável por orientar os segurados sobre seus direitos previdenciários e fornecer informações sobre aposentadorias, salários-maternidade, entre outros.

Conheça a história do Gabriel, um dos aprovados no INSS

O Jovem de 22 anos, nascido e criado no Rio de Janeiro, teve em 2022 a oportunidade de participar da Segunda temporada da Mansão AlfaCon, um projeto onde Evandro Guedes levou para Cascavel-PR jovens que desejavam mudar de vida por meio do concurso público.

E assim fez Gabriel, seguindo todos os direcionamentos e aplicando os métodos de estudos do AlfaCon o carioca realizou a prova do Instituto Nacional do Seguro Social e aprovado foi.

Aqui em nosso blog contamos como foi a jornada de Gabriel até a aprovação e ele compartilhou com a equipe do AlfaCon quais foram os diferenciais durante esse período para que ele obtivesse êxito na realização do seu concurso dos sonhos. Leia a matéria completa:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes