Dicas gerais para Concursos Militares

2161

dicas-gerais-concursos-militares

Você que sonha passar em um concurso militar, confira as dicas que o professor André Arruda preparou para te ajudar a realizar este sonho.

“A preparação para um concurso militar exige dedicação e concentração. Para o aluno que pretende estar preparado e ter agilidade na resolução das questões no momento da prova, uma dica importante é resolver muitos exercícios e provas passadas.

Uma das principais características presente nos editais dos concursos militares é a extensão do conteúdo programático. As provas são, em sua maioria, objetivas e envolvem grande parte do conteúdo do ensino médio.

Os concursos militares englobam sempre prova escrita, avaliação médica e teste de aptidão física. O  teste de aptidão física (TAF) é uma preocupação que deve ser encarada com responsabilidade e planejamento. Se o candidato não é acostumado a realizar atividades físicas, deve começar a se preparar com a devida antecedência. A dica é procurar um profissional da área da Educação Física e realizar um teste inicial para, a partir de então, realizar um treinamento específico para a prova do TAF.

Outra observação importante é que na prova escrita, os candidatos devem obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das matérias ou nota igual ou superior à nota mediana de cada uma das matérias e, ainda, nota igual ou superior a 5,00 na redação do concurso, caso contrário, é eliminado e automaticamente reprovado no concurso. Por isso, deve-se dar a devida atenção para todas as disciplinas no planejamento do estudo.

As principais matérias presentes, em comum, nos concursos militares são: Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Como forma de preparação antecipada, estas são as disciplinas básicas e, como referência, utilize os últimos editais como forma de preparação vocacionada. Abaixo, segue um quadro comparativo das principais Escolas de Formação e seus respectivos endereços eletrônicos para consulta dos editais dos últimos concursos, requisitos e outros dados estatísticos.

Dicas gerais concursos militares

>> Saiba mais sobre o concurso da EsSa – EDITAL ABERTO

>> E também sobre o concurso da EsPCEx – EDITAL ABERTO

Veja, listado abaixo, os principais benefícios da Carreira Militar:

– Estabilidade;

– Férias remuneradas e adicional de férias;

– Movimentação para outras guarnições;

– Possibilidade de realizar cursos e estágios no Brasil e Exterior;

– Plano de Saúde Médico e Odontológico: o militar pode utilizar hospitais e clínicas próprios do Exército, Aeronáutica e Marinha (a qual ele fizer parte), e encaminhado para organizações externas credenciadas se necessário. O plano de saúde não possui carência e tem ampla cobertura;

– Licença para Tratamento de Saúde Própria e de dependentes;

– Ocupação de residência (sujeito à fila de espera e disponibilidade na Guarnição);

– Plano de Carreira;

– Cursos à distância de habilitação em idiomas;

– Convênios com Universidades Particulares para realização de Cursos Superiores à distância; e

– Entre outros.

Uma frase que define a preparação para os concursos na área militar, baseada na concentração, dedicação e persistência é: Foco!

Tenha sempre em mente que você é capaz e sempre procure dar o seu melhor e seu sangue em tudo que você faz. Foco na missão!”

Comentários

comentarios