taf
| | |

Guia Completo para o TAF!

Uma das fases mais importantes dos concursos para carreiras policiais e militares é o TAF. Você sabe tudo o que é necessário sobre essa etapa? Confira dicas e saiba como se preparar!

Diversos concursos, especialmente os que envolvem as carreiras policiais e militares, exigem que os candidatos passem por um Teste de Aptidão Física, também conhecido como TAF, para que o candidato possa conquistar a aprovação final.

É muito comum que essa fase do concurso pegue os candidatos desprevenidos. Isso porque, geralmente, as pessoas se dedicam muito aos estudos teóricos e deixam a preparação física de lado.

Por isso, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o TAF. E, ainda, separamos dicas para te ajudar durante a sua preparação para essa etapa.

👉Leia também: Como funciona o concurso público?


O que é o TAF em concursos públicos?

O Teste da Aptidão Física é uma etapa de caráter eliminatório muito importante, pois é responsável por avaliar se o candidato possui a capacidade de atuar na profissão escolhida. E, é composta por diversos exercícios físicos, que são exigidos de acordo com as atividades do cargo e a legalidade.

É importante que os candidatos leiam com atenção o edital do concurso que irá prestar, a fim de saber quais serão os exercícios cobrados no TAF.

👉Leia também: Como foi o último TAF da PRF?


Quais são os exercícios cobrados no TAF?

Por ser uma etapa importantíssima nos concursos públicos, a preparação é indispensável. Esse preparo envolve o conhecimento do que será exigido no teste, de forma a manter seu corpo treinado para essas atividades.

Geralmente, nos concursos para as carreiras policiais são exigidos os seguintes exercícios:

  • Flexão de braço;
  • Abdominal remador;
  • Corrida;
  • Impulsão horizontal;
  • Natação;
  • Barra fixa.

Os exercícios são os mesmos para homens e mulheres, com as devidas variações que são especificadas no edital do certame. 

👉Leia também: Mulheres policiais: como é ser uma policial feminina?


O que mais reprova candidatos no TAF?

A maior parte das reprovações no TAF estão relacionadas à falta de treinamento e preparo. Além de dedicar-se ao condicionamento físico, é importante que, todos os concurseiros que serão submetidos ao TAF, também se atentem à execução dos exercícios.

Por demandar mais força e técnica para fazer, a barra acaba sendo a mais temida. Porém, a corrida, que é considerada simples, pode vir a ser o motivo de eliminação se não houver o preparo físico e psicológico correto.

👉Leia também: Como é o TAF na Carreira Militar?


Como treinar para o TAF?

Com o treinamento correto e os cuidados ideais com o seu corpo, o seu condicionamento físico será melhorado a cada dia e a aprovação ficará ainda mais perto. Para conseguir atingir esse objetivo é necessário seguir alguns passos:

  • Procure um médico: esse profissional vai poder te auxiliar com indicações de hábitos saudáveis e maneiras de melhorar a sua saúde; 
  • Selecione um preparador físico: com a ajuda de um preparador você conseguirá treinar melhor, atraindo resultados melhores; 
  • Alongamento e aquecimento: nunca se esqueça de alongar e aquecer-se antes e depois do treino, assim você evita lesões e desenvolve melhor seu corpo; 
  • Faça simulações: durante o seu treinamento, faça simulações completas do teste para se preparar ainda mais. 

DICA: uma dica é iniciar o treinamento para o TAF junto com os estudos, dessa forma estruturar o treino diário junto aos estudos.

E, para te ajudar na parte teórica da sua preparação, o AlfaCon temmaterial ideal para você, focado na sua aprovação! Pensando nisso, separamos um curso GRATUITO para você iniciar os seus estudos!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes