como ter disciplina para estudar mais
| | | | | | | | | | |

Não tenho disciplina pra estudar, e agora?!

Estudar não é tarefa fácil, mas com as orientações certas você é capaz de se dedicar e garantir a sua vaga.

Não é todo mundo que possui disciplina para estudar, mas tal qual um novo conteúdo, ter disciplina é algo que pode se aprender. Com as dicas do AlfaCon vai ficar tudo mais fácil.

Não tenho disciplina pra estudar, o que eu faço?

 Não desanime, você certamente não é o único, mas dedicação e constância são a chave para você conseguir dominar o estudo, porém você precisa dar o primeiro passo, então comece agora! Não fique esperando a vontade surgir como mágica, porque isso não irá acontecer. O seu futuro a você pertence.

É possível ter mais disciplina para estudar?

Sim, é possível! É aqui que sua jornada começa, desenvolver a disciplina para estudar é igual correr uma maratona, você não começa correndo 10 quilômetros, você começa correndo 500 metros e aumentando aos poucos até possuir resistência suficiente para correr todo o trajeto.

A disciplina se desenvolve da mesma forma, comece com pequenos períodos de estudo e então vá aumentando gradativamente, até se tornar um hábito.

E-book Grátis

Guia com 70 dicas de língua portuguesa!

Dicas para ter mais disciplina para estudar

Pensando em facilitar essa jornada pra você, o AlfaCon separou os três pilares de como ter mais disciplina para estudar.

  • Dedicação;
  • Constância;
  • Rotina.

Dedicação

 O primeiro pilar é a dedicação, com ele você vai conseguir dominar a disciplina tranquilamente e progredir nos estudos.

Constância

 É melhor estudar constantemente por poucos períodos do que estudar longos períodos de forma inconstante. Esse pilar visa tornar o estudo mais dinâmico e menos maçante, garantindo melhor entendimento e diversão enquanto você aprende.

Rotina

 Um dos pilares mais importantes é a rotina, ela está diretamente ligada à disciplina para estudar, é aqui que você irá desenvolver o hábito de estudar e torná-la comum ao seu dia, até o ponto que será mais uma etapa da sua rotina diária.

Estudo para concurso pode ser dinâmico

Para a rotina não ficar maçante e repetitiva, acrescentar alguns métodos de estudo podem garantir a dinâmica para favorecer a disciplina para estudar.

Metas – Estabeleça metas a serem cumpridas, e recompensas ao fim de cada uma delas. Se você definiu que precisa aprender Estatística e sua meta foi atingida, se recompense, tire uma folga ou coma algo que goste, mesmo que simples, se dê uma recompensa pela conquista.

Método Pomodoro – É um dos métodos mais conhecidos pelos estudantes, nele você estabelece tempo de estudos de 25 minutos com pausas de cinco minutos que intercalam, assim fica mais dinâmico estudar devido ao sistema de recompensa estabelecido de pequenas pausas.

Lugar agradável – Procure um lugar agradável para estudar, livre de distrações, assim seu foco vai aumentar ao mesmo tempo que o ambiente deixa você mais confortável.

Como começar a estudar para concurso?

Separe o material de estudo

É importante possuir material de qualidade e atualizado para garantir que o aprendizado vai ser efetivo.

Divida seus horários

 Tenha horários fixos de estudo, assim seu cérebro vai se acostumando à rotina e o estudo se torna mais dinâmico. Aqui é importante reforçar que se você não possui longos períodos de tempo para se dedicar ao estudo não é problema, estar constantemente estudando em pequenos períodos é melhor que não estudar.

Esteja focado

De nada adianta criar um bom plano de estudo, ter disciplina para estudar e não estar focado. É de extrema importância estar longe de distrações, então desligue o celular e coloque sua atenção nos estudos.

Tenha em mente o seu sonho

 Esse é seu farol guia, tenha sempre em mente o motivo do seu esforço. Faça isso com lembretes diários, um pôster colado na parede, uma imagem de alguém que te motiva, independentemente da forma sempre lembre-se do por que você está nessa batalha.

Junte todas essas dicas e você certamente irá criar a disciplina pra estudar e perseverar nos seus estudos e sonhos.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes