Como começar a estudar para concurso público?

685

O Blog do AlfaCon ouviu o coordenador pedagógico e professor do AlfaCon, Daniel Lustosa, para te ajudar a dar os primeiros passos na direção da tão sonhada vaga na administração pública

Decidir estudar para concurso público significa criar a própria rotina de estudos, escolher materiais atualizados e adotar bons métodos. Não é tarefa fácil. Exige muita organização e ainda é necessário manter a motivação constante para ter disciplina nos estudos e alcançar o objetivo final: a vaga na administração pública.

Para ajudar a traçar seu plano de estudar para concurso público com máxima eficiência, o Blog do AlfaCon ouviu o coordenador pedagógico e professor da AlfaCon, Daniel Lustosa. São muitas as dúvidas que surgem no início. Como estudar? Quantas horas dedicar aos estudos? Quais técnicas adotar? Quais erros não cometer?

O primeiro passo, de acordo com Lustosa, é definir qual área/cargo o futuro concurseiro quer. A partir disso, deve-se procurar as principais informações sobre essa área/cargo para poder organizar os estudos a partir dessas informações.

👉 Leia mais: Raciocínio Lógico para Concursos: 6 exercícios resolvidos e comentados

💡📚 Conheça nosso material para Raciocínio Lógico Matemático: Combo RLM

Mas, ainda de acordo com o professor Daniel Lustosa, o começo dos estudos deve ser pela disciplinas básicas que estão presentes em praticamente todos os concursos. São elas:

  • Português
  • Matemática e raciocínio lógico
  • Informática
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Comece devagar e, principalmente, com constância; vá aumentando o ritmo até chegar no ponto que o aluno considera ideal. Comece também com uma matéria por dia, depois coloque duas matérias, já conciliando matérias básicas com matérias específicas do cargo”, orienta o especialista.

👉 Leia mais: Concurso PM SP: como preparar um plano de estudos?

5 passos para começar a estudar para concursos

Não existe uma fórmula mágica, mas um bom planejamento de estudos, que deve ser dentro de uma realidade acessível do aluno. “Não adianta querer estudar por 6 horas se o concurseiro tem apenas 2 horas livres. Também é certo que de 2 a 3 horas por disciplina/matéria, e conciliando teoria com exercícios, o resultado positivo logo vem!”, diz o professor.

Para Daniel Lustosa, o principal erro é que muitos concurseiros cometem ao iniciar sua jornada de preparação é “atirar para todo lado”. “Isso ‘ferra’ qualquer planejamento”, afirma o professor do AlfaCon, que indica como primeiro passo a definição de um objetivo. A partir disso, é ter organização e constância.

👉 Leia mais: Como estudar Português para concursos sem uma base de ensino fundamental e médio?

O segredo do sucesso em concursos é organizar e manter a constância. Para manter a motivação – sabemos que hora ou outra não estaremos tão no pique -, basta lembrar porque você está/decidiu estudar. E, além disso, descansar para voltar no pique total. O descanso é tão importante quanto o estudo, só não pode descansar demais”, salienta o professor, que elaborou esses cinco passos básicos para tornar o início da preparação eficiente.

  1. Definir o que quer (qual área, qual cargo)
  2. Procurar todas as principais informações sobre sua área/cargo
  3. ORGANIZAR os estudos baseado no que você quer
  4. Começar devagar e aumentar o ritmo dos estudos à medida que for melhorando, mantendo principalmente a CONSTÂNCIA
  5. Conciliar teoria (conteúdo, aula, vídeo aula, apostila, PDF, livros) com prática (exercícios, provas anteriores)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here