Você vai começar a estudar para carreiras policiais ou já iniciou a sua preparação, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o mundo dos concursos públicos nesta área? Sendo assim, está na matéria certa!
| |

5 dúvidas importantes sobre carreiras policiais

Esclareça questões sobre a profissão de policial, o processo de estudos e detalhes dos concursos que envolvem a área

Você vai começar a estudar para carreiras policiais ou já iniciou a sua preparação, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o mundo dos concursos públicos nesta área? Sendo assim, está na matéria certa!

Selecionamos 5 dúvidas importantíssimas e que você precisa saber a respeito das carreiras policiais. As perguntas, enviadas pelos seguidores do AlfaCon nas redes sociais, foram esclarecidas com a ajuda dos professores Alexandre Soares e Leone Maltz. Veja a seguir:

1 – Quais são as principais características esperadas de um policial?

De acordo com o professor Leone, uma das características esperadas de um policial é que ele “se comporte diferente do padrão”. O profissional precisa ter capacidade de raciocinar rápido, atuar sob pressão e ficar sempre atento quando estiver nas ruas, com um olhar apurado para o que está acontecendo.

“Atualmente, espera-se ainda que o policial não tenha somente força, mas também técnica, inteligência e vontade para agir”, afirma.   

2 – Sou iniciante no universo de concursos. Por onde devo começar a estudar para carreiras policiais?

Se você é novo no mundo dos concursos públicos e está começando do zero os estudos para carreiras policiais, a dica do professor Alexandre é iniciar sempre pelas matérias básicas, que são aquelas disciplinas que estão presentes em todos os certames. São as seguintes: 

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio lógico-matemático;
  • Matemática; e
  • Informática.

Esse é o caminho para começar. Ao adquirir um bom domínio dessas matérias básicas, você pode partir para as específicas, a exemplo de Direito Penal, Administrativo e Processo Penal.

Leia mais: Por quais matérias começar a estudar para concursos?

3 – Preciso ser formado para fazer o concurso da PF e o da PRF?

A resposta é sim, concurseiro. Você precisa ser formado em um curso superior. No caso da PRF, é exigido curso superior em qualquer área para atuar como policial rodoviário federal. 

Já na PF, as funções de agente, escrivão e papiloscopista pedem graduação em qualquer área de formação, enquanto para o cargo de delegado é preciso ser formado em Direito e ainda ter experiência mínima de três anos em atividade jurídica ou policial.

Para todos os cargos, tanto da PF quanto da PRF, também é exigido que os participantes tenham Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B” ou acima.

4 – Estudo para a PF e PRF. Também é possível estudar ao mesmo tempo para outros concursos da mesma área? Se sim, como devo fazer?

Sim, isso é possível. Segundo o professor Alexandre, a partir do momento que você começa a estudar para um concurso, você automaticamente está estudando para todos. “Por mais que haja cobranças diferentes porque as provas são feitas por bancas distintas, algumas matérias não variam. Língua Portuguesa vai ser sempre a Língua Portuguesa, Informática vai ser sempre Informática, isso não muda”, explica.

E como você deve fazer? Não há outro caminho a não ser estudar e estudar mais. “Estudar com o direcionamento de um curso, como o AlfaCon, que vai lhe dar todo o caminho das pedras para um estudo perfeito, com mentores, caderno do aluno, aulas programadas, exercícios de fixação, exercícios de concurso. E assim o sucesso vai chegar”, destaca Alexandre. 

5 – Como são os cursos de formação de policiais?

“Os cursos de formação das polícias federais são bastantes puxados, pois trabalham o tempo inteiro o psicológico do aluno”. Quem afirma isso é o professor Leone. 

Ele explica que, no curso, há treinamentos para técnicas, força, agilidade, resistência, entre outras habilidades. O candidato também vai enfrentar Testes de Aptidão Física (TAF), que são eliminatórios, provas objetivas e práticas de outras disciplinas, como Armamento e Tiro. 

“O curso de formação deixa o aluno realmente preparado para enfrentar o perigo urbano, proteger a sociedade e, sobretudo, voltar para casa vivo”, comenta. 

Você ainda tem outras dúvidas? Envia para nós pelas redes sociais do AlfaCon!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes