Há alguns erros podem atrapalhar e atrasar muito o seu caminho até o tão desejado cargo público
|

6 erros básicos que prejudicam os estudos para concursos

Não ter um plano de estudos e começar a se preparar só com o edital aberto são algumas falhas que você não deve cometer

Se você está se preparando para concursos públicos, precisa saber que há uma série de erros que podem atrapalhar e atrasar o seu caminho até a tão sonhada aprovação. Dessa forma, para lhe ajudar a conquistar o seu objetivo, separamos 6 erros básicos que prejudicam qualquer concurseiro. Veja cada um deles abaixo e preste atenção para jamais cometê-los. Vamos lá?

#1 – Não ler o edital

Esse é o principal erro que pode afetar o seu desempenho nas provas. Quando você não lê o edital, você não pega o conteúdo correto que o exame cobra nem o peso que é atribuído para cada matéria e, consequentemente, não consegue montar uma estrutura de estudos que seja ideal para aquele certame. Portanto, ler o edital, assim que for disponibilizado, deve ser tarefa obrigatória se você realmente deseja ser aprovado.

#2 Resolver questões de outras bancas

Lembre-se sempre que cada banca organizadora cobra uma mesma matéria de um jeito diferente da outra. Por exemplo, o Cebraspe elabora questões no estilo “certo” ou “errado”, enquanto a Fundação Carlos Chagas traz questões mais extensas, com alternativas de “a” até “e”. São dois perfis que mudam muito na hora de realizar as provas. Se você não treinar e não saber o que esperar da banca, você não está preparado. 

| Estude para concursos de graça com o AlfaCon! |

#3 Usar materiais diferentes da mesma disciplina

As pessoas insistem em querer estudar por excesso de material. Você não precisa de excesso nem estudar em vários materiais ao mesmo tempo. Direito Constitucional vai continuar sendo Direito Constitucional. É só você aprender o conteúdo e pautar em questões. Sendo assim, escolha o curso preparatório em que você melhor se adapta. Pode ser o que tem videoaula e PDF, que é a estrutura do AlfaCon, com mais livros físicos. Ou pode ser só PDF ou somente videoaula. Cuidado para não acumular materiais e os seus estudos ficarem infinitos.

#4 Não ter um plano de estudos

A pior falha de quem está se preparando para concursos é não ter um plano de estudos. Portanto, depois que você escolher a carreira que quer seguir, liste as matérias exigidas pelos certames para aquela carreira e coloque-as em um plano. Defina quais dias e quantas horas vai estudar, quando vai assistir a videoaulas, se vai estudar por PDFs e os horários de fazer exercícios e revisões, por exemplo. 

#5 Estudar apenas com edital aberto 

Se você iniciar os estudos só quando o edital estiver aberto, você vai ter muita matéria acumulada para aprender em 60 ou 70 dias apenas. Não dá tempo de estudar do zero. Por isso, comece a estudar antes do edital. Depois que ele for disponibilizado, você vai fazer mais revisões e refinar os estudos. 

| Inscreva-se no canal do AlfaCon e tenha acesso a conteúdos exclusivos! |

# 6 Não fazer simulados

Quem não treina, não joga bem! Os simulados são uma ferramenta de acompanhamento dos seus estudos e controle de provas. Serve, por exemplo, para você extrair informações valiosas, como os seus conhecimentos em determinada disciplina, rendimento global e, sobretudo, o assunto em que você está pecando mais. Nunca deixe os simulados de fora da sua preparação. Quer saber com que frequência realizá-los? Confira na matéria Preparação para concursos: a importância dos simulados.

Gostou das dicas? Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre cada uma delas com o CEO do AlfaCon, Evandro Guedes, e coloque-as em prática!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes