Cebraspe: conheça as principais características da banca

1346

Entender o perfil da banca organizadora do certame é importantíssimo para não ser surpreendido na prova

Uma das mais famosas e antigas bancas de concursos públicos, o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é temido por muitos concurseiros por conta do seu sistema de pontuação diferente e questões mais complexas. Segundo professores, ela é considerada uma das bancas mais difíceis mesmo.

Dessa forma, se o Cebraspe é quem vai organizar o concurso que você deseja ser aprovado, é muito importante conhecer o perfil dele antes da prova para não ser surpreendido. E são essas informações que trazemos aqui. Vamos lá?

 Estude para concursos de graça com o AlfaCon!

Principais características do Cebraspe (antigo Cespe/UnB)

De acordo com o professor Lustosa, coordenador pedagógico do AlfaCon, essa banca tem três características marcantes:

  • O Cebraspe tem duas formatações nas cobranças das questões. Uma delas é a forma padrão das demais bancas, ou seja, múltipla escola. Já a outra é a de “certo” ou “errado”. Nessa última, a banca faz uma afirmação ou negação no texto e o candidato tem que dizer na resposta se está “certo” ou “errado”;
  • Sistema de pontuação em que uma questão errada anula uma questão certa no formato de provas em que as respostas são “certo” ou “errado”;
  • Presença de enunciado com várias questões baseadas nesse mesmo enunciado nas provas de “certo” ou “errado”.

Questões e redação

As provas no formato “certo” ou “errado” do Cebraspe geralmente contam com 120 questões, mas dependendo do concurso pode ter 100 ou 150. Já nos exames de múltipla escolha, a quantidade de questões vai de 60 a 80.  

 Inscreva-se no canal do AlfaCon e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Essa banca também costuma ter uma prova de redação. Os temas, por sua vez, podem ser técnicos, com assuntos sobre o cargo/área do concurso, ou de atualidades, parecido com os vestibulares. Mas isso varia muito conforme o certame.

É possível chutar na prova do Cebraspe?

De acordo com Lustosa, sim, é possível, especialmente nas provas de “certo” ou “errado”. “Mas o concurseiro tem que estar muito consciente do que fez nas questões que ele tem certeza do gabarito para poder ajustar as respostas das questões que ele tem dúvidas”, destaca o professor.

Clique aqui e confira os concursos que tem o Cebraspe como banca

Dicas para enfrentar a prova

Para quem vai prestar concursos realizados pelo Cebraspe, a principal dica do coordenador pedagógico do AlfaCon é fazer muitas provas anteriores para saber como a banca pode cobrar as questões. Segundo ele, as “ideias se repetem bastante”.

Lustosa ainda orienta o candidato a ficar atento com as pegadinhas que podem aparecer nos enunciados, além de tomar cuidado com o “chute” nas questões que tem dúvidas. 

E para complementar seus conhecimentos sobre a banca Cebraspe, assista ao vídeo abaixo com dicas preciosas de Evandro Guedes!

Bons estudos e boa sorte, concurseiro!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |