Cebraspe
| |

Cebraspe: conheça as principais características da banca!

Conhecer o perfil da banca organizadora do concurso é essencial para obter melhor resultado na prova

Uma das mais antigas e famosas bancas organizadoras de concursos públicos é o Cebraspe (antigo Cespe/UnB)! Essa banca é temida por muitos concurseiros devido ao seu sistema de pontuação diferente e questões mais complexas. E, segundo nossos professores, ela é considerada uma das bancas mais difíceis mesmo, fazendo jus à sua fama.

Dessa forma, se o Cebraspe será responsável por organizar o concurso qual você deseja ser aprovado, é extremamente importante conhecer o perfil dele antes da prova para não ser surpreendido e, assim, obter um resultado melhor. Por isso, separamos as informações essenciais sobre a banca e como se preparar para os concursos organizados por ela.

👉Leia também: Como funciona o concurso público?


O que é a banca Cebraspe?

O Cebraspe, também conhecido como Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, é uma instituição brasileira especializada na organização e realização de concursos públicos, processos seletivos e avaliações educacionais. A organização é conhecida por seu rigor na condução desses processos e na maneira de medir o conhecimento/habilidades dos candidatos.

É reconhecido por desenvolver uma abordagem de avaliação conhecida como “certo ou errado”, que visa reduzir a subjetividade na correção e aumentar a transparência no processo de avaliação.

👉Leia também: Vunesp: conheça as principais características da banca!


Quais são as principais características da banca Cebraspe (antigo Cespe/UnB)?

De acordo com o o professor e coordenador pedagógico do AlfaCon, Daniel Lustosa, essa banca tem três características marcantes:

  • O Cebraspe tem duas formatações nas cobranças das questões. Uma delas é a forma padrão das demais bancas, ou seja, múltipla escolha. A outra seria “certo” ou “errado”. Nessa última, a banca faz uma afirmação ou negação no texto e o candidato deverá apontar na resposta se está “certo” ou “errado”;
  • Sistema de pontuação em que uma questão errada anula uma questão certa, no formato de provas em que as respostas são “certo” ou “errado”;
  • Presença de enunciado com várias questões baseadas nesse mesmo enunciado, nas provas de “certo” ou “errado”.

Como são as questões e a redação?

As provas no formato “certo” ou “errado” do Cebraspe, geralmente, contam com 120 questões, mas dependendo do concurso pode ter 100 ou 150. Já nos exames de múltipla escolha, a quantidade de questões vai de 60 a 80.

A banca costuma, também, avaliar os candidatos por meio de uma prova de redação. Os temas, por sua vez, podem ser técnicos, com assuntos sobre o cargo/área do concurso, ou de atualidades, parecido com os vestibulares.

👉Leia também: Veja exemplos de exercícios da banca Cebraspe


É possível chutar nas provas do Cebraspe?

De acordo com Lustosa, sim, é possível, especialmente nas provas de “certo” ou “errado”.

“Mas o concurseiro tem que estar muito consciente do que fez nas questões que ele tem certeza do gabarito para poder ajustar as respostas das questões que ele tem dúvidas”, destaca o professor.

👉Leia também: Como saber qual matéria priorizar para estudar?


Dicas para enfrentar as provas elaboradas pela banca!

Para quem vai prestar concursos realizados pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB), a principal dica do coordenador pedagógico do AlfaCon é: fazer muitas provas anteriores para saber como a banca pode cobrar as questões. Segundo ele, as “ideias se repetem bastante”.

Lustosa ainda orienta o candidato a ficar atento com as pegadinhas que podem aparecer nos enunciados, além de tomar cuidado com o “chute” nas questões que tem dúvidas.

E para complementar seus conhecimentos sobre a banca, assista ao vídeo abaixo com dicas preciosas de Evandro Guedes!

Qual a diferença entre a banca Cespe e Cebraspe?

A resposta é simples: não existe diferença. Isso porque no ano de 2013 o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação de Promoção de Eventos (Cebraspe) assumiu as atribuições da Cespe/UNB.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes