Guia de como fazer um MAPA mental para estudar!
Um bom mapa mental pode facilitar o seu aprendizado e deixar a rotina de estudo mais dinâmica e agradável, saiba como fazer!
Estudar para concursos requer técnicas que facilitem o aprendizado. Uma técnica conhecida é mapa mental, também conhecido como organograma. Os mapas mentais servem para representar ideias e conceitos que se relacionam com determinado conteúdo e partem de uma ideia central, uma palavra-chave.
É comum que algumas pessoas tenham maior dificuldade de aprendizado e outras menos, porém no mundo dos estudos, existem diversas formas de aprender, só precisamos descobrir qual delas é a melhor para você e qual delas vai te fazer aprender com mais facilidade. Quem sabe essa seja a sua!
Por isso, reunimos 7 dicas simples de como fazer um bom mapa mental, que você vai conhecer ao longo desta matéria!
Leia também: Guia Completo: o que estudar para concurso público
Como fazer um mapa mental? Confira 07 dicas simples!
#1 – Use um folha na horizontal!
Com a folha na horizontal você tem mais espaço para organizar o mapa mental, se necessário use mais de uma, o foco aqui é organizar, independe do tanto de folhas necessárias.
#2 – Tenha diferentes cores de caneta!
Utilizar marcadores ou canetas de diferentes cores torna a visualização do mapa mental e dos objetivos mais claras. Então, separe no mínimo três cores diferentes para organizar tudo.
#3 – Comece pelo meio!
Utilize o centro da folha para iniciar o mapa mental, e, a partir dai, comece a escrever os sub-temas relacionados a palavra-chave central.
Exemplo:
#4 – Use letras de forma!
Essa não é regra, porém facilita o entendimento e a visualização. Usar as letras de forma auxilia na legibilidade e uniformidade do mapa mental.
- Legibilidade: As letras de forma são geralmente mais claras e nítidas do que a escrita cursiva, tornando o texto mais fácil de ler, especialmente para pessoas com dificuldades de leitura ou visão.
- Uniformidade: As letras de forma são mais consistentes em termos de tamanho e formato das letras, o que ajuda a manter um padrão visual e evita confusão de caracteres.
#5 – Separe o tema do MAPA MENTAL!
Tudo deve começar pelo início. Então, antes de começar a criar, siga os passos abaixo para se organizar e começar a criar o mapa mental:
- Escolha a matéria;
- Depois escolha o assunto;
- Em seguida, os tópicos mais importantes;
- Por fim, os subtópicos.
Exemplo:
#6 – Faça ramificações!
Partindo da palavra-chave central, crie ramificações dos temas, diferenciando com cores e utilizando setas para fazer a conexão e saber da onde as palavras estão partindo e para onde o tema leva.
Exemplo:
#7 – Tudo está conectado!
Agora você tem todas as ferramentas, basta ir conectando os assuntos de forma que faça sentido para você.
Depois disso, é hora de por a mão na massa! O primeiro pode não ficar do jeito que imaginou, mas lembre-se de que tudo é questão de prática, por isso, faça e refaça seu mapa mental até atingir o resultado que deseja. E, eu te garanto: isso vai te ajudar muito na hora de revisar o conteúdo.
Lembre-se que, existem diversos métodos que deixam o estudo dinâmico e que podem ser melhores para você adaptar ao seu método de ensino.
Leia também: Como funciona o método pomodoro de estudos?