o que estudar para concurso público
| |

Guia Completo: como saber o que estudar para concurso público?

Nesta matéria vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para começar seus estudos e garantir a sua aprovação em concurso público!

Conseguir um emprego estável e bem remunerado é o sonho de muitos brasileiros. Os concursos públicos oferecem essa oportunidade. Mas para alcançar o sucesso, é essencial um estudo estruturado e focado. Neste guia, exploraremos os passos fundamentais sobre o que estudar para concurso público e como se preparar de forma eficaz.

Além do nosso artigo, outra coisa que pode te ajudar é o nosso Manual do Concurseiro Iniciante que você pode baixar gratuitamente clicando no botão abaixo:


Como saber o que cai na prova para concurso público?

Escolha o Concurso Desejado

Antes de começar a estudar, é crucial escolher o concurso público adequado ao seu perfil e objetivos. Pesquise as vagas disponíveis, os requisitos e as áreas de atuação. Avalie seus interesses e habilidades para direcionar sua preparação.

👉Leia também: Qual concurso combina comigo?

Entenda o Edital

O edital é o guia completo do concurso, detalhando os assuntos que caem na prova. Analise-o minuciosamente para saber quais tópicos estudar e qual a proporção de questões para cada matéria. Isso direcionará seus esforços de maneira mais eficiente e ajudará na construção do seu cronograma de estudos.

👉Leia também: Edital Concurso Público: entenda a importância de ler

Organize um Cronograma de Estudos

Um cronograma bem planejado é essencial para manter o foco e a disciplina. Divida suas matérias de estudo em períodos de tempo específicos, priorizando as áreas com maior peso na prova e garantindo tempo para revisões. Adapte-o da maneira que ficar melhor para você conciliar com suas demais obrigações.


O que estudar para concurso público?

Matérias Básicas e Específicas

Geralmente, os concursos cobram matérias básicas, como Português, Matemática e Raciocínio Lógico. Então, comece por essas matérias e pelas matérias de maior peso, de acordo com o cargo desejado. Caso o edital ainda não tenha sido publicado, estude pelo último, mas não espere o edital sair para iniciar os estudos, cada minuto importa. Dê atenção a ambas as categorias e ajuste o tempo de estudo conforme a relevância e sua disponibilidade.

👉Leia também: Não tenho disciplina pra estudar, e agora?!


Como estudar para concurso público?

Faça Revisões Regulares

A revisão é uma parte crucial da preparação para concursos. Reserve tempo para revisar regularmente o que já foi estudado, reforçando o conhecimento e identificando áreas que precisam de mais atenção.

Treine com Questões e Simulados

Resolver questões e fazer simulados ajudará você a testar os seus conhecimentos e analisar onde precisa melhorar, além de contribuir para fixar o conteúdo estudado. Simulados ajudam, também, na sua preparação emocional e psicológica, contribuindo para que você ganhe confiança e esteja preparado para o dia da prova.

👉Leia também: Guia completo de como estudar online

Tenha um Material de Estudo de Qualidade

Ter um material de qualidade, elaborado por quem mais entende do assunto, e professores qualificados fazem toda a diferença na hora de estudar. O AlfaCon pode te proporcionar isso, nós já ajudamos mais de 277 mil alunos a serem aprovadas em concursos públicos. Aliando isso à sua dedicação, a sua aprovação estará mais próxima do que você imagina. Por isso, separamos um curso GRATUITO para você dar início na sua preparação!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes