Concurso Campina Grande: como estudar para a área de Enfermagem
|

Concurso Funsaúde CE: o que estudar para a prova

Prova da Funsaúde CE pode ter perfil diferentes dos últimos anos! Confira tudo o que você precisa saber!

O concurso da Funsaúde CE (Fundação Regional de Saúde do Ceará) está com inscrições abertas para vagas nas áreas administrativa, médica e assistencial, sendo a última com mais de 4 mil vagas para os cargos de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem.

Se você está estudando ou tem interesse em concursos da área da Saúde, essa é a sua chance de conquistar uma das milhares de vagas oferecidas neste certame! Para te ajudar a otimizar tempo e planejar seus estudos de maneira objetiva, vamos mostrar ao longo do texto quais assuntos mais caem nesse concurso e de que forma você deve se preparar pensando em ter um excelente resultado na prova. Confira tudo a seguir!

Como funciona o concurso?

De acordo com o edital da banca responsável pela prova, a FGV, o concurso tem uma única etapa, composta pela prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Para o cargo de Enfermeiro, que é de nível Superior, a prova traz 70 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, e uma nota máxima de até 100 pontos. Já para o cargo de Técnico de Enfermagem, que é de nível Médio, serão 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, e uma nota máxima que pode chegar até 90 pontos.

Uma prova é aplicada para cada cargo, com quantidade de questões diferentes. No entanto, as matérias cobradas na prova objetiva são as mesmas, sendo divididas da seguintes forma:

Enfermeiro: 

Módulo I – Conhecimentos Básicos (30 questões)

  • Língua Portuguesa – 10 questões (peso 1);
  • Raciocínio Lógico – 10 questões (peso 1);
  • Atualidades – 10 questões (peso 1)

Módulo II – Conhecimentos e habilidades específicas (40 questões)

  • Legislação SUS – 10 questões (peso 1);
  • Área Específica – 30 questões (peso 2)

Técnico de Enfermagem: 

Módulo I – Conhecimentos Básicos (30 questões)

  • Língua Portuguesa – 10 questões (peso 1);
  • Raciocínio Lógico – 10 questões (peso 1);
  • Atualidades – 10 questões (peso 1)

Módulo II – Conhecimentos e habilidades específicas (30 questões)

  • Legislação SUS – 5 questões (peso 2);
  • Área Específica – 25 questões (peso 2)

O candidato que pensa em fazer o exame para Técnico de Enfermagem, precisa acertar, no mínimo, 9 questões do Módulo I e 12 questões do Módulo II. Quem pensa em concorrer para a vaga de Enfermeiro, por sua vez, é necessário acertar, no mínimo, 9 questões do Módulo I  e 16 questões do Módulo II.

Agora que você conhece as disciplinas e a maneira como a prova será corrigida, fica mais fácil saber o que precisa estudar, certo? Nem tanto. Mas não se preocupe! Aqui no AlfaCon você encontrará tudo o que é preciso para conseguir sua aprovação.

Como são muitos os assuntos que precisam ser estudados, separamos aqueles que possuem uma chance maior de cair na prova. Você pode começar seu plano de estudos começando por eles.

O que preciso estudar para passar no Concurso Funsaúde CE?

Por mais que os concursos públicos da área da Saúde cobrem conhecimentos básicos muito parecidos, o que pode parecer fácil em um primeiro momento, o Coordenador de Carreiras da Saúde, Elton Chaves, destaca que os exames mais recentes para as áreas da enfermagem têm apresentado uma tendência na maneira de cobrar os conteúdos.

“TENHO NOTADO UMA MUDANÇA NO PADRÃO DAS ÚLTIMAS PROVAS. ESTÃO COMEÇANDO A COBRAR MAIOR CONTEÚDO SOBRE PORTARIAS E DIRETRIZES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E DE SEUS RESPECTIVOS ÓRGÃOS INTERNOS”.

Ou seja, os conteúdos estão cada vez mais detalhistas. As provas estão deixando de cobrar conceitos para portarias e legislações do Ministério da Saúde. Segundo Elton, para uma boa preparação para a prova objetiva do concurso, é muito importante estudar a teoria de todas as disciplinas que são cobradas no certame, além de exercitar os assuntos, resolvendo diversas questões.

Para auxiliar você na sua preparação para o Concurso Funsaúde CE, o AlfaCon, curso que mais aprova no Brasil, tem diversos cursos, inclusive gratuitos, e apostilas completas totalmente focados no certame.

Bons estudos e conte com a gente!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes