o lendário ninja do tomate
|

Como funciona o método pomodoro de estudos?

Conheça a técnica mais eficiente para otimizar e alavancar seus estudos!

Já sabemos que seu sonho é passar em um concurso, ter estabilidade e uma boa remuneração, não é? Hoje você vai conhecer o método pomodoro de estudos, a técnica mais eficiente para se preparar para um concurso público.

Te mostrei no post passado o que você deve fazer para ser uma pessoa organizada nos estudos pra concursos públicos, e agora vamos nos aprofundar nessa técnica que já ajudou mais de 250.000 concurseiros a passarem na prova almejada com a ajuda do AlfaCon.

Mas o que é que faz desta, uma técnica tão boa? É o que eu vou te contar!

Depois de ler esse texto eu vou:

  • Estudar muito melhor?
  • Otimizar meu tempo?
  • Aplicar a técnica em videoaulas e também livros?

Sim!!! Sempre sim!!! Você virará o “ninja do tomate”!!!!

“Mas, Mateus, ninja do tomate? É sério isso?” SIM! Você ainda nem sabe, mas quer se tornar o ninja do tomate! Só não te conto agora o motivo pelo qual você vai querer porque não gosto de spoiler, não vou estragar a surpresa!

Então vem comigo que vou te mostrar tudo sobre a Técnica Pomodoro de estudos.

Da onde surgiu a metodologia?

O método pomodoro de estudos foi criado por Fracisco Cirillo no final dos anos 80, estruturado por processo, ferramentas, princípios e valores para aprender a lidar com o tempo e o transformar num forte aliado para aumentar sua produtividade.

Francisco Cirillo nos conta a história do porquê ele criou essa metodologia:

“Estudei na universidade em 1987 e tive que fazer o exame de sociologia. Não conseguia manter minha mente focada no meu livro. Estava constantemente me distraindo.”

Foi aí que decidiu se propor um desafio:

“Fiz uma humilde aposta comigo mesmo: você pode manter o foco por dois minutos sem distração? Fui até a cozinha, peguei um cronômetro e voltei para minha mesa. O cronômetro era vermelho e em forma de Pomodoro (tomate em inglês). Dei corda em dois minutos e comecei a ler meu livro. Quando o cronômetro tocou, eu tinha ganhado minha aposta contra o tempo.”

O método Pomodoro realmente ajuda nos estudos?

Quem responde é o próprio criador, Cirillo, que continuou o experimento depois do primeiro resultado:

“Aumentei gradualmente a quantidade de tempo quando ajustei o cronômetro. Cheguei a uma hora, mas era muito.”

“Ali, naquela mesa, em setembro de 1987, eu ainda não tinha percebido, mas pela primeira vez consegui fazer do tempo um aliado”

“Exatamente no momento em que o tempo parecia ser um predador tão cruel para mim, consegui parar diante dele e, ainda com medo, fazer esta pergunta simples:

Como você, tempo, pode ser útil para mim agora?

técnica cronometro pomodoro relógio
Exemplo de um cronômetro para usado para a técnica

“Pela primeira vez usei o tempo em vez de fugir dele. Resolvi usar o tempo, gastá-lo para fazer uma pausa, favorecer meus processos mentais, permitir que minha mente organizasse as informações adquiridas no tempo de trabalho e me colocar na melhor situação para iniciar meu próximo Pomodoro”.

Como a técnica Pomodoro é aplicada?

Resumidamente essa técnica funciona assim:

  • Escolha uma disciplina;
  • Defina o temporizador para 25 minutos;
  • Trabalhe na tarefa até o temporizador tocar e, em seguida, marque sua folha de papel;
  • Faça uma pequena pausa (comece com 5 minutos);
  • A cada 4 ciclos, faça uma pausa maior.

É este conjunto de práticas, técnicas e ferramentas que compõem a Técnica Pomodoro.

Não deixe o tempo se tornar seu maior inimigo, quando ele pode sim ser o seu maior aliado.

Quando posso aplicar o método Pomodoro?

Tempo: aliado ou inimigo cruel?

Ao lidar com o tempo, existem várias situações em que ele pode aparecer como um predador cruel.

Enquanto você está estudando, o tempo pode aparecer em sua mente na forma de pensamentos como:

  • Vou dar uma olhadinha rápida aqui no Instagram.
  • Pizza! Pizza! Pizza!
  • Por que você não começa a estudar aquela outra matéria?
  • Você deveria ter começado antes…
  • Você quer fazer uma pausa… agora? Com ​​todas as coisas que você tem para estudar?
  • Você está indo muito bem em direito constitucional… não pare agora;
  • Você está indo muito mal em matemática… não pare agora.

Em cada uma dessas situações, o tempo aparece como um predador cruel e suas respostas são disfuncionais. Para cada uma delas, a melhor forma de lidar é contar com técnicas, é aí que entra o método Pomodoro.

Como aplicar o método em meus estudos?

É muito importante definir horários para pausas para que você evite, por exemplo, levantar-se para ir ao banheiro o tempo todo, ou olhar seu celular de 5 em 5 minutos.

Ao saber que você terá em breve um tempo reservado para suas distrações, você conseguirá se controlar muito melhor e focar-se em produzir no momento de produzir.

Para iniciantes ou pessoas com baixa capacidade de concentração, recomendam-se intervalos de 25 minutos (sem celular, Instagram, WhatsApp, família, nada!), com 5 minutos de descanso livre.

À medida que for progredindo, você poderá aumentar a duração dos seus intervalos conforme a tabela abaixo:

tabela de ciclo de estudos
Progressão de ciclos de estudo para cada tipo de aluno
Para te ajudar, confira a plataforma online com um timer, ele é baseado na técnica pomodoro e serve para você otimizar seu tempo: clique aqui.

Mas e se precisar parar meus estudos?

Durante o tempo em que o relógio estiver rodando, você não poderá fazer nada além de estudar. Caso precise urgentemente se ausentar, deverá pausar o cronômetro.

Como eu uso o método Pomodoro em videoaulas?

A metodologia pode ser utilizada em seus estudos em videoaulas também.

A cada bloco de 30 minutos de aulas, faça uma pequena bateria de questões, seguida de uma pequena pausa de 5 minutos, então vá para a próxima videoaula.

Durante seu descanso, aproveite para ir ao banheiro, encher sua garrafa d’água e até ver o WhatsApp, mas quando o relógio tocar novamente, pare o que estiver fazendo imediatamente e volte aos estudos.

Além disso, a cada quatro ou cinco ciclos, faça uma pausa maior. Aproveite para fazer seus exercícios físicos (como ir correr na rua) e suas obrigações domésticas.

Se quiser começar a testar o método Pomodoro agora mesmo, aproveite, porque não faltam opções de concursos públicos pra garantir uma das vagas.

É possível conquistar aprovação com o método Pomodoro?

Com consistência, em duas semanas, rigidamente regradas, o aluno criará disciplina e seu corpo e cérebro naturalmente se acostumarão com a rotina, tornando o ato de estudar mais natural. (Lembra-se do ato de escovar os dentes? Será exatamente a mesma coisa).

Na verdade, depois de criado o hábito, você sentirá falta de estudar se eventualmente tiver que se ausentar dos cadernos, exatamente da forma como nos sentimos estranhos ou culpados se deixamos de escovar os dentes pela manhã.

Depois de tudo isso você se tornará o maior “ninja do tomate” que o mundo do concurso já viu! E aí está na hora de acrescentar outras técnicas que podem ajudar a acelerar a sua preparação, por exemplo a leitura dinâmica, que pode agilizar sua rotina de estudos.

E o AlfaCon… consegue me ajudar?

A resposta é:

LÓGICO QUE SIM!

O Sou +, curso mais completo do AlfaCon, reúne tudo o que você precisa em um único lugar, você pode contar com ele para todos os momentos e em todos os lugares – sim, dá pra estudar de qualquer local.

Além disso, o Sou + organiza seus estudos, começando com a sua escolha de qual concurso quer fazer até o seu cronograma diário de estudos.

Já entendeu como o método Pomodoro funciona e quer colocar em prática tudo o que aprendeu estudando para o concurso público dos seus sonhos?

Clique aqui e estude GRATUITAMENTE.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes