mapa mental
| |

Guia de como fazer um MAPA mental para estudar!

Um bom mapa mental pode facilitar o seu aprendizado e deixar a rotina de estudo mais dinâmica e agradável, saiba como fazer!

Estudar para concursos requer técnicas que facilitem o aprendizado. Uma técnica conhecida é mapa mental, também conhecido como organograma. Os mapas mentais servem para representar ideias e conceitos que se relacionam com determinado conteúdo e partem de uma ideia central, uma palavra-chave.

É comum que algumas pessoas tenham maior dificuldade de aprendizado e outras menos, porém no mundo dos estudos, existem diversas formas de aprender, só precisamos descobrir qual delas é a melhor para você e qual delas vai te fazer aprender com mais facilidade. Quem sabe essa seja a sua!

Por isso, reunimos 7 dicas simples de como fazer um bom mapa mental, que você vai conhecer ao longo desta matéria!

Leia também: Guia Completo: o que estudar para concurso público


Como fazer um mapa mental? Confira 07 dicas simples!

#1 – Use um folha na horizontal!

Com a folha na horizontal você tem mais espaço para organizar o mapa mental, se necessário use mais de uma, o foco aqui é organizar, independe do tanto de folhas necessárias.

MAPA MENTAL

#2 – Tenha diferentes cores de caneta!

Utilizar marcadores ou canetas de diferentes cores torna a visualização do mapa mental e dos objetivos mais claras. Então, separe no mínimo três cores diferentes para organizar tudo.

#3 – Comece pelo meio!

Utilize o centro da folha para iniciar o mapa mental, e, a partir dai, comece a escrever os sub-temas relacionados a palavra-chave central.

Exemplo:

MAPA MENTAL

#4 – Use letras de forma!

Essa não é regra, porém facilita o entendimento e a visualização. Usar as letras de forma auxilia na legibilidade e uniformidade do mapa mental.

  1. Legibilidade: As letras de forma são geralmente mais claras e nítidas do que a escrita cursiva, tornando o texto mais fácil de ler, especialmente para pessoas com dificuldades de leitura ou visão.
  2. Uniformidade: As letras de forma são mais consistentes em termos de tamanho e formato das letras, o que ajuda a manter um padrão visual e evita confusão de caracteres.

#5 – Separe o tema do MAPA MENTAL!

Tudo deve começar pelo início. Então, antes de começar a criar, siga os passos abaixo para se organizar e começar a criar o mapa mental:

  1. Escolha a matéria;
  2. Depois escolha o assunto;
  3. Em seguida, os tópicos mais importantes;
  4. Por fim, os subtópicos.

Exemplo:

Mapa mental

#6 – Faça ramificações!

Partindo da palavra-chave central, crie ramificações dos temas, diferenciando com cores e utilizando setas para fazer a conexão e saber da onde as palavras estão partindo e para onde o tema leva.

Exemplo:

MAPA MENTAL

#7 – Tudo está conectado!

Agora você tem todas as ferramentas, basta ir conectando os assuntos de forma que faça sentido para você.

Setas coloridas

Depois disso, é hora de por a mão na massa! O primeiro pode não ficar do jeito que imaginou, mas lembre-se de que tudo é questão de prática, por isso, faça e refaça seu mapa mental até atingir o resultado que deseja. E, eu te garanto: isso vai te ajudar muito na hora de revisar o conteúdo.

Lembre-se que, existem diversos métodos que deixam o estudo dinâmico e que podem ser melhores para você adaptar ao seu método de ensino.

Leia também: Como funciona o método pomodoro de estudos?

>> CONFIRA OUTRAS DICAS DE ESTUDO AQUI! <<

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes