Carreira de Delegado: tudo o que você precisa saber
Você já pensou em ser Delegado? Esse profissional é o responsável por diversas tarefas. Saiba tudo sobre e como se preparar para o concurso.
O cargo de Delegado de Polícia é muito cobiçado pelos concurseiros da Carreira Jurídica. Se o seu sonho também é se tornar Delegado, fique atento a tudo o que envolve o cargo, como funções, exigências e dicas de estudo para os concursos.
O que o Delegado faz?
O Delegado é o chefe da Polícia Investigativa, também chamada de Polícia Judiciária. Esse profissional é responsável pela delegacia e por todas as ocorrências policiais registradas em sua área de competência, que varia conforme a corporação para a qual trabalha.
- Na Polícia Federal (PF), o Delegado investiga crimes federais, crimes políticos, com repercussão interestadual ou internacional, tráfico de drogas ou de pessoas, fraudes à Previdência Social.
- Polícia Civil (PC), o Delegado se ocupa das questões de âmbito estadual. Entre os crimes investigados estão homicídios, furto, latrocínio e estupro.
Mas atenção! Apesar dessa diferença, a função principal de ambos é, basicamente, a mesma: investigar e solucionar crimes, possibilitando a punição dos infratores. O Delegado determina, por exemplo, quais diligências devem ser feitas para esclarecer os fatos.
👉 Leia mais: Diferença entre a carreira de Delegado Civil e Delegado Federal
Dicas de estudo para o concurso de delegado
Para ajudar você que está se preparando para o concurso de Delegado, o AlfaCon, junto ao professor Daniel Lustosa, preparou um plano de estudo para auxiliar nessa jornada.
Com esse plano, você pode organizar a sua rotina de estudos e aprimorar sua aprendizagem de forma que consiga maximizar o tempo de aprendizado.
É importante lembrar também que, caso você esteja iniciando os estudos agora, é melhor focar em estudar os conteúdos e menos nos exercícios. Se você já é veterano no mundo dos estudos, é mais inteligente focar em realizar exercícios do conteúdo, pois eles propiciarão uma melhor fixação da matéria.
Além do plano de estudo, separamos também algumas dicas para turbinar seu conhecimento.
👉 Leia mais: Concurso PF: saiba tudo sobre o TAF
1 – Se prepare para o Teste de Aptidão Física
O TAF deve ser levado tão a sério quanto os demais estudos. Se você não pratica atividades físicas é recomendável se matricular em uma academia e iniciar a preparação junto aos estudos.
2 – Não aguarde o edital
Um grande erro que o concurseiro pode cometer é iniciar os estudos apenas com o lançamento do edital. Se você sonha com a vaga é necessário começar a se preparar antecipadamente, assim você tem tempo para aprender tudo o que é necessário para garantir a vitória.
3 – Foque nas matérias que você tem maior dificuldade
O cronograma de estudo pode ser utilizado para se ter uma base das matérias e quando estudar, mas você pode adaptá-lo da forma que achar melhor. Priorizando matérias que você tem maior dificuldade e estudando menos as que você já tem domínio, é possível garantir um melhor aprendizado e consequentemente uma melhor nota.
👉Leia também: Perseverança e Dedicação: A Jornada de Iedo Filho Rumo
O que é preciso para se tornar Delegado?
Para realizar o concurso para delegado Civil ou Federal é preciso ser bacharel em Direito e, em alguns casos, ter prática jurídica ou policial. Isso é devido as práticas diárias da função que necessitam dos conhecimentos em direito para serem exercidas. Concurso PF, por exemplo, além do diploma, exige comprovação de, no mínimo, 3 anos de atividade jurídica e/ou policial.
Outros requisitos ainda para o cargo, na PF, são:
- Ser brasileiro ou português amparado pelo Estatuto da Igualdade;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
- Ter completado 18 anos de idade na data de matrícula do curso de formação profissional;
- Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo;
- Ter aptidão física e mental para exercício do cargo.
Observação: Esses requisitos variam de um Estado para outro. É importante sempre checar as exigências no edital do concurso que você vai prestar.
É preciso ter OAB para ser delegado?
A maioria dos concursos para Delegado não exigem a aprovação na OAB para ingressar no cargo, porem é exigido tempo de atividade jurídica ou policial.
👉 Leia mais: Qual a diferença entre a carreira de Delegado Civil e Delegado Federal?
Provas do concurso
As provas para o cargo de Delegado também podem variar de um Estado para outro. No caso da PF, o concurso é dividido em duas etapas.
Primeira Etapa
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva;
- Exame de aptidão física;
- Avaliação médica;
- Prova Oral;
- Avaliação e Títulos;
- Avaliação Psicológica;
- Heteroidentificação (Apenas para candidatos autodeclarados negros);
- Avaliação Biopsicossocial (Apenas para candidatos autodeclarados deficientes).
Segunda Etapa
- Curso de formação Profissional;
- Segunda avaliação psicológica.
A carreira de delegado necessita de conhecimento abrangente da área penal, e isso só pode ser conquistado com muito estudo e dedicação, que certamente você tem, então não fica aí parado e comece a estudo agora mesmo, porque o próximo edital pode estar logo ali.
Como ser aprovado no Concurso Público ?
Sonha em ser aprovado ? Não espere o edital sair para começar sua jornada rumo à sua aprovação, cada minuto de estudo faz toda a diferença! Pensando na sua conquista, o AlfaCon está disponibilizando um curso GRATUITO para te ajudar nessa jornada!
CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO AO NOSSO CURSO GRATUITO PARA MUDAR DE VIDA ESTUDANDO!
Comece hoje mesmo sua preparação rumo à conquista da vaga que vai mudar a sua vida!
Quer saber mais sobre concursos públicos carreira policial? AlfaCon tem grupo exclusivo no whatsapp com aulas gratuitas, motivação e informações sobre concursos públicos. ACESSE O GRUPO CARREIRA ADMINISTRATIVA AQUI