Gabarito INSS – Ética no Serviço Público: confira as questões!
Confira agora TODOS os detalhes da prova do INSS com o Gabarito INSS – Ética no Serviço Público com o AlfaCon, corrigida pelo professor Thiago Vidal!
A prova do concurso do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social, enfim, foi realizada! Ao longo do tempo no blog do AlfaCon, você acompanhou todas as informações sobre o edital e o cargo. Não seria diferente no dia do concurso: tem Gabarito INSS AlfaCon!
Nosso time AO VIVO comentando as questões da prova. Para acompanhar clique aqui: Gabarito Extraoficial INSS – Técnico do Seguro Social.
Nós também preparamos um material exclusivo para você com dicas sobre o que fazer depois da prova do INSS, além disto, você também terá acesso a um ranking de pontuação do concurso. Basta preencher o formulário com a sua nota para descobrir qual foi a média de pontuação dos seus concorrentes. Gostou?!
Então, aproveite: clique aqui para acessar!
Gabarito INSS – Ética no Serviço Público: confira as questões!
Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder
Executivo Federal (CEPSPC), julgue os itens que se seguem.
15. Situação hipotética: Bruno, servidor público federal, todos os dias, após o término do seu expediente, dirige-se a um bar muito frequentado da cidade em que reside para ingerir bebida alcóolica. Nessas ocasiões, habitualmente, Bruno é visto embriagado pelos demais frequentadores do bar. Por volta das 22 h, ele costuma ir para sua casa, de forma que esse comportamento não afeta o seu desempenho profissional. Assertiva: Nessa situação, a embriaguez habitual de Bruno fora do ambiente de trabalho não fere o CEPSPC, uma vez que se trata de conduta do dia a dia de sua vida privada, que não pode afetar o seu bom
conceito na vida profissional.
Resposta: E
16. Situação hipotética: Carlos, servidor público federal, com o objetivo de realizar
uma doação a uma instituição de caridade que se encontrava em péssima situação linanceira, pleiteou auxílio financeiro do representante de uma empresa multinacional como condição para cumprir sua missão. Ao ser atendido em seu pleito pela empresa, Carlos prontamente concretizou a doação no valor integral que havia recebido. Assertiva: Nessa situação, tendo em vista que Carlos não reteve para si qualquer quantia da doação recebida, sua atitude encontra respaldo no CEPSPC.
Resposta: E
17. O servidor público não poderá, em hipótese alguma, desprezar o elemento
ético da sua conduta. Assim, ele não terá apenas que decidir entre o legal e o
ilegal, o conveniente e o inconveniente, mas principalmente entre o honesto e
o desonesto, à luz das regras constitucionais. Julgue os itens subsequentes, a respeito do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal.
Resposta: C
18. A Comissão de Ética Pública é integrada por brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados para mandatos de dois anos, sendo vedada a recondução.
Resposta: E
19. A atuação da Comissão de Ética Pública poderá ser provocada por qualquer
cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe, visando a apuração de infração ética imputada a agente público,
órgão ou setor específico de ente estatal.
Resposta: C
20. No âmbito das comissões de ética, caso se conclua pela existência de falta ética
após a instrução processual, poderá ser adotada, entre outras, a providência
de recomendação de abertura de procedimento administrativo, se a gravidade
da conduta assim o exigir.
Resposta: C