Simulados

A importância dos simulados nos estudos para concurso

Os simulados servem como uma autoavaliação de nós mesmos!

Olá, pessoal! Por que comecei a notícia com ”Os simulados servem como uma autoavaliação de nós mesmos”?  Simples! Pois resolvendo os simulados nós temos uma noção de como está o nosso conhecimento com os assuntos e tópicos relacionados aos nossos estudos!

=> CURSO GRATUITO DE LÍNGUA PORTUGUESA (Clique aqui e saiba mais) <=

Hoje estou postando uma parte da preparação de vocês que deve, acima de tudo, ser observada de forma profissional. O simulado é a reta final de uma história de preparação e sem ele, a saga em busca da aprovação nos concursos públicos fica muito complicada.

Diante disso, frases prontas do tipo, ”Jogo é jogo, treino é treino, mas sem treinar ninguém joga bem!”, faz  todo sentido diante da necessidade dessa ferramenta. Pensando nisso, vou colocar nesta postagem as fases que o concursando passa até chegar a aprovação e no final, darei os objetivos do simulado. Então preparem-se, pois essa postagem representará uma prévia da viagem que os senhores farão até a tão sonhada aprovação no concurso público.

FASE UM: O início da preparação (aqui é tudo lindo)

Meus caros, quem chega no primeiro dia da caminhada para o estudo para concursos está cheio de gás. Assim, esse cidadão é de fácil motivação, pois ele ainda não sabe o que o espera. Costumo dizer que o difícil não é motivar o novo e sim o aluno antigo, pois o antigo está cansado de tomar pancadas. Dessa forma, sabe aquele primeiro dia no cursinho? Então, prepare-se, pois esse é o único dia “feliz e tranqüilo” de sua saga!

>> Saiba tudo sobre a Polícia Federal

FASE DOIS: Aprendendo a estudar

Nesta segunda fase o cursinho Alfacon é fundamental, pois aqui ensinamos os alunos a se organizarem com o material e mais, damos o “caminho das pedras”.
DAR O CAMINHO DAS PEDRAS é apresentar ao aluno as bancas examinadoras, seleção de exercícios, tópicos mais importantes e tudo mais que for relevante para uma preparação eficaz.

FASE 03: Estudar mais o que sabemos menos

Aqui é fundamental que aluno comece a conscientização que o mais importante é estudar mais o que se sabe menos. Temos uma tendência em querer estudar muito mais o que já sabemos bem, mas o concurso pede o candidato que está preparado em todas as matérias. Uma matéria só transforma você em um bom professor, mas pode ter certeza, não vai passar você em bons concursos!

FASE 04: Aprendendo a fazer exercícios de acordo com a banca examinadora

Não adianta estudar se você não praticar, tente fazer o máximo de exercícios que puder, mas lembre-se, foque em uma banca examinadora.

Vou dar exemplos distintos: A Cebraspe, antiga CESPE/UNB, tem uma formatação toda dela e os professores ajudaram você a identificar onde se encontra os erros das questões.

A FCC é uma banca mais “simples”, pois cobra em boa parte da prova – no caso das disciplinas de Direito -, muito texto de lei, apesar dessa tendência estar se modificando. Seja como for, exercícios são fundamentais. Ai fica a dica, procure um cursinho que dê a você suporte de exercícios. O aluno não tem tempo de ficar em casa baixando, formatando e depois tentando – sem apoio -, resolver as questões, isso é fato!

FASE 05: OS SIMULADOS – A GRANDE JOGADA

Meu povo, qualquer explicação em metáforas fica de melhor entendimento, então lá vai:

Imagine que você faça parte de um time de futebol e no domingo você é o goleiro. Imagine agora que você tomou uns frangos inimagináveis. Imagine agora se você pudesse ver o jogo antes de ele mesmo começar! Imagine que você – com auxílio de profissionais -, possa prever as jogadas dos atacantes e se antecipar, evitando assim vários frangos previsíveis! Então, essa é a lógica dos concursos públicos.

Meu filho, se você pode fazer vários “concursos simulados” para que desperdiçar essa chance? Simulados foram feitos para “simular” o dia da prova. Engana-se quem acha que o simulado serve para medir conhecimento, esse é o último quesito. Vou colocar uma lista de vantagens do simulado e se você é igual a mim e quer se antecipar ao perigo, não perca essa oportunidade.

LISTA DE VANTAGENS DO SIMULADO

  1.  Auxilia o entendimento do funcionamento da prova
  2. O aluno tem noção real do tempo de prova
  3. Treina o aluno com relação a marcação correta no gabarito definitivo
  4.  Auxilia no desenvolvimento da redação
  5. Treinar o controle do tempo e do nervosismo
  6. Ajuda o aluno a descobrir suas dificuldades enquanto se faz o simulado. Isso é muito melhor do que descobri-las quando se está fazendo o concurso de verdade
  7. Ao conferir o gabarito, dá pra ter uma noção do que é preciso estudar mais, do que é preciso prestar mais atenção ou se o grande problema da prova está na falta de concentração.
  8. Para muitos, ter uma posição qualquer no ranking do curso não é muito estimulante, mas os concursandos precisam enxergar o simulado com outros olhos. Não é ele quem vai dizer se sua aprovação no concurso é garantida ou não. Pelo contrário, sua função é apontar para o aluno seus pontos fortes e, principalmente, os fracos.       

CONCLUSÃO: O segredo para o sucesso é manter o foco e treinar bastante e com o concurso não é diferente. Para treinar, nada melhor que usar os simulados do cursinho como aliados. Quem acredita que o simulado não adianta nada na preparação do concurso, além de estar completamente enganado, está tirando de si uma oportunidade única de melhorar o autocontrole.

 

  • Autor: Evandro Guedes

     

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes