Concurso INSS: o que faz um técnico do seguro social

15934

Com a crescente expectativa pela realização do concurso INSS em 2022, o Blog do AlfaCon traz todas as informações sobre o cargo de técnico do seguro social

O concurso INSS é um dos mais aguardados no país. Após cinco anos sem realizar um concurso com vagas efetivas, cresce a expectativa de o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicar um novo edital em 2022. Mas você sabe quais cargos farão parte desse concurso? Serão três: Técnico do Seguro Social, Analista do Seguro Social e Perito Médico Previdenciário.

👉 Leia mais: Concurso INSS presidente confirma que seleção está prevista no orçamento

Ao todo, o INSS solicita o preenchimento de 7.575 vagas em todo o território nacional. Para o cargo de Técnico do seguro social contemplam as seguintes áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

Nesta matéria, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a oportunidade de ingresso na autarquia como Técnico do Seguro Social, desde as funções desse profissional, passando pela sua remuneração e até as exigências para concorrer ao cargo no certame.

👉 Leia mais: Concurso INSS: o que precisa saber para ser aprovado

O que faz um Técnico do Seguro Social do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo Federal vinculada ao Ministério da Economia. Sua principal missão é a de receber as “contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios, pertencentes ao núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto pela lei”.

O INSS trabalha junto à Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência. O Técnico do Seguro Social é um profissional super importante para a autarquia. É o responsável por lidar diretamente com o público nas agências do INSS: atende, orienta, esclarece dúvidas, agendar perícias, dá continuidade e analisa a revisão dos pedidos dos segurados da Previdência Social.

Além disso, coleta informações, executa pesquisas e emite relatórios e pareceres para o órgão. Outras funções deste cargo ainda são:

  • realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
  • coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres;
  • e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS;
  • auxiliar no suporte e apoio técnico em atividades internas relacionadas às finalidades institucionais.

A carreira de Técnico do Seguro Social é uma das mais visadas nos processos seletivopara INSS. O salário inicial desse profissional é de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458, pelo cumprimento de 40 horas semanais.

👉 Leia mais: Concurso INSS: o que é Seguridade Social e como cai nas provas?

O que precisa para ser um Técnico do Seguro Social do INSS?

Se o seu sonho é passar no concurso do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social, saiba que o certame exige alguns requisitos básicos para ocupar a vaga. Veja a seguir:

  • ter certificação de conclusão do ensino médio;
  • idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. No caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • estar em gozo dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino, e com as obrigações eleitorais;
  • ter aptidão física e mental para o exercício da função.

💡📚 Conheça nosso curso GRATUITO para o INSS: Técnico do Seguro Social

O que estudar para concurso técnico do INSS?

No último concurso para o cargo de técnico realizado em realizado em 2016, foram oferecidas 950 vagas, sendo 800 são de técnico (nível médio). Os candidatos inscritos foram avaliados em uma etapa, de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório. Na ocasião, os exames foram compostos pelas seguintes disciplinas e distribuição de questões:

  • Conhecimentos básicos
    – Língua Portuguesa – 15 questões
    – Código de Ética do Servidor Público – 6 questões
    – Noções do Regime Jurídico Único – 6 questões
    – Noções de Direito Constitucional – 7 questões
    – Noções de Direito Administrativo – 5 questões
    – Raciocínio Lógico – 6 questões
    – Noções de Informática – 5 questões
  • Conhecimentos específicos
    – Seguridade Social – 70 questões

O que acha de já começar os estudos e sair na frente dos outros candidatos? O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 112 mil candidatos em concursos, tem cursos online e apostilas completas e específicas para quem deseja ser aprovado no cargo de Técnico do Seguro Social.

Outra dica valiosa é estudar de graça com a série do AlfaCon “Começando do Zero – INSS”, que reúne aulas gratuitas sobre como estudar do zero para o INSS e o que estudar em cada disciplina cobrada no concurso. Além disso, o AlfaCon traz muitas dicas do caminho que você deve percorrer para ter sucesso nas provas e conquistar a sua vaga. As aulas permanecem disponíveis no canal do AlfaCon no Youtube.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here