Tudo que você precisa saber sobre o Técnico do Seguro Social do INSS

253

Tenho boas notícias, concurseiro! Após cinco anos sem realizar um concurso com vagas efetivas, há chances de o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente publicar um novo edital. A expectativa é que o documento seja divulgado em 2022. 

Mas você sabe quais cargos fazem parte desse concurso? No total são três: Técnico do Seguro Social, Analista do Seguro Social e Perito Médico Previdenciário. Nesta matéria, vamos destrinchar tudo sobre a vaga de Técnico do Seguro Social, desde as funções desse profissional, passando pela sua remuneração e até as exigências para concorrer ao cargo no certame.

Antes de começar, porém, deixa eu lhe dar uma dica: caso você tenha interesse no cargo de Perito, já falamos sobre essa profissão por aqui. Confira no post Tudo que você precisa saber sobre o cargo de Perito do INSS.

Agora, vamos lá!

O que faz o Técnico do Seguro Social? 

Profissional superimportante, o Técnico do Seguro Social é responsável por lidar diretamente com o público nas agências do INSS. É ele quem atende, orienta, esclarece dúvidas, agenda perícias, dá continuidade e analisa a revisão dos pedidos dos segurados da Previdência Social.

Além disso, ele coleta informações, executa pesquisas e emite relatórios e pareceres para o órgão. Outras funções deste cargo ainda são auxiliar no suporte e apoio técnico em atividades internas relacionadas às finalidades institucionais. 

| Fique por dentro das novidades do AlfaCon, siga-nos no Instagram! 😘 |

Quanto ganha um Técnico do Seguro Social do INSS?

A carreira de Técnico do Seguro Social é uma das mais visadas no processo seletivo. O salário inicial desse profissional é de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458, pelo cumprimento de 40 horas semanais. 

O que o concurso do INSS exige para a vaga de Técnico do Seguro Social?

Se o seu sonho é passar no concurso do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social, saiba que o certame exige alguns requisitos básicos para ocupar a vaga. Veja a seguir:

  • ter certificação de conclusão do ensino médio;
  • idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. No caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • estar em gozo dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino, e com as obrigações eleitorais;
  • ter aptidão física e mental para o exercício da função.
| Inscreva-se no canal do AlfaCon e tenha acesso a conteúdos exclusivos! |

Como se preparar para o concurso do INSS?

Você vai tentar uma vaga no INSS quando o concurso estiver disponível? O que acha de já começar os estudos e sair na frente dos outros candidatos?

O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 112 mil candidatos em concursos, tem cursos online e apostilas completas e específicas para quem deseja ser aprovado no cargo de Técnico do Seguro Social. No link, veja os cursos e materiais de estudo para Técnico do Seguro Social do Concurso do INSS.

Boa preparação!

 

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |