Argonauta: Inovação e educação de mãos dadas
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Argonauta: Inovação e educação de mãos dadas!

Conheça o projeto de mestrado do colaborador Carlos Eduardo Diógenes, que busca desenvolver uma plataforma de ensino adaptativa que se ajuste às necessidades individuais de aprendizado dos alunos!


O AlfaCon tem um grande lema que é mudar a vida das pessoas através da educação e isso se aplica tanto externa quanto internamente. Nosso colaborador Carlos Eduardo Diógenes apresentou para o time de colaboradores do AlfaCon, o seu projeto de mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Mais uma vez mostrando que a inovação e tecnologia aplicados a educação são grandes aliados!

O projeto, denominado “Argonauta”, busca desenvolver uma plataforma de ensino adaptativa que se ajuste às necessidades individuais de aprendizado dos alunos. Este esforço envolve uma profunda investigação sobre Catalogação e Recomendação de Conteúdo, com foco inicial mais robusto na Catalogação. Carlos e sua equipe analisaram como os objetos educacionais do AlfaCon podem ser mais eficientemente categorizados para apoiar métodos de ensino personalizados, criando um ambiente de aprendizagem mais eficaz e interativo.

Através da aplicação de 15 diferentes métodos de aprendizado de máquina para catalogar conteúdos educacionais, o projeto procurou determinar a abordagem mais eficaz. A pesquisa destacou o método SVM (Support Vector Machine) como inicialmente promissor, embora as métricas alcançadas não tenham atendido completamente às expectativas. Após cerca de 20.000 iterações de ajuste, a equipe obteve melhorias significativas, mesmo que ainda abaixo do ideal para implementação prática. Esta etapa foi crucial para entender os desafios e oportunidades que a catalogação de conteúdo apresenta.

O trabalho de Carlos não só evidencia o compromisso do AlfaCon com a inovação educacional, mas também sublinha a importância de continuar investindo em pesquisa. Os resultados já estão orientando a implementação de um sistema de recomendação mais eficaz e a criação de assistentes virtuais que podem transformar a experiência de aprendizado de alunos e professores.

Embora o projeto “Argonauta” ainda esteja em desenvolvimento, ele é um testemunho do potencial que a ciência da computação tem para transformar a educação. Carlos e sua equipe estão atualmente preparando um artigo científico para compartilhar suas descobertas e continuar contribuindo para a comunidade educacional e tecnológica. Estamos ansiosos para ver como esse projeto vai evoluir e continuar a impactar a vida de nossos alunos.

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