Atualidades em concursos: o que são criptomoedas e como o tema é abordado em provas?

212

Criptomoeda é um tema de atualidades muito importante e que tem aparecido com frequência nos concursos; entenda o assunto!

Criptomoedas é um tema muito importante e que tem aparecido com frequência em questões de atualidades de concursos públicos. Mas você sabe o que são as criptomoedas? Como elas funcionam? E de que forma o tema, geralmente, é abordado nos certames? Conversamos com o professor do AlfaCon Luiz Rezende para esclarecer todas essas dúvidas. Confira!

💡📚 Conheça nosso curso gratuito: Atualidades para Concursos

O que é criptomoeda?

As criptomoedas são moedas virtuais, utilizadas para pagamentos em transações comerciais. Elas são produzidas e comercializadas usando criptografia. O sistema Blockchain – tipo de base de dados que guarda os registros das transações permanente e à prova de violação – é o elemento existente no processo e o que dá mais confiabilidade às transações.

Há algumas características que diferenciam as criptomoedas das moedas regulares, como o Real ou Dólar. Entre elas, estão a descentralização e o anonimato.

A descentralização significa que elas não dependem de um Estado ou banco central para a sua regulamentação. Portanto, conforme explica Rezende, “as criptomoedas não são atreladas a nenhum governo”Dessa forma, as oscilações de preço de uma criptomoeda acontecem de acordo com a própria economia por trás da moeda, e não por uma interferência de Estado, por exemplo. 

As transações com criptomoedas também dão relativo anonimato ao usuário, já que a maioria não exige informações pessoais para usar o serviço

👉 Leia mais: Atualidades em concursos: como o megavazamento de dados pode ser cobrado?

Bitcoin é a principal criptomoeda

O Bitcoin (BTC) é a criptomoeda mais conhecida do mundo. Em seguida vem a plataforma Ethereum. Mas há criptomoedas alternativas, as chamadas altcoins. Exemplos delas são a Litecoin, a Monero, a Dogecoin e a Petro

O professor Rezende explica que hoje existe uma “disputa pesada” sobre a legitimidade das criptomoedas. O governo da China, por exemplo, declarou que não reconhece moedas virtuais em negociações no país. 

Como o tema “criptomoeda” cai nos concursos?

Criptomoedas é um tema que tem caído em concursos há cerca de 12 meses, afirma Rezende. Geralmente, os concursos costumam cobrar os nomes das criptomoedas.

“Os nomes, Bitcoin, Monero, entre outras, caem bastante. Portanto, é importante conhecer o nome, saber que elas não estão atreladas a governo, que são intangíveis e que, na verdade, a valorização delas é a velha regra da oferta e da procura. Além disso, é essencial saber essa questão da China [de não reconhecer as criptomoedas]. Esses tópicos são os que têm sido abordados em provas”, orienta o professor.

👉 Leia mais: Atualidades em concursos: ataques hackers ao STJ e TSE podem cair na prova

Retrospectiva de atualidades do AlfaCon

Quer ficar por dentro de todos os assuntos de atualidades que podem cair nos concursos? O professor Rezende tem um programa semanal ao vivo, toda sexta-feira, no canal do YouTube do AlfaCon.

Nessa aula livre, o professor faz uma retrospectiva de atualidades, destacando os fatos mais relevantes, para você ter argumentos para discutir em uma redação e, também, responder as questões objetivas de concursos. Clique no link abaixo!

📚 Acesse as aulas de atualidades em concursos

Bons estudos e conte com a equipe do AlfaCon!

👉 Leia mais: 5 temas de atualidades que podem cair nos concursos

29 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here