As provas da banca FGV em concursos públicos têm um nível de dificuldade alto.
| |

FGV: conheça as principais características da banca!

As provas da FGV costumam apresentar questões bem elaboradas e extensas, entenda mais sobre o perfil da banca para não ser surpreendido!

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das bancas organizadoras de concursos públicos que têm um nível de dificuldade das provas bastante alto. Em suas questões, de acordo com professores do AlfaCon, a FGV une a interpretação ao conhecimento teórico.

Portanto, se essa vai ser a banca do certame que você vai prestar, é importantíssimo conhecer e entender o perfil dela antes da prova para não ser pego de surpresa. Confira ao longo desta matéria detalhes sobre as características da FGV e como ela elabora suas questões de provas.

👉Leia também: Como funciona o concurso público?

Quais concursos são organizados pela banca?

A FGV tem tradição em realizar o exame da OAB. E, também é recorrente em concursos de Carreiras Jurídicas, Tribunais, Fiscais e Administrativas. Em Carreiras Policiais, contudo, essa banca figura em número menor. Em geral, a FGV é uma banca que organiza muitas provas de prefeituras e autarquias municipais e estaduais.

👉Leia também: Vunesp: conheça as principais características da banca!

Quais são as principais características da banca FGV?

A FGV tem como característica principal questões bem elaboradas e extensas, no intuito de desgastar o candidato, além de abordar temas muito atuais nas provas. Geralmente, ela costuma criar situações-problema e conteúdo para casos “concretos” em suas questões.

Além disso, segundo os professores, essa é uma banca que tende a ser mais técnica, abordando conceitos, legislação e terminologias técnicas

👉Leia também: Veja exemplos de exercícios da banca Cebraspe

Como são as questões e a redação?

Por padrão, a FGV organiza provas com 70 a 80 questões. Na grande maioria dos concursos, as questões são objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D, E).

Na redação, os temas dos textos normalmente são voltados para conjuntura e sociedade, mas com temática vinculada aos tópicos prioritários de cada cargo. Em certames da área jurídica, atualidades também são importantes, porém os estudos de caso voltados para conteúdo técnico são mais cobrados.

Quais são os assuntos mais cobrados pela FGV?

Os assuntos mais exigidos e o nível de profundidade deles varia muito conforme o cargo e a área. Em certames das Carreiras Policial e Administrativa, para cargos de níveis médio e superior, as questões são complexas, porém mais objetivas.

Já para os concursos das Carreiras Tribunal, Fiscal, Jurídica e OAB, a jurisprudência precisa entrar nos estudos dos candidatos. No entanto, para todas as carreiras, a interpretação textual faz muita diferença.

Segundo os nossos professores, a banca se adapta muito ao perfil do órgão para qual a prova é realizada, com questões mais pontuais para provas de nível médio e mais elaboradas para cargos específicos de nível superior, sem perder sempre a abordagem técnica e muito terminológica.

👉Leia também: Como saber qual matéria priorizar para estudar?

Dicas para enfrentar as provas elaboradas pela banca!

Preparar-se para enfrentar as provas elaboradas pela banca da FGV requer uma abordagem estratégica e focada. A principal recomendação de professores e especialistas é o estudo contínuo, que não deve ser iniciado apenas quando o edital for publicado. Manter uma rotina de estudos consistente ao longo do tempo é fundamental para adquirir o conhecimento necessário e construir uma base sólida.

Estude bastante a matéria de Língua Portuguesa

Além disso, a disciplina de Língua Portuguesa desempenha um papel crucial nas provas da FGV. É importante destacar que um bom desempenho nessa matéria pode ser o fator determinante que diferencia os candidatos aprovados daqueles que não conseguem obter a aprovação. Portanto, dedicar tempo significativo ao estudo da Língua Portuguesa é uma estratégia inteligente.

Entenda a fundo cada tema

A FGV é conhecida por elaborar questões que exigem um entendimento profundo dos temas, evitando abordagens superficiais. Isso significa que os candidatos precisam se aprofundar em seus estudos e não apenas decorar informações, mas realmente compreender os conceitos.

Estude por meio de provas anteriores

Uma dica valiosa para se preparar para as provas da FGV é estudar por meio de provas anteriores. Isso ajuda os candidatos a se familiarizarem com o estilo das questões e a compreenderem o que a banca costuma cobrar. É uma maneira eficaz de se preparar e obter bons resultados.

Estude com simulados

É importante também estar ciente das pegadinhas e do possível desgaste causado por questões longas e complexas. Ao praticar com simulados, os candidatos podem aprimorar sua capacidade de gerenciar o tempo e lidar com questões desafiadoras sem perder o foco.

Leia atentamente o enunciado da questão

Quando se deparam com questões longas e complexas, é essencial ler atentamente o enunciado, compreendendo todas as nuances da pergunta. Antes de começar a responder, uma leitura rápida das alternativas pode fornecer pistas valiosas para a melhor abordagem da questão. Mesmo que uma questão pareça difícil, é importante não deixar de respondê-la, pois há sempre a possibilidade de acertar, e uma resposta errada não é penalizada da mesma forma que uma questão em branco.

Com essas dicas você certamente estará preparado para enfrentar as provas da banca FGV, esteja confiando e estude rigorosamente seguindo seu cronograma de estudos que a aprovação vem, e nessa jornada conte com o AlfaCon do inicio ao fim!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes