saúde mental nos estudos
|

Como estudar e manter a saúde mental?

Ter foco nos estudos não é uma tarefa fácil, a dificuldade de se concentrar ou conseguir entender a matéria, pode nos deixar ansiosos e isso piora e muito nosso rendimento! A dúvida é, você sabe como estudar e manter a saúde mental?

Sabemos que o concurso público é o sonho de muitos, porém alcançar a tão almejada vaga demanda muito estudo e dedicação, quando começamos a pensar demais no futuro e se conseguiremos a vaga, a ansiedade aparece!

 A saúde mental tem um grande impacto nos estudos. Quando uma pessoa está lidando com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, estresse ou problemas emocionais, isso pode afetar negativamente sua capacidade de focar, aprender e se concentrar.

 Isso pode levar a distrações, falta de motivação para estudar, dificuldades de memória e problemas para manter um horário regular de estudos.

 Problemas com a saúde mental podem levar a problemas sociais e comportamentais, o que pode tornar mais difícil para o concurseiro manter-se em sintonia com as demandas de estudo. Por isso, é importante que os alunos prestem atenção ao seu estado de saúde mental, procurando ajuda profissional se necessário.

🤙Saiba mais: Ansiedade nos estudos: saiba como lidar.

Como a saúde mental impacta nos estudos?

 A saúde mental é um fator importante para o desempenho nos estudos. Quando uma pessoa tem um bom estado de saúde mental, ela é capaz de lidar com as pressões e desafios do estudo, aumentando o seu desempenho.

 Uma saúde mental ruim pode levar à falta de motivação, dificuldade em concentração, ansiedade e outros problemas que podem impactar negativamente o desempenho nos estudos. Ter uma boa saúde mental também pode ajudar a melhorar o rendimento acadêmico ao longo do tempo, pois é mais fácil para a pessoa lidar com o estresse e se manter motivado.

Como estudar e manter a saúde mental?

 O Alfacon separou alguma dicas para você conseguir lidar da melhor forma com a sua saúde mental:

#1. Crie um plano de estudos

Crie um cronograma realista que permita a você administrar seu tempo de maneira eficaz. Planeje o que você precisa fazer e quando, e crie metas realistas para si mesmo.

#2. Estabeleça uma rotina

Estabeleça horários regulares para estudar e cumpri-los. Esta rotina o ajudará a estabelecer um ambiente estruturado para estudar e ajudará você a controlar melhor seus níveis de ansiedade.

#3. Faça pausas

Não fique sentado por muito tempo estudando. Leve alguns minutos de descanso para relaxar e permitir que seu corpo e sua mente se recuperem do estresse.

#4. Pratique atividades físicas

Quando fazemos exercício, o corpo libera endorfina, um neurotransmissor que também é conhecido como hormônio da felicidade. Ele age como um analgésico natural e ajuda a reduzir a ansiedade e a melhorar o humor. Além disso, a atividade física gera um aumento do autocontrole, do bem-estar e da autoestima, o que contribui para a redução da ansiedade.

#5. Evite o uso de estimulantes

O uso de estimulantes, como café, chá ou bebidas energéticas, podem aumentar os níveis de ansiedade. Preferira alimentos e bebidas saudáveis para obter energia.

#6. Tenha uma alimentação equilibrada

A nossa alimentação impacta diretamente o nosso cérebro, cognição e estado emocional. Por isso é extremamente importante ter uma alimentação equilibrada, suprindo todos os nutrientes que o seu corpo precisa!

#7. Busque ajuda profissional

Para ter um bom rendimento no estudo, além da saúde física, é essencial uma boa saúde mental e para isso, um acompanhamento com um psicólogo é essencial.

Caso você perceba que a sua saúde mental esta atrapalhando nos seus estudos – ou em qualquer outra área da sua vida – procure ajuda profissional!

 A jornada não é fácil, mas, essas dicas podem te ajudar a lidar com as dificuldades do caminho. O AlfaCon reforça que, caso as nossas dicas não ajudem você a estudar e manter a saúde mental, procure ajuda profissional! O indicado é você começar com um psicólogo e se necessário a intervenção medicamentosa, um psiquiatra.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes