Cada banca possui assuntos que costuma abordar com maior frequência. A professora Thaís Batista explica conta quais são esse temas!
|

Como estudar Gramática e Interpretação de Texto para diferentes bancas?

Cada banca possui assuntos que costuma abordar com maior frequência. A professora Thaís Batista explica conta quais são esse temas!

Saber como estudar Gramática e Interpretação de texto de acordo com a banca é uma maneira eficaz de dedicar sua preparação para Língua Portuguesa, pois os certames consideram essa disciplina um conhecimento básico de todo concurseiro.

De maneira geral, como explica a professora Thaís Batista, todas as bancas organizadoras costumam exigir noções básicas sobre os conceitos de interpretação e compreensão textual. É um ponto de atenção para o candidato. Além disso, nunca faltam questões que abordam o uso dos conectivos e seus valores. Todo concurso possui pelo menos uma questão referente a esse conteúdo.

Embora seja necessário compreender a matéria como um todo para qualquer exame, cada banca tem suas características específicas. Instituições como FGV, FCC, CEBRASPE e VUNESP possuem estilos diferentes de abordar determinados assuntos, e por isso se preparar para cada uma delas pode fazer diferença no desempenho dos seus estudos.

Pensando em otimizar esses esforços, a professora separou dois assuntos em Língua Portuguesa que possuem características diferentes nas provas: Gramática e Interpretação de Texto.

Como estudar gramática e intepretação de texto de acordo com a banca para a qual você está se preparando é fundamental para direcionar seus estudos de maneira objetiva. Apesar de serem bancas que costumam expor um grau de dificuldade elevado, não é preciso vê-las dessa forma. Entenda melhor como elas funcionam!

Como estudar gramática e interpretação de texto para a FGV?

Em morfologia, a banca exige o conhecimento do emprego de valores coesivos, de pronomes pessoais, relativos e demonstrativos. Além disso, ela sempre elabora questões de emprego e valor das conjunções, além dos conceitos do vocábulo ‘QUE’.

Conceitos ligados a sintaxe normalmente são exigidos em questões de reescrita de frases. Geralmente, é cobrado o conhecimento de crase, concordância, regência e pontuação.

A FGV elabora muitas questões de significação de palavras no texto, emprego de antônimos, homônimos e parônimos.

Interpretação textual é o assunto favorito da banca. Ela exige inferência, posicionamento do autor, características de tipologia e gênero textual e características do uso coloquial e formal da língua.

Como estudar gramática e interpretação de texto para a Cebraspe?

Em morfologia, ela exige conhecimentos básicos das classes de palavras, isto é, o emprego dos pronomes pessoais, relativos e demonstrativos, além do uso das conjunções, do emprego de ‘QUE’ e ‘SE’ e das vozes verbais.

Já em sintaxe, há questões de regência verbal e nominal, crase, concordância e pontuação. Esses conteúdos são exigidos em questões de reescrita de frases.

Em semântica, a banca costuma cobrar os conceitos de significação de palavras em determinado contexto.

Ainda em Língua Portuguesa, a parte de interpretação textual traz questões que cobram os conceitos de inferência, tipologia textual e gênero textual. Além disso, exige os conceitos de compreensão de textos, mecanismos de coesão e coerência.

Como estudar gramática e interpretação de texto para a FCC?

Em morfologia, o ponto forte é a identificação do tempo verbal, a substituição de locuções verbais mantendo o tempo e modo, além da transposição das vozes verbais (esse último assunto sempre aparece!). Existe também a exigência do uso de pronomes pessoais e relativos, emprego das conjunções e valor dos advérbios.

Agora, em sintaxe a banca costuma elaborar questões de concordância, regência, crase, pontuação e de identificação das orações. Além das questões específicas para cada tema, cobra ainda esses assuntos em reescritas de frases.

A reescrita de frases da FCC é a mais completa, pois ela consegue cobrar desde a ortografia (emprego de letras, acentuação) aos conceitos sintáticos e semânticos, esteja atento!

Em semântica, há as noções básicas de significação de palavras, parônimos e homônimos. Já em interpretação textual, há a exigência da inferência textual, posicionamento do autor, características da tipologia, gênero textuais, discurso direto e indireto e noções de oralidade.

E para a VUNESP?

Em morfologia, costuma cobrar em seus certames o emprego dos pronomes pessoais do caso reto, oblíquos átonos e tônicos, bem como o uso adequado dos pronomes relativos. Há também questões que abordam a transposição das vozes verbais. E, por fim, o emprego e valor das conjunções.

Pensando em sintaxe, há a exigência dos fundamentos de crase, o emprego e justificativa da pontuação, análise da regência de verbos e nomes e os conceitos de concordância verbal e nominal.

Já em semântica, a banca normalmente exige a significação da palavra no contexto em que está inserida, mas também costuma cobrar os conceitos de antônimos, parônimos e homônimos.

As questões que darão mais trabalho nas provas elaboradas pela banca Vunesp são as de interpretação textual. Há a exigência de inferência do texto, noção do que é extrapolação e contradição, emprego de figuras de linguagem, uso formal e informal da língua, bem como a noção de tipologia e gênero textuais.

Viu como é mais fácil estudar gramática e interpretação de texto depois dessas dicas? Agora é com você! Se ainda está com dificuldades em iniciar seus estudos sobre a disciplina, veja este vídeo:

Gostou das dicas? Conte pra gente! Deixe seu comentário!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes