Como estudar Português para o concurso IBGE

Como estudar Português para o concurso IBGE?

O novo concurso do IBGE conta com 7.548 vagas de nível médio, com remuneração inicial de R$ 3 mil

Com certeza essa remuneração inicial chama bastante atenção para quem possui apenas o nível médio de educação, mas para você o próximo aprovado, deve ter em mente algumas coisinhas…

Quando nos preparamos para o concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é essencial saber como estudar de forma eficiente a disciplina de Língua Portuguesa. Dominar esse conteúdo é fundamental para obter um bom desempenho nas provas e garantir sua aprovação no certame.

Por isso, te ajudaremos agora e abordar de forma tranquila e direcionada como você pode estudar Português de maneira eficaz para o concurso do IBGE. Além de destacar os principais pontos a serem estudados, iremos compartilhar estratégias e dicas práticas para otimizar seu aprendizado.

O que estudar em Português para o concurso IBGE?

Dicas sobre como estudar Português de maneira eficiente

Segundo os editais, os conteúdos de Língua Portuguesa que serão cobrados no concurso do IBGE para ambas as vagas envolvem:

  1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
  2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
  3. Domínio da ortografia oficial.
  4. Domínio dos mecanismos de coesão textual.
    • 4.1. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
    • 4.2. Emprego de tempos e modos verbais.
  5. Domínio da estrutura morfossintática do período.
    • Emprego das classes de palavras.
    • Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
    • Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
    • Emprego dos sinais de pontuação.
    • Concordância verbal e nominal.
    • Regência verbal e nominal.
    • Emprego do sinal indicativo de crase.
    • Colocação dos pronomes átonos.
  6. Reescrita de frases e parágrafos do texto.
    • Significação das palavras.
    • Substituição de palavras ou de trechos de texto.
    • Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
    • Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Agora que você sabe o que será cobrado, aprenda algumas dicas de como estudar:

  1. Organize seu material de estudo: Utilize apostilas, livros e materiais confiáveis, separando os conteúdos de acordo com os tópicos mencionados acima. QUE SÓ O ALFACON TEM!
  2. Faça um cronograma de estudos: Divida seu tempo de estudo de forma equilibrada entre os diferentes conteúdos. Reserve momentos para leitura, prática de exercícios e revisão.
  3. Leia bastante: Leia textos de diferentes gêneros, como notícias, artigos e obras literárias. Isso ajudará no desenvolvimento da compreensão textual e na familiarização com diversos estilos de escrita.
  4. Pratique exercícios: Resolva questões anteriores de concursos do IBGE e de outras bancas examinadoras, focando nos conteúdos mencionados e na interpretação de texto.
  5. Utilize recursos adicionais: Além dos materiais impressos, aproveite recursos online, como videoaulas, cursos e exercícios interativos, para complementar seus estudos.
  6. Faça revisões regulares: Reserve momentos para revisar os conteúdos já estudados, reforçando seu aprendizado e fixando os conhecimentos adquiridos.

Você sente que está preparado? Então pensando em sua preparação daremos esta super dica de videoaula TOTALMENTE GRATUITA!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes