Como usar crase?
|

Como usar crase? Entenda todas as regras

Uma das principais dúvidas de qualquer concurseiro é: afinal, como usar crase? Neste artigo, vamos facilitar o seu aprendizado com dicas simples!

Português é uma das matérias mais importantes de um concurso! 

– É verdade esse bilhete! 

O concurseiro usa a Língua Portuguesa não apenas para as questões da disciplina, mas também para fazer uma boa interpretação de todas as outras perguntas da prova, além disso, o domínio das normas gramaticais também é essencial para na hora da redação.

Já deu pra entender a importância de estudar o Português, né? Agora você deve saber também que a forma de usar a crase está entre o top 5 no ranking das principais dúvidas de quem estuda. É por isso, que a partir de agora vamos desmistificar o conteúdo e facilitar o seu aprendizado!

👉📚 ESTUDE GRATUITAMENTE!

O que é crase?

“Tá falando grego?!” A expressão nunca serviu tão bem. Sim, a palavra crase é de origem grega e significa fusão ou junção de duas vogais que são iguais. Ou seja, crase é a união da preposição a com o artigo feminino a somando ainda a proposição do início de pronomes demonstrativos, por exemplo, aquele, a qual.

Crase é o feminino da preposição ao. Com esta afirmação, já temos uma dica importante, que pode te ajudar e te “salvar” na hora de identificar como usar a crase. Isso porque, dessa forma, fica claro que não se usa crase antes de palavras masculinas, na maioria dos casos.

“O que?! Não entendi”! 

Parece complicado, mas fica mais fácil com os exemplos. 

💡📚 Saiba mais sobre como estudar Língua Portuguesa para concurso!

Crase antes de palavras femininas

Esta regra já ajuda a eliminar muitas dúvidas. Se alguma persistir, faça o seguinte exercício: troque a palavra feminina por um termo masculino, se o substituto para “a” for “ao”, o uso da crase é necessário. Dê uma olhada no exemplo:

  • Amanhã vou ao mercado.
  • Amanhã vou à padaria.

Ficou mais simples, né?!

Crase antes de horários

Antes de hora vai crase, sim! Tem exceção, mas a regra é fácil de ser compreendida. Quando a hora antecede preposições para, desde, até o artigo não precisa de crase. Em exemplo, fica assim, ó:

Uso da crase

  • Às quatro horas teremos lanche.
  • O filme começa às 19h.
  • Estávamos em casa às 20.

Não usa crase

  • Esperávamos por ele desde as 17h.
  • O jantar está marcado para as 21h.

💡📚 Clique aqui para dicas de gramática!

Crase antes de expressões de lugar, ideia de tempo e modo

  • À moda da casa
  • O céu fica estrelado à noite

Tem outros casos também, com uso de:

  • Às vezes
  • Às pressas
  • À medida que

Crase facultativa

Este é o exemplo em que você pode usar crase, se quiser. Se não quiser, também não tem problema, os dois jeitos estão certos. Esse uso não obrigatório pode ser aplicado nos seguintes casos:

Antes de pronomes possessivos femininos, como: minha, sua:

  • Pedi permissão a minha mãe.
  • Pedi permissão à minha mãe.

Antes de substantivo próprio, por exemplo, nome de cidade ou pessoa.

  • Pedi permissão a Maria.
  • Pedi permissão à Maria.

A mesma regra se aplica para uso de crase depois da preposição até:

  • Meus pais foram até a cafeteria.
  • Meus pais foram até à cafeteria.

Com essas dicas ficou bem mais fácil entender como usar crase para gabaritar a sua prova do concurso, né?! Aproveite e dê um passo a mais, comece a sua preparação de forma GRATUITA com o AlfaCon Concursos Públicos.

Se quiser mais dicas e notícias sobre concursos públicos, clique aqui!

Como usar crase? Uso e exemplos

A crase indica a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a” ou com a letra “a” inicial de certas palavras. Aqui estão os principais cenários:

CASO REGRAEXEMPLO
Antes de palavras femininas
Utiliza-se a crase antes de palavras femininas que admitam o artigo feminino “a”.Vou à escola.
Antes de pronomes femininosUtiliza-se a crase antes de pronomes pessoais femininos (ela, aquela, etc.).Entreguei o presente à ela.
Em locuções prepositivas, conjuntivas e adverbiais femininasUtiliza-se a crase em locuções que exigem a preposição “a”.Ele se referiu à sua atitude.
Antes de horasUtiliza-se a crase em expressões de horas, desde que haja a preposição “a” exigida pelo contexto.Ele acordou às 7 horas
Antes de palavras masculinasNão se utiliza crase antes de palavras masculinas.Vou a pé ao trabalho.
Antes de pronomes masculinosNão se utiliza crase antes de pronomes pessoais masculinos (ele, aquele, etc.).Dei o livro a ele.

Antes de verbosNão se utiliza crase antes de verbos, mesmo que exijam a preposição “a”.Vou a nadar todos os dias.
Antes de pluraisNão se utiliza crase antes de palavras no plural, a menos que esteja presente uma palavra feminina que exija o uso da crase.Eles foram a festas diferentes.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes