Como estudar Português para concursos sem uma base de ensino fundamental e médio?

485

Português é uma cobrança certa nas provas de concursos públicos. Por isso, quem tem uma boa base na disciplina sai na frente. Para quem não tem, o Blog do AlfaCon ajuda a resolver esse problema agora!

Quem deseja passar em um concurso público deve dedicar uma boa parte das horas de estudo à língua portuguesa. Dominar a disciplina pode se transformar no segredo do sucesso para a aprovação em disputas mais acirradas.

Isso porque muitos concurseiros acabam negligenciando o português básico em detrimento da dedicação de horas e mais horas de estudos às disciplinas específicas. Mas, além de ser uma matéria cobrada em dez entre dez concursos, é preciso manter um bom estudo para as provas que exigem respostas discursivas.

E se a língua portuguesa costuma ser uma disciplina traiçoeira nos processos seletivos por acabar eliminando muitas pessoas, imagine como temem falhar os concurseiros que trazem fraquezas na sua educação básica.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO: Língua Portuguesa Para concursos

Por isso, nesta matéria, o Blog do AlfaCon traz dicas importantes para, mesmo sem uma boa base escolar, você conseguir estudar língua portuguesa para concurso.

Ouvimos a professora do AlfaCon Clodonea Ferreira, que chamou atenção para alguns pontos da disciplina que merecem atenção especial de quem está se preparando para prestar concurso. Segundo sua orientação, são:

  • morfologia: estudo da estrutura e toda a formação das palavras;
  • sintaxe: conjunto de regras na disposição das palavras para a construção das frases;
  • pontuação: recurso da ortografia que fornece às orações o ritmo, entonação e pausa;
  • crase: corresponde à fusão de duas vogais iguais e apresenta diversas regras;
  • concordância (nominal e verbal): confere harmonia aos elementos de uma oração;
  • interpretação de texto;

Com essa lista em mãos, o próximo passo é desvendar os caminhos a serem seguidos para superar a defasagem na disciplina e aprender a montar um bom plano de estudos para concursos públicos.

👉 Leia mais: Aula de Gramática: entenda o que é morfossintaxe

Quais os assuntos de Português mais cobrados em concursos?

A língua portuguesa básica para concursos públicos consta de muitos assuntos. Isso porque a gramática, por si só, é um conteúdo extenso. E, de acordo com a professora Clodonea Ferreira, a maior parte do programa inicial da matéria tem chances de ser cobrado em provas.

Alguns dos tópicos que mais aparecem em editais de concursos são:

  • Acentuação gráfica (especialmente, saber o que permaneceu ou modificou com o acordo ortográfico)
  • Classes gramaticais;
  • Orações;
  • Regência e concordância verbal e nominal;
  • Crase;
  • Pontuação;
  • Semântica;

👉 Leia mais: Como estudar Gramática e Interpretação de Texto para diferentes bancas?

Como aprender o Português básico sem base dos ensinos fundamental e médio?

O português básico é o pontapé inicial para aprofundar nos estudos na matéria. Da mesma forma, é essencial para conseguir fazer uma boa prova de redação. Em outras palavras, quem não conseguir dominar o básico encontrará muito mais dificuldades em acertar questões com maior grau de dificuldade, e até mesmo de passar da segunda fase de muitos concursos, com provas discursivas ou de redação.

“Todo concurseiro deve ter em mente que o bom resultado é diretamente ligado ao esforço e dedicação ao estudo nos quais esteja disposto a investir. Quando a defasagem existe, esse esforço, evidentemente, terá de ser maior”, disse a professora Clodonea.

Para começar, a professora afirma que é importante estudar diariamente. Desse modo, o que aprendeu não vai se perder ao longo do tempo. A dica para facilitar esse processo é aliar teoria e resolução de questões.

“Nesse caso, é importante basear-se em um bom material didático, e o AlfaCon tem disponibilizado um bom material”, alertou a professora.

Clodonea Ferreira afirma que fazer uma leitura atenta do conteúdo que irá abordar e fazer exercícios à exaustão, começando por aqueles que apresentem gabaritos comentados e depois partir para os outros, é o melhor caminho para eliminar as suas dificuldades.

lingua potuguesa para concursos

Como montar um plano de estudos de Português para concursos?

Para quem não teve uma boa base de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, montar sozinho um bom plano de estudos pode ser uma tarefa árdua diante de tantos conteúdos na disciplina.

Para se orientar na hora de elaborar seu roteiro, a professora Clodonea Ferreira indica seguir a seguinte ordem:

  1. Semântica;
  2. Fonologia;
  3. Morfologia;
  4. Sintaxe;

Com esse “caminho das pedras”, o aluno deve ter muita dedicação e encontrar um bom material de apoio para evoluir na parte teórica, além de dedicar parte do tempo de estudos da disciplina à resolução de questões de concursos, como podem ser encontradas em apostilas elaboradas pelo AlfaCon.

👉 Leia mais: Como estudar Gramática e Interpretação de Texto para diferentes bancas?

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here