concurso banco do nordeste
| | |

Concurso Banco do Nordeste: contrato com a banca assinado!

O contrato com a banca organizadora do Concurso Banco do Nordeste (BNB) está assinado e revela detalhes sobre a seleção!

O contrato com a banca organizadora do Concurso Banco do Nordeste (BNB) foi assinado e a escolhida é a Fundação Cesgranrio! O contrato revela informações sobre o cargo ofertado, os requisitos, etapas do certame e disciplinas cobradas. A previsão é de que o certame irá ofertar 500 vagas, de nível médio, para o cargo de Analista Bancário.

👉Leia também: Como funciona o concurso público?


Quanto ganha um aprovado no Concurso BNB?

Segundo o reajuste em 8%, publicado em 2022, o piso salarial para os cargos de nível médio é no valor de R$ 3.622,27. Além da remuneração, os servidores têm direito a benefícios:

  • auxílio-refeição;
  • auxílio-alimentação;
  • 13ª cesta alimentação;
  • auxílio-creche;
  • seguro de vida em grupo;
  • possibilidade de participação em plano de previdência complementar, de forma contributiva;
  • oportunidade de ascensão e desenvolvimento profissional;
  • direitos previstos na CLT.

Os cargos que compõem o Banco do Nordeste são: Analista Bancário; Assistente Administrativo; e Especialista Técnico, com diversas áreas de atuação. Porém, somente o cargo de Analista Bancário foi confirmado para o novo concurso.

👉Leia também: Por que estudar para concurso público?


O que faz um Analista Bancário do BNB?

  • Atua em projetos e processos típicos de uma organização de desenvolvimento regional, em termos de concepção, desenvolvimento, implementação, operacionalização e monitoração, nos níveis operacional tático e estratégico do Banco;
  • Realiza entrada de dados, operacionalização de aplicativos, elaboração relatórios e planilhas que expressem os resultados e conclusões de pesquisas para subsidiar as decisões das alçadas competentes;
  • Realiza atividades operacionais e rotinas de trabalho com a qualidade estabelecida pelo Banco, para atendimento dos clientes internos e externos;
  • Realiza atividades de serviços gerais e controle dos procedimentos internos, com o grau de segurança e confiabilidade requerido pelo Banco, objetivando minimizar os riscos operacionais;
  • Orienta os clientes internos e externos na interpretação e aplicação das normas e na utilização de produtos e serviços oferecidos pelo Banco;
  • Auxilia o Especialista Técnico e o Especialista Bancário na execução de suas atribuições;
  • Realiza outras atividades de natureza correlata.

👉Leia também: Qual concurso combina comigo?


Como será o Concurso Banco do Nordeste?

A seleção irá ofertar vagas para o cargo de Analista Bancário e os candidatos serão avaliados através de um Exame de Conhecimentos e Habilidades, aferido por meio de aplicação de provas objetivas – de caráter eliminatório e classificatório – e procedimentos admissionais (documentação, exames médicos complementares) – de caráter eliminatório.

As disciplinas cobradas serão:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo;
  • Conhecimentos Bancários.

Confira em quais cidades as provas serão aplicadas:

👉Leia também: Como saber se estou melhorando nos estudos?


Como foi o último Concurso Banco do Nordeste para Analista Bancário?

A última seleção ocorreu em 2018, sob organização do Cebraspe (antiga Cespe/UnB), e ofertou 700 vagas para os cargos de Especialista Técnico 1 – Analista de Sistema e Analista Bancário 1. Os candidatos foram submetidos às seguintes etapas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, SOMENTE para Especialista Técnico.

A Prova Objetiva, para o cargo de Analista Bancário, foi constituída de 120 questões, no formato CERTO ou ERRADO, e cobrou as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Conhecimentos Bancários;
  • Matemática.

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

3 Domínio da ortografia oficial.

4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais.

5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos.

6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter‐relações e suas vinculações históricas.

2 O nordeste brasileiro: geografia, atividades econômicas, contrastes intra-regionais, o polígono das secas e as características das regiões naturais do nordeste; o nordeste no contexto nacional.

3 O Banco do Nordeste do Brasil S.A.: legislação básica, programas e informações gerais de sua atuação como agente impulsionador do desenvolvimento sustentável da região nordeste.

4 Informática: conceitos de informática, hardware e software; sistemas operacionais (Windows e Linux); editor de texto e edição e formatação de textos, processador de texto (Word e BrOffice.org Writer); planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc); editor de apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress); conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, protocolos web, navegador (Internet Explorer, Google Chorme e Mozilla Firefox), pesquisa na Web; conceitos de proteção lógica e segurança da informação, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores e antivírus; conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

1 Sistema Financeiro Nacional. 1.1 Instituições do Sistema Financeiro Nacional — tipos, finalidades e atuação. 1.2 Banco Central do Brasil e Conselho Monetário Nacional — funções e atividades. 1.3 Instituições Financeiras Oficiais Federais — papel e atuação.

2 Operações de Crédito Bancário. 2.1 Cadastro de pessoas físicas. 2.2 Cadastro de pessoas jurídicas. 2.2.1 Tipos e constituição das pessoas. 2.2.2 Composição societária/acionária. 2.2.3 Forma de tributação. 2.2.4 Mandatos e procurações. 2.3 Fundamentos do crédito. 2.3.1 Conceito de crédito. 2.3.2 Elementos do crédito. 2.3.3 Requisitos do crédito. 2.4 Riscos da atividade bancária. 2.4.1 De crédito. 2.4.2 De mercado. 2.4.3 Operacional. 2.4.4 Sistêmico. 2.4.5 De liquidez. 2.5 Principais variáveis relacionadas ao risco de crédito. 2.5.1 Clientes. 2.5.2 Operação. 2.6 Tipos de operações de crédito bancário (empréstimos, descontos, financiamentos e adiantamentos). 2.7 Operações de Crédito Geral. 2.7.1 Crédito pessoal e Crédito Direto ao Consumidor. 2.7.2 Desconto de duplicatas, notas promissórias e cheques pré-datados. 2.7.3 Contas garantidas. 2.7.4 Capital de giro. 2.7.5 Cartão de crédito. 2.7.6 Microcrédito urbano. 2.8 Operações de Crédito Especializado. 2.8.1 Crédito Rural2. 8.1.1 Conceito, beneficiários, preceitos e funções básicas; 2.8.1.2 Finalidades: operações de investimento, custeio e comercialização. 2.8.1.3 Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): base legal, finalidades, beneficiários, destinação, condições. 2.8.2 Crédito industrial, agroindustrial, para o comércio e para a prestação de serviços: conceito, finalidades (investimento fixo e capital de giro associado), beneficiários. 2.9 Recursos utilizados na contratação de financiamentos. 2.9.1 Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE): base legal, finalidades, regras, administração. 2.9.2 BNDES/FINAME: base legal, finalidade, regras, forma de atuação. 2.9.3 Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT): base legal, finalidades, regras, forma de atuação. 2.10 Microfinanças: base legal, finalidade, forma de atuação.

3 Serviços bancários e financeiros. 3.1 Conta corrente: abertura, manutenção, encerramento, pagamento, devolução de cheques e cadastro de emitentes de cheques sem fundos (CCF). 3.2 Depósitos à vista. 3.3 Depósitos a prazo (CDB e RDB). 3.4 Fundos de Investimentos. 3.5 Caderneta de poupança. 3.6 Títulos de capitalização. 3.7 Planos de aposentadoria e de previdência privados. 3.8 Seguros. 3.9 Convênios de arrecadação/pagamentos (concessionárias de serviços públicos, tributos, INSS e folha de pagamento de clientes). 3.10 Serviço de Compensação de Cheque e Outros Papéis. 3.11 Cobrança. 3.12 Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

4 Aspectos jurídicos. 4.1 Noções de direito aplicadas às operações de crédito. 4.1.1 Sujeito e Objeto do Direito. 4.1.2 Fato e ato jurídico. 4.1.3 Contratos: conceito de contrato, requisitos dos contratos, classificação dos contratos; contratos nominados, contratos de compra e venda, empréstimo, sociedade, fiança, contratos formais e informais. 4.2 Instrumentos de formalização das operações de crédito. 4.2.1 Contratos por instrumento público e particular. 4.2.2 Cédulas e notas de crédito. 4.3 Garantias. 4.3.1 Fidejussórias: fiança e aval. 4.3.2 Reais: hipoteca e penhor. 4.3.3 Alienação fiduciária de bens móveis. 4.4 Títulos de Crédito — nota promissória, duplicata, cheque.

1 Números reais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; problemas.

2 Proporcionalidade: razões e proporções; divisão em partes diretamente e inversamente proporcionais; médias aritmética, geométrica e ponderada; regras de três simples e composta; porcentagem; e problemas.

3 Funções, equações e inequações de 1º e de 2º graus, exponenciais e logarítmicas: conceito, representação gráfica, problemas.

4 Sistemas lineares.

5 Análise combinatória e probabilidade: princípios fundamentais de contagem, arranjos, permutações, combinações, binômio de Newton, cálculo de probabilidades.

6 Matemática financeira. 6.1 Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 6.2 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 6.3 Planos ou sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos. 6.4 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 6.5 Taxas de retorno.

👉Leia também: Como saber qual matéria priorizar para estudar?

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes