Novo concurso Bombeiros BA (Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia) contará com uma oferta de 115 vagas. Previsão de edital ainda será confirmada

Concurso Bombeiros BA: corporação confirma novo edital para tenentes e oficiais

Novo concurso Bombeiros BA (Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia) contará com uma oferta de 115 vagas. Previsão de edital ainda será confirmada

Um novo concurso Bombeiros BA (Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia) deve ocorrer em breve. A seleção acaba de ser anunciada pela própria corporação, por meio de publicação em suas redes sociais. Ao todo serão oferecidas 115 vagas, destinadas para tenentes e oficiais. As exigências e remunerações ainda serão confirmadas, bem como alguma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.

De acordo com informações preliminares, a distribuição de vagas por cargos deverá ocorrer da seguinte forma:

  • oficiais bombeiros militares – 40 vagas
  • oficiais auxiliares bombeiros militares – 45 vagas
  • tenentes auxiliares bombeiros militares – 30 vagas

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso Bombeiros BA: Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiro Militar do Estado da Bahia

Concurso Bombeiros BA: seleção para soldados

Um concurso Bombeiros BA para soldados chegou a ser autorizado em 2019, para o preenchimento de 500 vagas. Porém, o edital não chegou a ser publicado. A intenção era preencher 250 vagas em 2020 e 250 em 2021. Na ocasião, o órgão chegou a definir a banca organizadora, que seria o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Ainda não há uma previsão se o certame terá prosseguimento ou novamente autorizado pelo governo.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio ou ensino médio com formação técnica, além de idade de 18 a 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial da carreira é de R$ 2.585,05, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

👉 Leia mais: Dicas para quem estuda e não passa no concurso

Concurso Bombeiros BA – saiba como foi a última seleção

O último concurso Bombeiros BA ocorreu em 2017, sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A seleção contou com 750 postos, sendo 672 para homens e 72 para mulheres.

A seleção contou com três etapas, incluindo provas objetivas, provas discursivas e exames pré-admissionais, que incluem avaliação psicológica, exames médico-odontológicos, testes de aptidão física, exame de documentação e investigação social.

A parte objetiva contou com 80 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais, com peso um, e 50 de conhecimentos específicos, com peso 1,4. Na ocasião, os participantes também foram submetidos a uma questão discursiva.

A parte de conhecimentos gerais contou com temas de língua portuguesa, matemática e ciências humanas e naturais, além de inglês. Já na parte de conhecimentos específicos, noções de igualdade racial e de gênero, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo e noções de direitos humanos.

Resumo do Concurso

Vagas: 115
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Oficiais
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: BA

| Veja mais notícias aqui! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes