Concurso Caixa: o que estudar em Conhecimentos Bancários?

262

Por ter o conteúdo mais extenso, a disciplina Assuntos Bancários deve ser priorizada nos estudos pelos candidatos do concurso Caixa Econômica

As provas objetivas e discursivas referentes às primeira e a segunda etapas do concurso Caixa Econômica serão aplicadas no dia 31 de outubro. A organizadora é a Fundação Cesgranrio. Os candidatos devem, agora, correr contra o tempo para chegarem bem preparados nessa data. E o Blog do AlfaCon está junto com você nessa jornada.

De acordo com o professor Luiz Rezende, o ideal é priorizar o estudo das disciplinas de Conhecimento Específicos, dedicando mais tempo a elas no seu plano de estudos. Isso porque há muita novidade nos conhecimentos bancários para aprofundar.

Mas, antes, vamos lembrar como será a estrutura da prova. O exame, segundo o edital, terá 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e outras 30 de Conhecimentos Específicos. As questões de múltipla escolha versarão sobre as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos básicos:
    – Língua Portuguesa: 10 questões;
    Matemática financeira: 10 questões;
    – Conhecimentos Bancários: 10 questões;

👉 Leia mais: Concursos bancários: quais são as matérias em comum nas provas da área?

  • Conhecimentos específicos – Técnico bancário novo
    – Noções de probabilidade e estatística: 5 questões;
    – Conhecimentos de Informática: 10 questões;
    – Atendimento bancário: 15 questões;
  • Conhecimentos específicos – Tecnologia da Informação
    – Tecnologia da Informação: 30 questões;

Em uma matéria anterior para o Blog do AlfaCon, o professor Luiz Rezende sugeriu que os candidatos observem uma distribuição de disciplinas ao incluí-las no seu plano de estudos:

  • Conhecimentos Bancários: 41,64% de relevância;
  • Língua Portuguesa: 11,52% de relevância;
  • Atendimento ao Público: 9,67% de relevância;
  • Atendimento (Escriturário): 7,81% de relevância;
  • Atualidades: 6,32% de relevância;

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso CAIXA: Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal

Como estudar Conhecimentos Bancários para o concurso Caixa?

A boa notícia para o candidato do concurso Caixa Econômica é que o edital é “curto” e, além das disciplinas básicas que todo concurseiro da área bancária já traz na ponta do lápis, há muitos temas comuns ao recente concurso do Banco do Brasil.

“O edital do concurso Caixa traz um conteúdo parecido com o último edital do Banco do Brasil, mas com alguns tópicos na parte de matérias específicas que apresentam nomenclaturas e junções diferentes”, alertou o professor Luiz Rezende.

Dessa forma, seguindo suas orientações é possível aproveitar boa parte do material de estudos do concurso Banco do Brasil nos estudos de Conhecimentos bancários para o concurso Caixa. Os assuntos mais recorrentes da disciplina nos concursos são:

  • Sistema financeiro nacional;
  • Órgãos reguladores;
  • Entidades supervisoras;

Além desses temas tradicionalmente abordados, a disciplina engloba todos os tópicos que no edital do Banco do Brasil eram referentes a Atualidades do Mercado Financeiro. E acrescenta alguns tópicos novos, como Políticas sociais compensatórias, que merece atenção especial do candidato, de acordo com Rezende. Já os temas que no concurso BB estavam em Vendas e Negociações, no concurso Caixa estão em Atendimento bancário.

“Essas mudanças mostram que a abordagem nas questões do cocnurso Caixa Econômica tendem a ser menos voltadas para produtos e serviços bancários voltados ao mercado, e mais focadas neste caso no papel social do banco como intermediário de políticas públicas, como o Minha casa, Minha Vida, Inativos do FGTS, Auxílio Emergencial entre outros”, alertou o professor Luiz Rezende.

Você pode assistir a uma aula gratuita do professor Rezende para o concurso da Caixa aqui

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here