| |

Concurso Caixa: o que estudar em Conhecimentos Bancários?

Por ter o conteúdo mais extenso, a disciplina Assuntos Bancários deve ser priorizada nos estudos pelos estudantes que almejam uma vaga no do concurso Caixa Econômica

O último concurso da Caixa Econômica foi realizado em 2021, onde o foco eram as vagas PcD (Pessoas com Deficiência). Onde a banca organizadora foi a Fundação Cesgranrio.

Tendo em mente o último edital, pedimos algumas dicas para o professor Luiz Rezende. Ele alerta que o ideal é priorizar o estudo das disciplinas de Conhecimento Específicos, dedicando mais tempo a elas no seu plano de estudos. Isso porque há muita novidade nos conhecimentos bancários para aprofundar.

Mas, antes, vamos lembrar como foi a estrutura da prova. O exame, segundo o edital, teve 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e outras 30 de Conhecimentos Específicos. As questões de múltipla escolha versaram sobre as seguintes disciplinas:

O que estudar para o concurso da Caixa?

  • Conhecimentos básicos:
    – Língua Portuguesa: 10 questões;
    Matemática financeira: 10 questões;
    – Conhecimentos Bancários: 10 questões;

👉 Leia mais: Concurso Caixa: principais temas de Probabilidades e Estatística para estudar

  • Conhecimentos específicos – Técnico bancário novo
    – Noções de probabilidade e estatística: 5 questões;
    – Conhecimentos de Informática: 10 questões;
    – Atendimento bancário: 15 questões;
  • Conhecimentos específicos – Tecnologia da Informação
    – Tecnologia da Informação: 30 questões;

Em uma matéria anterior para o Blog do AlfaCon, o professor Luiz Rezende sugeriu que os candidatos observem uma distribuição de disciplinas ao incluí-las no seu plano de estudos:

Gráfico comparativo entre as disciplinas e sua relevância no concurso Caixa Econômica

Como estudar Conhecimentos Bancários para o concurso Caixa?

A boa notícia para o candidato do concurso Caixa Econômica é que o edital é “curto” e, além das disciplinas básicas que todo concurseiro da área bancária já traz na ponta do lápis, há muitos temas comuns ao recente concurso do Banco do Brasil.

“O edital do concurso Caixa trouxe um conteúdo parecido com o último edital do Banco do Brasil, mas com alguns tópicos na parte de matérias específicas que apresentam nomenclaturas e junções diferentes”, alertou o professor Luiz Rezende.

👉 Leia mais: Concurso Banco do Brasil: inscrições até dia 24 de fevereiro

Dessa forma, seguindo suas orientações é possível aproveitar boa parte do material de estudos do concurso Banco do Brasil nos estudos de Conhecimentos bancários para o concurso Caixa. Os assuntos mais recorrentes da disciplina nos concursos são:

  • Sistema financeiro nacional;
  • Órgãos reguladores;
  • Entidades supervisoras;

Você pode assistir a uma aula TOTALMENTE GRATUITA do professor Rezende para o concurso da Caixa aqui


Além desses temas tradicionalmente abordados, a disciplina engloba todos os tópicos que no edital do Banco do Brasil eram referentes a Atualidades do Mercado Financeiro. E acrescenta alguns tópicos novos, como Políticas sociais compensatórias, que merece atenção especial do candidato, de acordo com Rezende. Já os temas que no concurso BB estavam em Vendas e Negociações, no concurso Caixa estão em Atendimento bancário.

“Essas mudanças mostram que a abordagem nas questões do cocnurso Caixa Econômica tendem a ser menos voltadas para produtos e serviços bancários voltados ao mercado, e mais focadas neste caso no papel social do banco como intermediário de políticas públicas, como o Minha casa, Minha Vida, Inativos do FGTS, Auxílio Emergencial entre outros”, alertou o professor Luiz Rezende.

Quer saber a melhor forma de se preparar para o concurso Caixa Econômica?

Após essas super dicas, matérias específicas e esta videoaula completa e atualizada, o AlfaCon ainda te oferece um curso TOTALMENTE GRATUITO para você não ter mais nenhuma dúvida de por onde começar ou como planejar os seus estudos para o concurso Caixa.

Clicando na imagem abaixo você pode se inscrever em um curso com videoaulas, apostilas e PDFs atualizados sobre todas as disciplinas que cairão no próximo concurso! Mude sua vida e seja mais um dos 250 mil aprovados pelo AlfaCon

🔽🔽🔽

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes