Pessoa-escrevendo-em-um-papel (1)
|

Cesgranrio: tudo o que você precisa saber sobre a banca

A Fundação Cesgranrio é a responsável por realizar o concurso do Banco do Brasil. Entenda mais o perfil dela para largar na frente nos estudos!

A Fundação Cesgranrio (Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio), banca escolhida para realizar o concurso do Banco do Brasil, é uma das mais conhecidas do país por ter experiência em realizar concursos como IBGE, FINEP, Petrobrás, BNDES, além de vestibulares.

As provas da Cesgranrio têm um nível de dificuldade médio, se compararmos com outras bancas como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou com a Cebraspe.

Portanto, se você pretende prestar o concurso do Bando do Brasil, é muito importante entender o estilo de prova da banca para que sua rotina de estudos seja mais objetiva. Confira abaixo algumas características da Cesgranrio, como o histórico de provas, a redação e muito mais!

Como a Cesgranrio realiza suas provas?

A objetividade é a principal característica das provas da Cesgranrio. A banca tem fama de ser sistemática, porém, muito objetiva nos enunciados das questões, que têm, em média, de duas a três linhas, não recorrendo a textos muito longos.

De maneira geral, a prova traz perguntas de múltipla escolha com cinco alternativas cada, sendo apenas uma correta. Em alguns exames, as questões têm pontuações diferentes. No último concurso do Banco do Brasil, por exemplo, o edital mostrava os seguintes critérios de pontuação para a função de agente comercial:

  • Língua Portuguesa: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, somando 15,0 pontos;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, somando 5,0 pontos;
  • Matemática: 5 questões com valor de 1,5 pontos cada, somando 7,5 pontos;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, somando 5,0 pontos.
  • Matemática Financeira: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, somando 7,5 pontos;
  • Conhecimentos Bancários: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, somando 15 pontos;
  • Conhecimentos de Informática: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, somando 22,5 pontos;
  • Vendas e Negociação: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, somando 22,5 pontos;

Essas informações estão contidas no edital do concurso, por isso que ler todo o conteúdo publicado nele é essencial para saber de que forma a banca fará a avaliação na hora do exame.

Outra característica da prova é sua nota de corte, que costuma variar bastante. De acordo com o coordenador, a Cesgranrio tem como estratégia cobrar todo o conteúdo programático do edital, isto é, ela não se aprofunda em um ou outro assunto dentro das disciplinas.

Dicas para enfrentar a prova da Cesgranrio:

  • Passe por todo o edital, mas não se aprofunde demais;
  • Tenha noção do que vem sendo cobrado ao invés de focar em tópicos específicos;
  • Conheça o máximo de informações exigidas pelo edital;
  • Exercite sua escrita para fazer uma boa redação;
  • Apesar de técnica, a banca vai direto ao ponto;
  • Além da redação, o candidato deve dar um foco maior em Conhecimentos bancários, Vendas e negociação e Informática – Caso estiver estudando para o Concuso Banco do Brasil.

Pelo fato das questões serem objetivas, o concurseiro deve estudar os conteúdos de maneira ampla e ao mesmo tempo assertiva, com foco nos detalhes de cada disciplina.

Como fazer uma boa redação nas provas da Cesgranrio?

Quando se trata da redação, como em concursos do Banco do Brasil, a preocupação com essa etapa do processo seletivo é fundamental para a aprovação do candidato, tendo em vista que a banca exige uma boa capacidade de escrita.

Uma dica é ler bastante para ter um bom repertório para a seleção e construção de argumentos consistentes. “Sem conhecimento de mundo, predomina o senso comum e, consequentemente, argumentos frágeis”, explica a professora de Língua Portuguesa, Rachel Ribeiro.

E, por fim, praticar é importantíssimo! Escrever ao menos uma redação por semana, durante a sua preparação, vai lhe ajudar a dominar a elaboração de um texto e, assim, chegar mais confiante na hora de encarar a redação do concurso e alcançar uma nota excelente.

Bons estudos e boa sorte!

Conheça também o perfil de outras bancas:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes