Concurso Campina Grande: como estudar para a área de Enfermagem
| |

Concurso Campina Grande: como estudar para a área de Enfermagem

Especialista na área de Saúde, o professor do AlfaCon Elton Chaves traz dicas importantes para quem disputará vaga na área de Enfermagem do concurso Campina Grande

O concurso público da Prefeitura de Campina Grande oferece 812 vagas de níveis médio, técnico e superior. Há oportunidades em carreiras como administração, serviço social, engenharia, arquitetura e para as áreas jurídica, fiscal, de educação e também da saúde. As inscrições foram encerradas, após prorrogação do prazo, no último dia 21 de novembro.

Segundo informações do município, foram registradas 53.822 candidaturas válidas. Para os cargos da área de Enfermagem, a disputa também deverá ser acirrada. Há 5.153 inscritos para os cargo de Enfermeiro em nível superior, e 3.771 inscritos para as funções de nível técnico na mesma área.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso de Campina Grande PB: Enfermeiro da Prefeitura de Campina Grande

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) é a empresa responsável por organizar o certame. Para os cargos da área de Enfermagem, o processo seletivo será formado por duas etapas. A primeira, composta de uma prova objetiva, será aplicada no dia 19 de dezembro, em dois turnos. O exame tem caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados passarão para a fase seguinte, a prova de títulos, de caráter classificatório.

Para ajudar na sua preparação, o Blog do AlfaCon ouviu o especialista na área de Saúde e professor do AlfaCon Elton Chaves, que fez uma análise do exame objetivo e trouxe algumas dicas sobre o perfil da banca organizadora do concurso, o Idecan.

Quais são as atribuições dos cargos de Enfermeiro?

As funções e atribuições dos enfermeiros são bem definidas, de acordo com o que se chama, no meio, de classe. O concurso Campina Grande oferece vagas para enfermeiros classe 1 (Enfermeiro I) e enfermeiros classe 2 (Enfermeiro II), que são os enfermeiros graduados, e também para profissionais da área em nível técnico.

De acordo com Elton Chaves, é importante observar a oferta de vagas para as funções e o número de inscritos, porque isso influencia numa maior ou menor nota de corte, importante para a classificação e convocação dos candidatos.

👉 Leia mais: Qual a diferença entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro?

  • Nível técnico
    – Técnico de enfermagem
    Vagas: 50;
    Atribuições: prestar assistência de enfermagem a pacientes nas diversas unidades de saúde, responder pelo controle e instalação de cateteres e sondas, de acordo com as normas e procedimentos de enfermagem; auxiliar em procedimentos técnicos assistenciais invasivos; instalar soluções no paciente; puncionar acessos venosos; instalar aparelhos variados sob supervisão da enfermeira responsável pela unidade.
    – Auxiliar de saúde bucal
    Vagas: 20;
    Atribuições: realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal; proceder à desinfecção e à esterilização de materiais e instrumentos utilizados; preparar e organizar instrumental e materiais necessários; instrumentalizar e auxiliar o cirurgião dentista nos procedimentos clínicos; cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos; organizar a agenda; participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento do serviço.
  • Nível superior
    – Enfermeiro I
    Vagas: 20;
    – Enfermeiro II
    Vagas: 22;
    Atribuições: administrar, planejar, coordenar, apoiar, avaliar e executar atividades e ações de enfermagem no âmbito da Estratégia de Saúde da Família; participar de processos de educação permanente e desenvolvimento da equipe, qualificação do cuidado e dos programas de controle de infecção nos ambientes de trabalho e de biossegurança.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso de Campina Grande PB: Administrador da Prefeitura de Campina Grande

Como serão as provas do concurso Campina Grande na área de Enfermagem?

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 19 de dezembro, em dois turnos: pela manhã, das 8h às 12h, para os cargos de níveis médio e técnico, e no turno da tarde, das 15h às 19h, para cargos de nível superior. Serão cobrados conhecimentos nas seguintes disciplinas:

  • Níveis médio e técnico
    – Língua portuguesa – 10 questões;
    – Raciocínio lógico – 4 questões;
    – História de Campina Grande – 3 questões;
    – Estatuto do Servidor – 3 questões;
    – Conhecimentos específicos – 40 questões;
  • Nível superior
    – Língua portuguesa – 15 questões;
    – Estatuto do Servidor – 5 questões;
    – Conhecimentos específicos – 40 questões;

“Embora não seja uma banca de grande expressão nacional, a Idecan vem organizando muitos concursos a nível municipal e até distrital. É uma banca que elabora questões de nível mediano para alto. Ou seja, o candidato tem que estar bem preparado”, alertou o professor Elton Chaves.

Dessa maneira, de acordo com a análise do professor, é possível que o candidato estude pelo perfil da banca, por haver uma boa quantidade de provas e questões disponíveis para realizar testes e simulados – prática que Elton Chaves considera de suma importância na preparação deste concurso, que terá disputa acirrada pelas vagas.

👉 Leia mais: Como se preparar para concursos na área da saúde

O professor Elton Chaves ainda chamou atenção para a quantidade de questões de Língua Portuguesa nas provas objetivas tanto para os cargos de nível médio quanto para nível superior. O domínio da disciplina, de acordo com o professor, terá um grande peso na nota final, assim como fará uma grande diferença gabaritar a prova de Estatuto do servidor que, ao contrário, tem o menor número de questões.

ASSISTA A SÉRIE DE AULAS GRATUITAS PARA O CONCURSO COM OS PROFESSORES DO ALFACON:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes