Qual a diferença entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro?

149

Entender a diferença entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro é o primeiro passo para começar sua preparação para concursos da Saúde. Vem com a gente!

Com concursos para a área da Enfermagem acontecendo como o da SESAU-AL (Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas) e da FunSaúde-CE (Fundação Regional de Saúde do Estado do Ceará), dúvidas podem surgir sobre os cargos de Técnico de Enfermagem e Enfermeiro. Para escolher a carreira certa é importante entender as diferenças entre as duas funções.

A legislação brasileira regulamenta o exercício da Enfermagem em tipos diferentes de atuação. A lei nº 7.498, que tipifica a prática, coloca as diretrizes para cada modalidade, e as diferenças entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro são claras para as suas respectivas formações. Entenda o que faz cada profissional e veja como escolher o cargo certo para concorrer em um concurso público.

O que faz um Técnico de Enfermagem e um Enfermeiro?

A primeira diferença entre os cargos é que o técnico de enfermagem não tem a capacitação para cuidar de casos graves e, por isso, ele precisa da supervisão de um enfermeiro. Assim, o enfermeiro tem a capacitação para cuidar de pacientes críticos e decidir o que fazer em casos de emergência.

Além disso, o técnico de enfermagem pode trabalhar em clínicas de tratamento intensivo e centros cirúrgicos, cuidando de casos de média e alta complexidade (se supervisionado). Atendimentos de pacientes em pré e pós-operatório são funções do técnico.

Por sua vez, o enfermeiro também pode trabalhar em diferentes lugares, como: escolas, empresas, hospitais, unidades básicas de saúde, entre outros. É o enfermeiro, ao lado do médico, quem presta os cuidados necessários ao paciente. Ele está capacitado para tomar decisões imediatas nessas situações de emergência. Também trabalha como responsável para organização e direção dos serviços de Enfermagem e supervisão de técnicos e auxiliares

Saber diferenciar as atuações de um Técnico de Enfermagem para um Enfermeiro é importante para entender os concursos públicos da área da Saúde, já que os dois cargos podem trabalhar em diferentes segmentos e especificidades. Sabendo dessas características, os editais contam com divisões no documento indicando para os candidatos quais as disciplinas a serem estudadas em cada função.

Outras diferenças entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro:

Nível Hierárquico – Em alguns procedimentos o Técnico precisa da supervisão do Enfermeiro, assim, o Enfermeiro tem posição superior à do Técnico de Enfermagem.

Salário – O salário de um Técnico de Enfermagem varia bastante, mas em média gira em torno de 1.500 reais, enquanto o do Enfermeiro é por volta de 3.300 reais.

Formação para ingresso – O técnico de enfermagem tem o nível médio e a necessidade de fazer um curso técnico, que costuma ter duração de 1 ano e 6 meses. O enfermeiro obrigatoriamente tem que ter o nível superior, sendo necessária uma graduação de 5 anos. Depois disso, há diversas especialidades que ele pode seguir.

Vagas nos concursos da área da Saúde – O cargo de Técnico de Enfermagem costuma ter mais vagas oferecidas nos certames da área de Saúde do que o de Enfermeiro.

👉 Leia Mais: Quais são as matérias básicas para concursos da área da Saúde?

Como se preparar para concursos da área da Saúde?

O seu sonho é ser aprovado em um concurso para Técnico de Enfermagem ou Enfermeiro? Se sim, comece os seus estudos agora!

O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 119 mil candidatos em concursos Brasil afora, tem cursos online e apostilas completas e específicas para lhe ajudar na preparação para concursos desses cargos. Acesse abaixo e saia na frente dos outros candidatos!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here