Diferença Técnico de Enfermagem de Enfermeiro
|

Qual é a diferença entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro?

Entender a diferença entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro é o passo inicial da sua preparação para concursos na área da Saúde!

Dúvidas sobre a diferença entre os cargos de Técnico de Enfermagem e Enfermeiro podem surgir na hora de escolher a carreira certa em concursos na área de saúde. Por isso, separamos esta matéria para te ajudar a entender as diferenças entre as duas funções e saber como iniciar a sua preparação.

👉Leia também: Como funciona o concurso público?


O que um Técnico de Enfermagem faz?

O técnico de enfermagem pode trabalhar em clínicas de tratamento intensivo e centros cirúrgicos, cuidando de casos de média e alta complexidade (se supervisionado). Atendimentos de pacientes em pré e pós-operatório, também, são funções do técnico.

O que um Enfermeiro faz?

Podendo trabalhar em diferentes lugares, é ele que presta os cuidados necessários ao paciente, estando capacitado para tomar decisões imediatas em situações de emergência. Além disso, ele, também, pode trabalhar como responsável para organização e direção dos serviços de Enfermagem, realizando a supervisão de técnicos e auxiliares.


Qual é a diferença entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro?

A primeira diferença, como você pode perceber, é que o técnico de enfermagem não tem a capacitação para cuidar de casos graves e, por isso, ele precisa da supervisão de um enfermeiro. Assim, o enfermeiro tem a capacitação para cuidar de pacientes críticos e decidir o que fazer em casos de emergência.

Saber diferenciar as atuações de um Técnico de Enfermagem para a de um Enfermeiro é importante para identificar em quais concursos públicos na área da Saúde você se encaixa, já que os dois cargos podem trabalhar em diferentes segmentos e especificidades. E, sabendo dessas características, os editais indicam quais são as disciplinas a serem estudadas em cada função.

Outras diferenças entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro:

Nível Hierárquico – Em alguns procedimentos o Técnico precisa da supervisão do Enfermeiro, assim, o Enfermeiro tem posição superior à do Técnico de Enfermagem.

Salário – Em média, o salário de um Técnico de Enfermagem gira em torno de R$ 3.000, enquanto o do Enfermeiro é por volta de R$ 6.000.

Formação para ingresso – O técnico de enfermagem tem o nível médio e a necessidade de fazer um curso técnico, que costuma ter duração de 1 ano e 6 meses. O enfermeiro obrigatoriamente tem que ter o nível superior, sendo necessária uma graduação de 5 anos. Depois disso, há diversas especialidades que ele pode seguir.

Vagas nos concursos da área da Saúde – O cargo de Técnico de Enfermagem costuma ter mais vagas oferecidas nos certames na área de Saúde do que o de Enfermeiro.

👉Leia também: Quais são as matérias básicas para concursos da área da Saúde?


Quem ganha mais: Técnico de Enfermagem ou Enfermeiro?

Os salários de enfermeiros e técnicos de enfermagem variam de acordo com fatores como localização, experiência e qualificação. Geralmente, enfermeiros recebem salários mais altos devido à formação superior e às responsabilidades complexas que assumem, como enfermeiros especialistas ou praticantes.

Técnicos de Enfermagem, com treinamento mais curto, executam tarefas práticas sob supervisão e costumam ter salários mais baixos. É importante considerar as nuances locais ao avaliar essas diferenças salariais.

👉Leia também: Descubra como o concurso público pode te fazer mudar de vida


Como se preparar para concursos na área da Saúde?

O seu sonho é ser aprovado em um concurso na área da saúde? Se sim, comece os seus estudos agora mesmo! O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 277 mil alunos em concursos públicos no país, tem cursos on-line e apostilas focados no seu objetivo, para lhe ajudar na sua preparação!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes