Conheça a história do Lucas, aprovado no concurso delta AM.
| |

Concurso Delta AM e PA: conheça o aprovado AlfaCon Lucas Lincke

Conheça a história de Lucas que com muita dedicação superou desafios e obteve aprovação no concurso Delta AM, compartilhando dicas valiosas para quem está estudando.

Sempre falamos como os estudos demandam determinação, dedicação e força de vontade para trilhar a jornada do concurso público, mas nada melhor do que ter o relato de um aprovado que confirma todas as batalhas travadas nesse caminho e que os frutos colhidos ao fim são gratificantes.

Lucas Eduardo Lincke foi aprovado não apenas no concurso de Delta do Amazonas (AM), como também no Delta do estado do Pará, além de sua aprovação prévia na PM RS.

Qual caminho seguir e por onde começar

O início é uma das partes mais desafiadoras, escolher uma carreira, saber qual caminho seguir, mas depois que temos certeza o caminho se torna claro, Lucas conta um pouco como foi:

Comecei a estudar para concurso público durante a faculdade de Direito e fui aprovado na Polícia Militar do Rio Grande do Sul em 2018. Quando me formei, iniciei os estudos para o cargo de Delegado de Polícia, tendo em vista a identificação pela atividade policial.

Ele continua contando como era a jornada de estudos

Iniciei meus estudos para Delegado em novembro de 2020. Como eu estava começando os estudos praticamente do zero, a maior dificuldade no início dos estudos foi organizar as matérias e saber “como estudar”. Então busquei um curso preparatório que me auxiliasse a dar um direcionamento nos estudos. Foi aí que optei pelo AlfaCon.

Assim, identifiquei as matérias mais cobradas nos concursos para Delegado, e resolvi criar uma base sólida nas matérias de direito penal, direito processual penal, direito constitucional e direito administrativo.

A plataforma do AlfaCon foi fundamental nessa organização, pois consegui me orientar na forma de estudar.

👉Leia também: Concurso Delta: Preciso descansar para passar?

Conciliando estudos e vida pessoal

Conciliar estudos e vida pessoal pode ser um desafio, organização é o ponto chave para garantir uma boa qualidade de aprendizagem.

Lucas em seu local de estudo

Eu organizava minha rotina de estudos conforme minha escala na polícia militar. Todos os domingos eu tirava um tempo para analisar e estipular minhas metas de estudos para aquela semana.

Desta forma, com as disciplinas mais cobradas identificadas, comecei minha rotina de estudos fazendo um revezamento de 2 matérias por dia. Por exemplo: um dia estudava direito penal e constitucional, no outro processo penal e administrativo.

Quando finalizei todas as vídeo aulas destas 4 matérias, comecei a fazer uma revisão pelos PDFs que ficam anexados nas vídeo aulas e a montar meus cadernos no Word.

Meu planejamento foi construir uma base sólida nessas matérias, para posteriormente começar a estudar as matérias de menor incidência mas também extremamente importantes para alcançar a nota de corte.

👉Leia também: Qual a diferença entre a carreira de Delegado Civil e Delegado Federal?

A jornada até a aprovação é longa porém satisfatória

Lucas conta como estudou paralelamente para mais de um concurso, e como às vezes continuar seguindo em frente é o melhor que fazemos.

Assim que acabei a faculdade, comecei os estudos para o concurso delta do Estado do Pará e Amazonas. Foram exatos 7 meses de estudos até a prova objetiva e discursiva e, felizmente, fui aprovado  em todas as etapas.

Como as provas de delegado são semelhantes, você acaba estudando indiretamente para concursos de outros estados. Acabei sendo aprovado e classificado nas provas objetiva de Delegado da Paraíba e Delegado do Mato Grosso do Sul, entretanto, acabei reprovando na 2ª fase em ambos.  Reprovei também nas provas do Rio Grande do Norte e Goiás.

Usei essas reprovações como motivação e segui estudando. Hoje também estou aprovado no concurso de Delta da Polícia do estado do Amazonas (AM)

O “macete” do sucesso na hora de estudar

Estudar para concurso é algo muito pessoal. O que pode ser eficaz para mim, pode não ser para outra pessoa. Cada um possui uma forma de estudos que considera mais adequada. A forma como estudei foi produtiva e positiva para mim e talvez funcione para você, mas adaptar a sua realidade é sempre a melhor opção.

Comecei criando uma base sólida nas principais matérias, através de vídeo aulas e PDFs disponíveis da plataforma. Após olhar e ler todo material, criei um caderno para cada matéria no Word e ali fui organizando as anotações por matéria dentro da disciplina. Para cada assunto de cada matéria fui acrescentando letra seca, súmulas, doutrina, informativos, questões de concurso que envolvem aquela matéria.

Chegou o momento em que os cadernos ficaram bem completos e cheios de informações sobre cada tópico dos editais de delegado. E é por estes cadernos que fiz minhas revisões.

Se eu fosse passar uma macete seria: façam suas próprias anotações e revisem a matéria constantemente.

👉Saiba mais: Concurso Delegado: Como estudar para a prova

Manter o objetivo sempre em mente para alcançá-lo

Às vezes passamos tanto tempo nessa jornada que acabamos por esquecer do nosso objetivo, é nessa hora que ficamos desmotivados, nessas horas precisamos recorrer ao o que nos faz bem.

Quando me sentia desmotivado pensava no quanto eu queria ser aprovado, no orgulho que daria para minha família, na minha felicidade pessoal de exercer uma profissão tão importante e na estabilidade que o cargo traria. Sempre frequentei a Igreja e manter a fé foi fundamental para mim, principalmente nos momentos difíceis e nas reprovações.

Dica de aprovado

Essas frases podem parecer clichê, mas realmente não são: Mantenham a constância e a disciplina nos estudos. Nem todo dia vocês terão vontade e ânimo de estudar, mas se você realmente deseja ser aprovado não existe outro caminho.

Muitos amigos que fiz durante os concursos, e que  também foram aprovados, dizem a mesma coisa: A aprovação requer abdicação e renúncia.

E isso não é discurso motivacional. Para ser aprovado em um concurso onde apenas 1% dos candidatos chegam até o final, você precisa se destacar.

É isso aí pessoal, espero ter passado um pouco da minha trajetória nos estudos e fico à disposição para quem quiser conversar sobre os estudos para concurso, será um prazer aprender e trocar experiências. Valeu, galera. Valeu, Alfacon!

Lucas é mais uma história de sucesso, e você pode ser mais um dos mais de 250 mil aprovados do AlfaCon. Estamos sempre com você.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes