Carreira de Delegado
Você já pensou em ser Delgado de Polícia? Essa é uma das profissões mais cobiçadas dos Bacharéis em Direito. Nesse post, vou falar um pouco sobre essa carreira, seus benefícios e seus deveres.
O que faz um Delegado?
Delegados são policiais civis responsáveis pelas delegacias e por todas as ocorrências policiais registradas em sua área de competência, que difere conforme a corporação para a qual servem. Na Polícia Civil, esse profissional se ocupa das questões de âmbito estadual; e, na Polícia Federal, se responsabiliza pelos crimes cometidos contra a União, como aposentadorias fraudulentas e lavagem de dinheiro.
Apesar dessa pequena diferença, a função principal de ambos é, basicamente, a mesma: investigar e reprimir o crime. O objetivo é descobrir a autoria e como o crime foi feito. Para isso, preside o inquérito policial, toma depoimentos e, depois de tudo esclarecido, faz um relatório para o juiz, que vista e encaminha para o Ministério Público, órgão encarregado de fazer ou não a denúncia.
Formação necessária:
É preciso ser bacharel em direito, porém, geralmente é necessário ter pelo menos 3 anos de prática jurídica ou experiência policial. Essas informações variam de um Estado para outro.
Etapas:
O concurso é dividido em duas etapas. A primeira consiste em prova objetiva, discursiva, oral, teste de aptidão física, psicotécnico e investigação social. Aprovado nessa fase, o futuro delegado precisa, então, fazer o curso na Academia de Polícia Civil (APC) ou na Academia Nacional de Polícia (ANP), no caso da Federal.
Ambos são classificatórios e eliminatórios e os programas são praticamente os mesmos: aulas de armamento e tiro, defesa pessoal, direitos humanos, psicologia, técnicas de investigação, direito penal, direito processual penal etc. Em várias APC´s existe remuneração no curso de formação (isso varia de um Estado para o outro).