Carreira de Delegado: tudo que você precisa saber!

623

Carreira de Delegado

Você já pensou em ser Delgado de Polícia? Essa é uma das profissões mais cobiçadas dos Bacharéis em Direito. Nesse post, vou falar um pouco sobre essa carreira, seus benefícios e seus deveres.

O que faz um Delegado?

Delegados são policiais civis responsáveis pelas delegacias e por todas as ocorrências policiais registradas em sua área de competência, que difere conforme a corporação para a qual servem. Na Polícia Civil, esse profissional se ocupa das questões de âmbito estadual; e, na Polícia Federal, se responsabiliza pelos crimes cometidos contra a União, como aposentadorias fraudulentas e lavagem de dinheiro – em casos especiais como assalto a um órgão federal, as duas podem vir a trabalhar juntas.

Apesar dessa pequena diferença, a função principal de ambos é, basicamente, a mesma: investigar e reprimir o crime. O objetivo é descobrir a autoria e como o crime foi feito. Para isso, preside o inquérito policial, toma depoimentos e, depois de tudo esclarecido, faz um relatório para o juiz, que vista e encaminha para o Ministério Público, órgão encarregado de fazer ou não a denúncia.

Comece a estudar agora!

Além das suas atribuições investigativas, os delegados também exercem funções administrativas, como chefiar a expedição de documentos como carteira de identidade (Polícia Civil) ou passaporte (Polícia Federal). Na Polícia Civil, as atividades são divididas entre o delegado-chefe, o delegado-assistente (realiza funções administrativas), o delegado-cartorário (encaminha os inquéritos, cuida da tramitação dos processos etc.) e o delegado plantonista (comanda a delegacia durante os plantões, que geralmente são de 24 horas de serviço seguidas de 72 horas de folga).

Formação necessária:

É preciso ser bacharel em direito, porém, geralmente é necessário ter pelo menos 3 anos de prática jurídica ou experiência policial. Essas informações variam de um Estado para outro.

Etapas:

O concurso é dividido em duas etapas. A primeira consiste em prova escrita, prova oral, teste de aptidão física e investigação social. Aprovado nessa fase, o futuro delegado precisa, então, fazer o curso na Academia de Polícia Civil (APC) ou na Academia Nacional de Polícia (ANP), no caso da Federal.

Ambos são classificatórios e eliminatórios e os programas são praticamente os mesmos: aulas de armamento e tiro, defesa pessoal, direitos humanos, psicologia, técnicas de investigação, direito penal, direito processual penal etc. A diferença é que, na APC, o programa tem duração de seis meses e os candidatos não recebem nenhuma ajuda de custo e, na ANP, o curso dura quatro meses e o aluno recebe cerca de 50% do valor do salário dos delegados da ativa.

 

 

 

Comentários

comentarios